Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Adaptar Fonte de notebook dell para notebook acer

Avalie este tópico:


Regivaldo Jr

Posts em destaque

@Regivaldo Jr algumas fontes dell possuem led indicador na sua ponta, por isto o 3º fio interno...verifique com o multímetro as tensões na fonte e qual o de tensão maior 19v e o gnd...

em relação ao cabo da 3ª foto, mesma coisa, identifique com um multímetro na (escala de continuidade), qual o fio corresponde ao pino interno, ( bem provável ser o vermelho) mas confirme, e após faça a soldagem depois de identificado as posições coretas.

 

precisa ter certeza referente se a tensão e a amperagem  estão compatíveis com o notebook que vc irá utilizar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Regivaldo Jr Oi amigo. Antes de adaptar é interessante ver se a tensao e a corrente de ambas as fontes sao compativeis. 

Dell geralmente é 18.5v ou 19.5v , já o padrao acer é 19v 3,42A.

 

Fontes DELL e HP  tem o pino central, para identificar o carregador e carregar a bateira (por isso tem 3 fios). 

 

Fios correspondentes:

Vermelho (Dell) --> Vermelho (acer)

Preto (Dell) --> Branco (acer)

 

Branco da dell nao se utiliza no caso da adaptação.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

particularmente não recomendo usar essa fonte porque ela não é uma Dell original, e essas fontes genéricas tem dado bastante problemas, inclusive de queimar a placa mãe do notebook.

 

A fonte Acer está danificada? E você já fez alguma analise nela?

Boa noite,

obrigado pela dica, realmente vou deixar essa dell de lado.

eu estou aprendendo ainda, testei alguns componentes, você teria como indicar alguns procedimentos que eu possa fazer pra encontrar o problema na fonte da acer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Regivaldo Jr disse:

Pesquisei em alguns lugares e só achei a resposta indo da fonte do acer pro dell, queria uma ajuda sobre como posso fazer essa ligação.

segue as fotos em anexo.

*fonte de placa verde ( acer)

*fonte de placa marrom (dell)

*plug da acer que preciso soldar no fio da dell

WhatsApp Image 2019-08-22 at 22.33.01.jpeg

WhatsApp Image 2019-08-22 at 22.33.15.jpeg

WhatsApp Image 2019-08-22 at 22.44.27.jpeg

Vs e o fio ID vc pode eliminar ele e usar só v+2 e v-2, geralmente esse cabo ID vem azul essa sua fonte para ser de um modelo Dell antigo, se a amperagem for acima de 4 amp nem usa

Editado: por walteruga
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha duvida, se voce precisa de uma fonte da Acer, então voce poderia adquirir direto a fonte Acer que pretende usar.

No meu entender, esta adaptação de Dell para Acer, não se faz necessária.

E caso for adquirir uma fonte Acer, pesquise na OLX, existem anuncios de venda de fontes originais, de notes de usuários que vendem as peças avulsas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, regisfatef disse:

Minha duvida, se voce precisa de uma fonte da Acer, então voce poderia adquirir direto a fonte Acer que pretende usar.

No meu entender, esta adaptação de Dell para Acer, não se faz necessária.

E caso for adquirir uma fonte Acer, pesquise na OLX, existem anuncios de venda de fontes originais, de notes de usuários que vendem as peças avulsas.

minha fonte tem a especificação de 19,5v e 9,23a. Se for pesquisar uma fonte acer com essa especificação, ela não vende no brasil, o máximo q descobri é que tem um local de são paulo que pega fonte da Dell e faz o que to fazendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/08/2019 às 15:27, regisfatef disse:

Caso queira pode postar foto da sua fonte original Acer que está com defeito, como tambem do seu note Acer que utiliza a mesma.

Desta forma poderá ser analisado a melhor forma de solucionar esta necessidade. 😏

 

está é a fonte original da acer. Nesses lugares onde aparenta estar queimado fui eu fazendo besteira, mas ela parou de funcionar antes disso

IMG_20190826_174851.jpg

IMG_20190826_174920.jpg

IMG_20190826_174951.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até hoje não tinha visto notebook usar fonte de 180W.. essa faixa de potência é mais comum nas fontes de all in one. Provavelmente esse notebook é um daqueles da linha gamer (predator, nitro, etc..) que custa mais de $4k. Não vale a pena economizar comprando uma fonte de 50 pilas e botar a perder um equipamento desse valor. Por isso não recomendo essas fontes genéricas.. já peguei muitos casos de notebook danificado por causa de ripple excessivo na saída da fonte, ou porque ela simplesmente "pirou" e a tensão de saída foi lá nas alturas. 

 

Bom, vamos lá..

 

Essa fonte é mais complicada que a média porque ela tem um circuito de correção de fator de potência (acima de 100W é obrigatório, pelas normas européias). 

 

Poste aqui o nome daquele integrado grande.. vai facilitar a analise.

 

Primeiramente, quando ela parou de funcionar, o fusível estava aberto?

 

Como o @walteruga bem disse, nessas fontes é comum romper um fio da bobina do filtro de linha, aquela primeira com núcleo verde, próxima ao conector de entrada. 

 

Pela aparência e pelos componentes que tem na placa, parece que essa fonte usa um circuito ressonante LLC em meia ponte na parte da fonte em si, e um conversor elevador de tensão convencional no PFC. Circuito LLC é bem chatinho de analisar mas.. geralmente o problema não é nele. 

 

Limpe as partes que pretearam com uma escova de dentes com thinner, ligue a fonte a tomada (depois do thinner secar, claro, senão a sua fonte vai virar um acendedor de churrasqueira...), e veja se tem tensão no capacitor principal, e naquele capacitor azul ao lado dele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, walteruga disse:

verifica se a bobina rompeu alguma espira, sempre acontece isso, e no dissipador tem um mosfet e um diodo se nao me engano veja se os mesmos estao em curto...

Sem título.jpg

falta só verificar a bobina,mas o mosfet e os diodos estão ok.

esses 4 pequenos capacitores dá frente tão em curto,vou retirar eles hj e amanhã vou vê se troco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, zazulak disse:

Até hoje não tinha visto notebook usar fonte de 180W.. essa faixa de potência é mais comum nas fontes de all in one. Provavelmente esse notebook é um daqueles da linha gamer (predator, nitro, etc..) que custa mais de $4k. Não vale a pena economizar comprando uma fonte de 50 pilas e botar a perder um equipamento desse valor. Por isso não recomendo essas fontes genéricas.. já peguei muitos casos de notebook danificado por causa de ripple excessivo na saída da fonte, ou porque ela simplesmente "pirou" e a tensão de saída foi lá nas alturas. 

 

Bom, vamos lá..

 

Essa fonte é mais complicada que a média porque ela tem um circuito de correção de fator de potência (acima de 100W é obrigatório, pelas normas européias). 

 

Poste aqui o nome daquele integrado grande.. vai facilitar a analise.

 

Primeiramente, quando ela parou de funcionar, o fusível estava aberto?

 

Como o @walteruga bem disse, nessas fontes é comum romper um fio da bobina do filtro de linha, aquela primeira com núcleo verde, próxima ao conector de entrada. 

 

Pela aparência e pelos componentes que tem na placa, parece que essa fonte usa um circuito ressonante LLC em meia ponte na parte da fonte em si, e um conversor elevador de tensão convencional no PFC. Circuito LLC é bem chatinho de analisar mas.. geralmente o problema não é nele. 

 

Limpe as partes que pretearam com uma escova de dentes com thinner, ligue a fonte a tomada (depois do thinner secar, claro, senão a sua fonte vai virar um acendedor de churrasqueira...), e veja se tem tensão no capacitor principal, e naquele capacitor azul ao lado dele. 

Sobre a fonte genérica, foi burrice minha. Devia ter tido um pouco mais de zelo com o notebook.

A fonte não vende no brasil, e na minha cidade ninguem tem uma fonte de 180w nem de outra marca.

Se eu não consertar essa, to pensando em adquirir uma 180w original da dell.

Não consigo enxergar o nome do integrado, ta bem apagado.

Medir os 2 capacitores e estão ok.

o Fusível está ok.

 

Editado: por Regivaldo Jr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...