Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Lenovo G40-70 - Aclu1/Aclu2 NM A271 - não carrega bateria

Avalie este tópico:


prcalemao

Posts em destaque

Bom dia Pessoal, chegou esse notebook onde o mesmo não carrega a bateria, fiz teste com outra bateria nova e mesmo assim não carrega, o estranho foi que qdo coloco na fonte de bancada, o consumo fica oscilando e tem hora que passa dos 5A, e a tensão cai de 19v para 16v, e depois volta ao normal... e fica nessa vai e vem de cai tensão e sobe consumo, fiz o teste no PQ303 mas esta normal... o notebook funciona normalmente só com esse problema chato

 

link do esquema

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que uma vez tive um caso semelhante. o notebook não carregou, mas o consumo oscilou. Tentei mudar o controlador, mas ainda tinha o mesmo problema. o problema é que uma bobina estava me causando o problema. Eu recomendo que você verifique o status de PL302, PQ309 e PQ311 bem

 

texto traducido de :
creo que una vez tuve un caso similar. la notebook no cargaba pero el consumo oscilaba. probe cambiar el controlador pero seguia con el mismo problema. el tema es que una bobina me estaba causando el problema. te recomiendo revisar bien el estado de PL302, PQ309 y PQ311

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, akalicos disse:

bom dia amigo!!!

com o carregador plugado e a bateria no lugar, quais são as tensões presente no PQ303?

Só com a bateria, desligado fica 13.3v no source e dreno, e gate 2.33v

-com carregador e bateria, fica source 19v, dreno 14.5v, gate 19v (isso qdo parece estar normal)

-com carregador e bateria, fica source 16v, dreno 16v, gate 3v (isso qdo da aquele pico e o consumo sobe pra mais de 6A e a tensão cai pra 16v)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi amigo 

apesar de testado pode estar com fuga o PQ303, deixando passar a tensao do dreno para o source.

21 horas atrás, prcalemao disse:

-com carregador e bateria, fica source 16v, dreno 16v, gate 3v (isso qdo da aquele pico e o consumo sobe pra mais de 6A e a tensão cai pra 16v)

 

É nitido que seu problema está nesse setor, pois quando o consumo sobe é porque a tensao da bateria está chegando na tensao do carregador, e isso nao é nada bom. Em resumo a linha BATT+ está, de alguma forma, chegando na linha B+ e isso vai ocasionar seu defeito.

Vc pode estar verificando o mosfet PQ309 e o PQ303. Boa sorte

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/08/2019 às 11:54, R2-D2 disse:

oi amigo 

apesar de testado pode estar com fuga o PQ303, deixando passar a tensao do dreno para o source.

 

É nitido que seu problema está nesse setor, pois quando o consumo sobe é porque a tensao da bateria está chegando na tensao do carregador, e isso nao é nada bom. Em resumo a linha BATT+ está, de alguma forma, chegando na linha B+ e isso vai ocasionar seu defeito.

Vc pode estar verificando o mosfet PQ309 e o PQ303. Boa sorte

 

então amigo, pior que testei fora da placa o PQ303, pQ309 e PQ311

Uma duvida o PQ309 é um mosfet de canal N certo? a tensão no gate tem que ser maior né.... qdo esta normal a tensão nele fica assim, com bateria e carregador ligado

dreno 19.2v, source 15.6v e gate fica oscilando tem vez que que esta 15,6v, tem vez que esta 23.2v

estou sem entender

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta estranho essa tensao do pq309, tem horas que o gate esta com a mesma tensao da bateria pelo que relata, acho válido a troca desses mosfets amigo. 

Ele é um canal N sim, e na realidade tanto o pq309 e pq311 recebem em seu gate uma tensao chaveada pulsante, nivel alto e baixo muito rapido e para medir precisa osciloscópio nao da para medir com o multimetro 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@R2-D2 efetuei a troca do PQ309, mas se manteve o problema... engraçado que não parece um curto, algum componente com avaria

 

2 horas atrás, akalicos disse:

@prcalemao 

meça qual a tensão no pino 1,2,12,13 PU301 isso com o carregador plugado e a batera no lugar

a tensão estas amigos, em 16,5v nos pinos 1,2,12,13

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao pode haver uma tensao fixa no gate dos mosfets pq309 / PQ311, é uma tensao pulsante em alta frequencia.  

 

Essa tensao elevada no gate do PQ309 que esta ocasionando isso. Se de fato tem 23v no gate do mosfet pode desconfiar que é alí nesse mosfet que a tensao da bateria esta "encontrando" com a tensao do carregador. 

 

Simplificando que quando temos 23v no gate do PQ309 a tensao de source passa para dreno, ou seja, a tensao BATT+ está encontrando a tensao B+.

 

Pode ser o PWM PU301 que nao esta chaveando corretamente os mosfets, jogando os 23v fixo no gate.

 

Essa é minha linha de pensamento mas posso estar enganado. 

Se foi feita a troca dos PQ309 e 311 e nada alterou, minha sugestao é trocar o PU301

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, R2-D2 disse:

Nao pode haver uma tensao fixa no gate dos mosfets pq309 / PQ311, é uma tensao pulsante em alta frequencia.  

 

Essa tensao elevada no gate do PQ309 que esta ocasionando isso. Se de fato tem 23v no gate do mosfet pode desconfiar que é alí nesse mosfet que a tensao da bateria esta "encontrando" com a tensao do carregador. 

 

Simplificando que quando temos 23v no gate do PQ309 a tensao de source passa para dreno, ou seja, a tensao BATT+ está encontrando a tensao B+.

 

Pode ser o PWM PU301 que nao esta chaveando corretamente os mosfets, jogando os 23v fixo no gate.

 

Essa é minha linha de pensamento mas posso estar enganado. 

Se foi feita a troca dos PQ309 e 311 e nada alterou, minha sugestao é trocar o PU301

 

o estranho é que qdo a tensão no gate esta em 23v a bateria carrega, e qdo cai tudo pra 16v para de carregar, e o consumo sobre pra mais de 5A na fonte e a tensão cai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/09/2019 às 10:53, prcalemao disse:

@R2-D2 efetuei a troca do PQ309, mas se manteve o problema... engraçado que não parece um curto, algum componente com avaria

 

a tensão estas amigos, em 16,5v nos pinos 1,2,12,13

amigo !!!

se vc já trocou o PQ309 então teste o PQ303 fora da placa e veja se ele está com fuga no diodo 

se tiver um outro, faça a substituição

se permanecer o defeito então o PU301 pode está com defeito, se tiver outro faça a substituição 

e teste 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...