Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Fazendo Gravação de BIOS com a PINÇA JACARÉ

Avalie este tópico:


bentogil

Posts em destaque

Fíz esse vídeo para tirar algumas dúvidas sobre o uso da pinça jacaré para gravação de bios, pois a gravação foi feita direta na placa, que somente retirei a bateria da placa e, após a gravação a placa ligou perfeitamente.

No começo, por receio de não funcionar, pela placa estar com algum componente energizado e pela dificuldade de conectar a pinça corretamente devido o pouco uso, ocorre falhas. Mas, com paciência, conectando a pinça corretamente no chip dá certo. Tem que prestar muita atenção na hora de conectar a pinça no chip, observando se 8 os terminais estão corretos na pinça.

Faço isso com muita iluminação, no vídeo aparece.

 

 

 

Editado: por bentogil
  • Joinha 2
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu aí pelas dicas.

Já consegui gravar assim também mas, aparentemente, algumas motherboards não tem "compatibililidade".

Por exemplo, num ultrabook samsung, ao conectar a pinça,  o computador onde o gravador está conectado começou a fazer um barulho pelos altofalantes e percebi que um diodo do gravador comecou a esquentar muito ,,, desliguei imediatamente e não afetou o gravador. 

Tive que retirar o chip para gravar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/08/2019 às 19:47, scr92 disse:

Valeu aí pelas dicas.

Já consegui gravar assim também mas, aparentemente, algumas motherboards não tem "compatibililidade".

Por exemplo, num ultrabook samsung, ao conectar a pinça,  o computador onde o gravador está conectado começou a fazer um barulho pelos altofalantes e percebi que um diodo do gravador comecou a esquentar muito ,,, desliguei imediatamente e não afetou o gravador. 

Tive que retirar o chip para gravar.

 

Quando ocorreu comigo percebi que a pinça estava mal encaixada nos terminais. Ou seja terminais da pinça agarrando terminal errado. Como no vídeo, costumo por muita iluminação na área do chip, pois os terminais tem que estar em acordo com as garras da pinça, pois já ví muitos técnicos que acabam desistindo e fazendo a dessolda do chip. Eu sempre consigo fazer dessa forma, pois como já disse, também já peguei o jeito de muito tentar, porém a pinça é trabalhosa pra quem não está acostumado.

As vezes chegamos, como disse acima, a desistir por acreditar que não vai dar certo. Mas como disse, é só pegar o jeito que dá certo sempre. 

Editado: por bentogil
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, como em algumas placas ocorre falhas na gravação utilizando a garra jacaré, prefiro ir pelo método tradicional que é a remoção do ci. a vantagem da pinça seria enorme, pois desgasta menor o ci, sem contar no risco de arrancar pad´s ao dessoldar e soldar novamente...mas, ao meu ver, nao me passa muita confiança este método, sempre vou ficar na dúvida se a regravação deu certo ou não se pelo manuseio, ou compatibilidade mesmo.

 claro que cada um busca a melhor forma de agilizar o serviço, e como vc disse que já pegou o jeito, então está na vantagem 😀

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa tarde!

Vi em um comentário, uma pessoa falando sobre a gravação com a pinça.

Que em alguma placas mãe, tem que isolar o terminal 8 do chip.

nunca tentei, mas acho que é importante passar aqui pra vcs

 

Bento, vc já testou a pinça em várias placas mãe de Desktop, e notebook?

De fato ela funciona em TODOSSSS os modelos de placa mae de desktop e notebook, ou em algumas placas ela não funciona?

se possivel me tire essa dúvida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...