Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida O Famigerado Power Good das Fontes ATX

Avalie este tópico:


RicardoNB

Posts em destaque

Bom dia senhores, resolvi postar este tópico dada a minha grande dificuldade em resolver  problemas com o power good, aqui no meu trabalho tenho ao menos umas 20 fontes, em sua maioria ding ling paradas por conta da velha historia, ..funciona sem carga, com carga esta mortinha da silva.

Eu aprendi ralando a consertar a maioria dos problemas nas fontes aqui e lendo um tutorial que inclusive ja coloquei na area de download.

Mas eu não consigo resolver quando o assunto é o PG, eu acredito que devo estar sem parâmetros para encontrar o defeito, faço medições a volta do integrado de pwm e não encontro nenhum diodo, resistor , capacitor ou transistor aberto ou em curto, ate ja troquei de integrado e nada da solução aparecer.

Quero pedir a ajuda de voces, no sentido de nortear o diagnostico, por onde voces começam, etc etc.

grato

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente são os capacitores das saidas esgotados ou com alto ESR !

 

Isso provoca um Ripple elevado confundindo o circuito do Power_OK levando ele a desabilitar a fonte.

 

De uma lida no documento do seguinte link:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Boa sorte ;)

 

  • Joinha 3
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou achando que seu problema não eh com o Power Good !

Já verificou se a chavinha 110V/220V não esta danificada ou com mau contacto ?

Se você afirma que a fonte parte sem carga, uma das possibilidades e de que a tensão no primario da fonte não está aguentando o consumo total.  A tensão sobre os capacitores de entrada ficam estaveis com e sem carga ?

 

Remova os capacitores de filtragem do primario e meça eles, pode ser que tenha algum esgotado.  Verifique se o Termistor (TR1) não esta com valor elevado

 

entrada_da_font.png

 

Outra possibilidade e de que a polarização de base dos transistores chaveadores eh insuficiente quando a corrente de coletor aumenta.  Geralmente causado por capacitor com fuga ou resistores de valor elevado aberto/alterado.

 

circuito_chavedor_fonte.png

 

Consertei muita fonte que tinha uns resistores de base de 330K alterados e os capacitores de 1uF com fuga.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

duas coisinhas simples que tem me acontecido, o 5v stanby cai cuando liga a carga, veja se ele aguenta sozinho uma lampada de pisca  de carro ligada a meia luz.

outra, e medir voltagem dos eletroliticos da entrada (somente para fontes bivolt) tem que ter 150v +-10% se tiver muita diferença troque por novos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PG (power good) é somente uma referencia para que a fonte avise o microcomputador que todas as tensões estão OK. Normalmente assim que é detectado que que todas as tensões estão OK, o Power Good manda um pulso forçando um reset na placa mãe. Isto acontece normalmente depois de 150 ms que a fonte foi ligada.

Já peguei computadores que vc liga e não aparece vídeo, mas ao acionar o reset a máquina sobe normalmente,,,todas não recebiam o sinal de PG da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite senhores agradeço desde ja todo o auxilio dispensado, não respondi ainda porque a fonte em questão esta parada na bancada  e parti para outras com defeitos mais tranquilos, porém uma coisa que foi dito sobre ESR me chamou a atenção, ontem consertei meu capamiter, abri uma e estava tudo ok, so que  viu William...era exatamente a sua descrição...os capacitores no entorno do pwm todos com ESR la no teto..troquei e a dita esta la  rodando bonitinha.

 

Agora a fonte em questão tem um agravante...alguns componentes smd que não domino nada,,,mas enfim...o que não se sabe se aprende..

Sobre o que o William falou dos transistores de base esta tudo anotado, amanha é sexta dia tranquilo e eu volto a me pegar com essa safada...vou repassar item por item....o importante é praticar..e sempre se aprende.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, da uma olhada no site caso não tenha olhado ainda;

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Nesse site você vai conhecer uma pessoa ideal para te auxiliar no quesito técnico.

Se você gostou mande uma joinha, sou novo no fórum e nem tenho muito acesso. Valeu galera.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, da uma olhada no site caso não tenha olhado ainda;

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Nesse site você vai conhecer uma pessoa ideal para te auxiliar no quesito técnico.

Se você gostou mande uma joinha, sou novo no fórum e nem tenho muito acesso. Valeu galera.

 

agradeço eu tenho esses videos comigo , são bons me ajudaram muito.

 

A Fonte continua parada na bancada ..há outras prioridades ..mas eu vou voltar nela...esta semana ainda se Deus quiser !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 20/01/2014 às 16:47, William_R disse:

Já verificou se a chavinha 110V/220V não esta danificada ou com mau contacto ?

Prezado, agradeço a valiosa dica pois jamais pensaria que a chave (que nunca é manobrada) apresentaria defeito.

Mas pelo que pude avaliar, depois de desmonta-la, ao ser ligada a fonte com o carregamento dos capacitores um mal contato acabou por queimar aos contatos e manter a chave aberta simulando na posição original para ligar a fonte em 220 volts.

 

Nota: Ia só dar um positivo, mas não consegui por ter cadastrado recentemente.

Editado: por Goldman
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Mais uma coisa, o ripple elevado na fonte de +5VSB pode gerar tambem problemas no Power_Ok quando o ic de monitoramento é alimentado com essa tensão.

 

Troque os capacitores dessa etapa !

Presado senhor; tenho uma fonte Unicoba 24 pinos (sem caps estufados) que se jampeada (fio verde + preto) liga normalmente e apresenta as tensões normais entretanto no fio cinza (P OK) a tensão fica oscilando em torno de 5 volts. Se ligada na motherboard (a mobo esta OK) a fonte arma e o cooler do processador gira, mas não inicializa (não carrega a bios). Quando ligada na motherboard as tensões ficam normais exceto o pino (P OK) que fica com 1,6 volts.

 

Segui o caminho do fio cinza (P OK), na placa da fonte, que através de um resistor é ligado ao integrado 2005B (não há capacitores conectados no fio cinza até a conexão ao integrado). Será que o integrado 2005B esta com problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma coisa, o ripple elevado na fonte de +5VSB pode gerar tambem problemas no Power_Ok quando o ic de monitoramento é alimentado com essa tensão.

 

Troque os capacitores dessa etapa !

Presado senhor; tenho uma fonte Unicoba 24 pinos (sem caps estufados) que se jampeada (fio verde + preto) liga normalmente e apresenta as tensões normais entretanto no fio cinza (P OK) a tensão fica oscilando em torno de 5 volts. Se ligada na motherboard (a mobo esta OK) a fonte arma e o cooler do processador gira, mas não inicializa (não carrega a bios). Quando ligada na motherboard as tensões ficam normais exceto o pino (P OK) que fica com 1,6 volts.

 

Segui o caminho do fio cinza (P OK), na placa da fonte, que através de um resistor é ligado ao integrado 2005B (não há capacitores conectados no fio cinza até a conexão ao integrado). Será que o integrado 2005B esta com problema?

 

Creio que o pino do Power Good no AT2005B seja o 13 e nele costuma ter um resistor de Pull-Up de 1Kohm.  Veja se ele não esta alterado !

 

Procure trocar todos os capacitores eletroliticos da fonte de +5VSB pra ver se melhora, assim como os da linha de saida de +5V

 

Boa sorte ;)

AT2005_350W_ShenZhon.jpg.bf9a49b7de81a3c4ed2d3c5178c85820.jpg

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 10/01/2014 às 13:27, William_R disse:

Geralmente são os capacitores das saidas esgotados ou com alto ESR !

 

Isso provoca um Ripple elevado confundindo o circuito do Power_OK levando ele a desabilitar a fonte.

 

De uma lida no documento do seguinte link:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Boa sorte ;)

 

Ótimas dicas !!! Resolveram o meu problema com uma fonte da Dell!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 20/01/2014 às 17:47, William_R disse:

Estou achando que seu problema não eh com o Power Good !

 

Já verificou se a chavinha 110V/220V não esta danificada ou com mau contacto ?

 

Se você afirma que a fonte parte sem carga, uma das possibilidades e de que a tensão no primario da fonte não está aguentando o consumo total.  A tensão sobre os capacitores de entrada ficam estaveis com e sem carga ?

 

Remova os capacitores de filtragem do primario e meça eles, pode ser que tenha algum esgotado.  Verifique se o Termistor (TR1) não esta com valor elevado

 

entrada_da_font.png

 

Outra possibilidade e de que a polarização de base dos transistores chaveadores eh insuficiente quando a corrente de coletor aumenta.  Geralmente causado por capacitor com fuga ou resistores de valor elevado aberto/alterado.

 

circuito_chavedor_fonte.png

 

Consertei muita fonte que tinha uns resistores de base de 330K alterados e os capacitores de 1uF com fuga.

Surreal, a Dica de 1 Milhão de Dólares kkk, Mtoo mto Obrigado, já arrumei umas 5 fontes com esse problema !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Se alguém puder ajudar: comprei uma fonte de estação de trabalho, de 1120W, uma super fonte! Ela funcionou em uma placa da Intel, Core 2 Duo, que substituí por outra mais nova, modelo Kllisre X99, com processador Xeon E5 2620 V3, mas nesta placa  não funciona. Eu pressiono o botão de ligar, a ventoinha da fonte arma mas não é gerada tensão alguma e a placa e o restante não liga, claro.

É uma fonte Delta Dps-1120ab.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 10/01/2014 às 13:27, William_R disse:

Geralmente são os capacitores das saidas esgotados ou com alto ESR !

 

Isso provoca um Ripple elevado confundindo o circuito do Power_OK levando ele a desabilitar a fonte.

 

De uma lida no documento do seguinte link:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Boa sorte ;)

 

O Capacímetro mede ESR também, se a capacitância estiver avariada da para saber se o ESR está alterado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Francis Zornitta disse:

O Capacímetro mede ESR também, se a capacitância estiver avariada da para saber se o ESR está alterado?

Ja peguei em alguns capacimetros, que muitas vezes indicam a capacitancia estar em otimas condições mas o ESR esta muito ruim.

 

1563337785_ESREPR.png.8682ade17011b3acf2ad2e25f3080545.png

 

Tem casos que alem dos dois instrumentos so mesmo uma fonte para medição de fuga ( EPR) que identifica definitivamente um capacitor ruim !

 

 

Editado: por William_R
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Em 27/03/2021 às 16:13, aarturmariojr disse:

Se alguém puder ajudar: comprei uma fonte de estação de trabalho, de 1120W, uma super fonte! Ela funcionou em uma placa da Intel, Core 2 Duo, que substituí por outra mais nova, modelo Kllisre X99, com processador Xeon E5 2620 V3, mas nesta placa  não funciona. Eu pressiono o botão de ligar, a ventoinha da fonte arma mas não é gerada tensão alguma e a placa e o restante não liga, claro.

É uma fonte Delta Dps-1120ab.

Pode ser a sua placa mãe, ou a fonte já não tinha boa filtragem pelo tempo de uso e a placa mãe não tem o Buzzer para ficar apitando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Sei que o tópico é antigo, mas apenas deixar algumas experiências que já tive que podem ser de grande ajuda para os amigos: já tive vários problemas com fontes que ligam sem PG, ou que desarmam ao aplicar carga e, em 99% dos casos, o defeito era o próprio pwm! Principalmente em fontes de circuito mais simples, que usam TL494/KA7500, algumas funcionam mesmo que os capacitores de filtro do secundário estejam com ESR alta, vazando, alterados, mas é sempre bom fazer um pente fino para evitar problemas futuros.
 Outro defeito, que também já resolvi com a troca do pwm, é a fonte fraca com trafo chiando alto. Também perdi um bom tempo nos capacitores (e até trocando o trafo!) pra chegar a conclusão de que era o pwm o defeito.

 Já em casos que a fonte queimou por excesso de corrente / temperatura, infelizmente já peguei algumas com trafo ruim, defeito esse que pode ser fácil de diagnosticar quando o mesmo abre espiras, ou extremamente difícil caso apenas algumas espiras entram em curto, logo o mesmo não consegue ressonar e não funciona como se deve.

  • Joinha 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...