Jump to content
Carlos Porto

em análise Samsung NP-R440L / Suzhou-MI BA41-01230A REV: MP1.3 / Liga sem vídeo

Rate this topic

Recommended Posts

Olá pessoALL, este notebook chegou sem vídeo, tensões primárias ok, BIOS já regravada, sem curto nas bobinas. Após alguns testes e rastreando o sequência de start da placa percebi que ela está sem RSMRST# e sem PWRBTN# (sinais que vão do SIO para o PCH), nenhum dos dois estão aterrando, então a sequência de start para aí. Pergunto se teria mais alguma coisa a analisar ou o que resta é trocar o SIO? Grato pelo retorno.

OBS: Não encontrei esquema dessa placa especificamente então estou seguindo esse outro que também tem o MEC1300.

Carlos Porto, Samsung é uma placa complicada. Duas semanas atrás, recorri a 5 arquivos de Bios diferentes até dar certo. Outro procedimento antes de regravar o SI/O seria experimentar a troca do CI de Bios, mesmo o original não apresente defeito aparente.

22 horas atrás, FDONATO disse:

@Carlos Porto não abri o esquema pra analisar... mas aterrando manualmente RSMRST#, sobe vídeo?

@FDONATO Depois de mais alguns testes vi que: 1) apesar de não ter RSMRST# o PCH tenta subir CHP3_SLPS5#, CHP3_SLPS4# e CHP3_SLPS3#; 2) sobe KBC3_PWRON e KBC3_VRON, mesmo sendo etapas posteriores ao RSMRST# (mas não recebe VRM3_CPU_PWRGD e nem manda KBC3_PWRGD pro PCH). Tenho quase todas as tensões, algumas devem estar alteradas pois tanto o PCH quanto o processador estão frios mesmo depois de algum tempo com a placa ligada. Como não tem esquema específico não estou me prendendo muito às tensões desse esquema que estou seguindo. E detalhe: aterrando RSMRST# ela demora mais pra ligar e continua na mesma, sem vídeo.

@wizof36 essa placa não tem muitos arquivos de BIOS disponíveis infelizmente. Os dois que tem aqui no fórum são o mesmo arquivo, e inclusive era o mesmo que eu já havia gravado nela, o flashrom retornou que o arquivo era idêntico ao conteúdo do chip, mas regravei mesmo assim. Estou procurando outros arquivos pra testar, vai que dá certo né. Ainda estou analisando a sequência de start, deve estar faltando alguma coisa.

Edited by Carlos Porto
Adicionado mais algumas informações.

Atualizando o tópico: voltei à sequência de start novamente. Ela chega até S3 normalmente (com as tensões S3: P3.3V_MICOM, P5.0V_ALW, P5.0V_AUX, P3.3V_AUX e P1.5V_AUX). Depois disso, não aterra KBC3_RSMRST# nem KBC3_PWRBTN# (os dois sinais ficam com 3.3V), sobe de S5 para S4 e depois para S3 (senão não habilitaria as tensões AUX) e ativa KBC3_PWRON. Sobe para S0 e ativa as tensões S0 (provavelmente, pois algumas tensões não encontrei: 1.8V não encontrei, encontrei 1.3V, 0.75V também não encontrei, encontrei 0.39V, mas encontrei 1.05V). Essa placa não tem placa de vídeo externa, então não vai ter circuito EGFX.  VTT3_PWRGD está em 2.55V, tenho KBC3_VRON e CPU_CORE (que vai ser a mesma tensão IGFX_CORE do esquema que estou me baseando) está em 0.86V. VRM3_CPU_PWRGD está com 0.2V e KBC3_PWRGD está com 2.33V. Daí pra frente é comunicação entre CPU e PCH. Depois de todo esse trabalho só consigo pensar em problema de BIOS. Não encontrei nada faltando além dos sinais citados anteriormente, e as tensões alteradas ainda vou analisar se tem algum capacitor alterado na linha, até porque não tenho certeza do valor correto das mesmas (pois estou seguindo um esquema que não é exatamente o da minha placa). Vou procurar outros arquivos de BIOS para regravar e ver o que acontece. Por hora é isso, se alguém tiver mais alguma ideia será muito bem vinda. Grato.

Mais atualizações: Realizei algumas medições na placa e encontrei: Em L1 aparece 0.39V quando plugo o conector da fonte e permanece em 0.39V ao ligar a placa. Em L2 aparece 0.21V quando plugo o conector da fonte e sobe para 1.05V quando ligo a placa. Em L3 não aparece tensão quando eu plugo o conector da fonte mas sobe para 0.87V quando ligo a placa (suspeito que seja o CPU_CORE). Em L4 e L5 aparece 0.42 quando plugo o conector da fonte e sobe para 1.3 quando ligo a placa. L6, L7 e L8 ficam zeradas quando plugo o conector da fonte. Quando ligo a placa L6 sobe para 3.3V, L7 sobe para 1.5V e L8 sobe para 5V.

Além dessas medições já gravei 3 arquivos de BIOS diferentes (dos 5 que achei, 1 era o mesmo arquivo e outro era maior que a capacidade do chip) e ainda continua sem vídeo.

Já estou sem opções, praticamente condenando o SIO, só não fiz isso ainda por causa dessas tensões nas bobinas que me indicam outro provável problema. O que acham? Grato pela atenção.

Vamos por partes, já que você colocou muitas dúvidas. L1 está ligada a alimentação da bateria, então se não tiver bateria não aparecer tensão está de acordo. L4 e L5 são igfx_core e com 1.03 está correto. L2 e L3 cpu_core que com 1.05v está correto. Acho que você deve ter se confundido com L6 e L7, já que L6 deveria ter 1.5 e L7 5v. Rsmrst# teria que ter 3,3v 

Em 02/09/2019 às 15:50, Carlos Porto disse:

Olá pessoALL, este notebook chegou sem vídeo, tensões primárias ok, BIOS já regravada, sem curto nas bobinas. Após alguns testes e rastreando o sequência de start da placa percebi que ela está sem RSMRST# e sem PWRBTN# (sinais que vão do SIO para o PCH), nenhum dos dois estão aterrando, então a sequência de start para aí. Pergunto se teria mais alguma coisa a analisar ou o que resta é trocar o SIO? Grato pelo retorno.

OBS: Não encontrei esquema dessa placa especificamente então estou seguindo esse outro que também tem o MEC1300.

Amigo essa placa tem  NEC TOKIN ?

@Gilson Macedo vou dar uma revisada nos circuitos PWM (o esquema que estou seguindo não é o dela, consequentemente vai ter algumas diferenças) para verificar quais tensões correspondem. RSMRST# deveria aterrar ao ativar certo? Permanece com 3.3V, mesmo assim a sequência de start continua.

@Francisco Castro essa placa não tem NEC TOKIN, também pensei em oscilação no CPU_CORE mas ainda não tenho certeza da voltagem correta dele.