Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Esquemas Elétricos


Walone

Posts em destaque

Em 01/09/2019 às 08:27, Walone disse:

se alguém puder ajudar a entender esse esquema agradeço

OLÁ BOA NOITE NO SEU CASO DO ENTENDER DO QUE SE TRATA, COMO VOCÊ QUER SABER O PROBLEMA E QUAL SERIA O DEFEITO. ? PRECISAMOS SABER O QUE ESTÁ ACONTECENDO PARA PODER AJUDA-LO. OK ESTAMOS A SUA DISPOSIÇÃO PARA AJUDAR BASTA SER MAIS CLARO DOS PROBLEMAS QUE TEM NO APARELHO UM DIAGNÓSTICO MAIS PRECISO OK UM FORTE ABRAÇO....

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @marco aurélioleal  meu problema aqui é placa morta queria entender essa tensão PA e PB,pois bem depois de fazer umas trocas de PQ4  PQ2   e PU1 percebi que a placa estava ainda em curto ,nenhum led acendia ai injetei 5v no PJ2 onde tem 5VA ja acendeu um led azul so que piscando porem meu SIO aquece e estou sem o PQ2 e PU1 na placa mas gostaria de entender essa tensão PA ela sai do PQ2 ou vem do oz8618?

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pequena ajuda na interpretação do esquema :

 

Para informação, a aplicação dos mosfets.

Geralmente nos circuitos de entrada de 19 V, funcionam apenas como interruptores, diferente da aplicação nos circuitos pwm, que tem aplicação como osciladores de tensão, chamados de conversores dc / dc, tipo recebe 19 V e rebaixa tensão para 5 V.

Veja que PQ2 é um mosfet, e o gate fica no pino 4,  e  para ser ativado, precisa receber uma tensão. O nível de tensão no gate, para ativar o mosfet, depende da tensão que está trabalhando, como tambem se é tipo P ou N

O chip PU1, através do pino 11, libera esta tensão para o gate, que tem o nome de PA. Portanto o sinal é de saída no PU1, e de entrada no PQ2.

Sempre que voce encontrar a referencia de um sinal, com o numero de página ao lado, é que este sinal pode estar indo ou vindo.

Neste chip PU1,  existem várias referencias de sinais a página 27, que com certeza, vai ser o super io. Mas neste caso, pode verificar que é indicado por seta de direção, se o sinal está vindo, ou sendo enviado ao super io. Estes sinais geralmente são de 3 V, que são sinais de habilitação, tambem chamados de nível lógico, tipo zero e um.

Na falta de numero de página ao lado do sinal, procure na mesma página.

 

O chip PU1 monitora a corrente do circuito de 19 V de entrada, como tambem monitora a corrente de carga da bateria.

Pinos 1 e 24, monitora a corrente de carga da bateria, que sai pela PL4..

Pinos 4 e 5 monitora a corrente do circuito de entrada geral de 19 V.

Pinos 17, 18 e 19 são osciladores pwm para os mosfets de alta e de baixa, que geram a tensão de carga da bateria. Estes osciladores tem como base de frequencia em torno de 400 Khz.

 

Quanto a forma de testar uma placa que não liga, pelo circuito de entrada de 19 V. Pode ligar pela fonte assimétrica, com 19 V, ajuste a corrente para o mínimo, e depois pode jampear o mosfet de entrada. Esta técnica seria para encontrar um mosfet na linha de 19 V, que está causando curto na placa. O mosfet ou componente com fuga ou em curto vai aquecer.

 

Seria isto de momento

 

  • Joinha 5
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@Walone Boa noite! Mano o fórum todo é cheio de conhecimento e muitos ótimos profissionais que ajudam compartilhando tudo isso! Link para você da uma lida! 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Editado: por Leonildo
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...