Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer 5742 PEW71 LA-6582P Rev 1.0 não dá vídeo

Avalie este tópico:


Alguém L

Posts em destaque

Oi, boa tarde pessoal. Estou com um notebook Acer 5742 placa mãe PEW71 LA-6582p Rev 1.0 que não dá vídeo.

Ele estava com o chip de bios com defeito, consegui um chip de bios do mesmo modelo e gravei a rom (eletronicabr /files/file/10528-acer-aspire-5742-la-6582p/) nele e continua não dando vídeo.

Notei que seu conectar o gravador com o chip na placa ele diz que o gravador não está conectado, o que me faz desconfiar um pouco do circuito da bios, mas não encontrei nenhum curto, só a voltagem que parece um pouco acima do normal com 3.4v ao invés dos 3.0v.

As voltagens das bobinas próximas ao processador são:

PL10 = 0.893V

PL41 = 0.777V

PL40 = 0.777V

PL38 = 1.060V

 

A placa quando em Stand-by consome 0.044mah e ligada 550mah em 19v.

 

Alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, rampa disse:

@Alguém L Gravou direto na placa ou no gravador ? 

No gravador fora da placa, eu estou usando a pinça/aligate para eeprom, mas se eu conectar o gravador com o chip na placa ele não reconhece no computador, como se estivesse com alguma interferencia/curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, rampa disse:

No monitor externo chega a dar vídeo?  O primeiro a se fazer é verificar as tensões no conector lvds, veja se este é o esquema da placa = 

 

Tenho o +INVPWR_B+ e o +3VS mas não tenho o +LCDVDD, não dá sinal no monitor externo e nem no teclado usb. Estou vendo as linhas e aparentemente todas as voltagens da placa estão presentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Sr Informatica - GO disse:

Então foi feito upgrade de cpu, tá explicado.

Acredito que não, visto que na carcaça do notebook está o adesivo da Intel dizendo Core i3

Acho que é a versão da bios mesmo que não suporta o processador, porém não encontrei nenhuma bios dizendo suportar core i3. E também não tenho nenhum processador abaixo de core i3 para esse notebook para poder testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sr Informatica - GO  Amigo nesse caso seria interessante verificar o manual do fabricante do notebook placa para ver quais os chips compatíveis cpu, o estranho é ter o adesivo i3, @Alguém L  Amigo, como isso aconteceu ? É de cliente ? Já tentou um ME para ver se sobe vídeo? Fez a backup da bios original ?

Editado: por rampa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, rampa disse:

@Sr Informatica - GO  Amigo nesse caso seria interessante verificar o manual do fabricante do notebook placa para ver quais os chips compatíveis cpu, o estranho é ter o adesivo i3, @Alguém L  Amigo, como isso aconteceu ? É de cliente ? Já tentou um ME para ver se sobe vídeo? Fez a backup da bios original ?

Esse notebook comprei de um catador de papel. A bios dele estava zerada quando coloquei pra ler, aí tentei gravar uma rom nele e só dava erro, indicando chip danificado. Sim, seria bom se eu conseguisse testar com outro processador mais antigo pois desconfio  que pode funcionar. Acho que o jeito é ver se consigo outras bios para ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei o chip da bios e liguei a placa sem ela, o consumo continua exatamente o mesmo.

Consegui um processador P6200 e quando ligo a placa com ela, o consumo vai para 3A e esquenta muito rápido, porém os indutores ao lado também esquentam muito. Liguei com a bios fora da placa e deu no mesmo.

Então acredito que:

1) Alguma coisa acontece na placa que nem ao menos está usando a bios

2) A placa aparentemente não suporta o P6200 ou ele ativa alguma coisa que causa um grande consumo mesmo sem uso algum

 

Estou deixando passar alguma coisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sr Informatica - GO disse:

@Alguém L faça o seguinte, troque o chip de bios e efetue a gravação das duas bios e veja se resolve

A bios de 128k é uma Cfeon e aparentemente meu gravador não suporta ela (CH341A). Mas vi dizerem que se ela estivesse ruim, a placa não ligaria. Confere isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alguém L 

2 horas atrás, Alguém L disse:

A bios de 128k é uma Cfeon e aparentemente meu gravador não suporta ela (CH341A). Mas vi dizerem que se ela estivesse ruim, a placa não ligaria. Confere isso?

 

isso está correto, geralmente se ele liga e não fornece vídeo e o problema é bios, teria ser regravado a main bios ; agora, se a placa suportar o processador I3, teria que suportar o processador pentium sem problemas, agora se a placa Ele suporta apenas processadores Pentium e é atualizado para um processador Core I3. O problema não seria fornecer vídeo, mas se o desligamento ocorresse em 30 minutos de operação.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, rampa disse:

@Alguém L Essa bios é a u31, regrave a u18.

 

 

Vou ver se consigo um adaptador para poder gravar a bios de 128, parece que ela é de 1.8v e queimaria se eu tentasse colocar no meu gravador, mas estranhei também que meu gravador não tem Cfeon na lista de eeproms suportadas. Alguma dica de como gravar essa eeprom  com a gravador CH341A?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alguém L  Pelo esquema as duas bios são de 3v, poste o part number dos chips, estranho seu gravador não reconhecer pois no manual diz que grava. Tente gravar em outro chip. O que acha @Gilson Macedo ? Pode ser defeito no chip ou atualização do gravador. Eu uso o minipro, mas o CH341A diz gravar esses chips.

Editado: por rampa
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, rampa disse:

@Alguém L  Pelo esquema as duas bios são de 3v, poste o part number dos chips, estranho seu gravador não reconhecer pois no manual diz que grava. Tente gravar em outro chip. O que acha @Gilson Macedo ? Pode ser defeito no chip ou atualização do gravador. Eu uso o minipro, mas o CH341A diz gravar esses chips.

Ok. Já montei o notebook, mas amanhã desmonto ele e tento de volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/09/2019 às 13:11, rampa disse:

@Alguém L  Pelo esquema as duas bios são de 3v, poste o part number dos chips, estranho seu gravador não reconhecer pois no manual diz que grava. Tente gravar em outro chip. O que acha @Gilson Macedo ? Pode ser defeito no chip ou atualização do gravador. Eu uso o minipro, mas o CH341A diz gravar esses chips.

Parece que a bios de 128k estava ruim mesmo, fiz a leitura, salvei os dados, apaguei e quando fui gravar a outra ficou dando aquele erro que dá quando a bios está ruim. Pelo jeito as duas bios deram problema.

O chip do u31 que estava nele era o Cfeon F10 100GIP, qual eu poderia estar colocando para substituir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...