Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Dell Inspirion N4030 - DJ1 Capella UMA MB // Desliga em 1minuto

Avalie este tópico:


Ale3006

Posts em destaque

olá a todos,

Estou com este notebook dell n4030 com esta placa DJ1, onde ele desliga cronometrado em 1min. talvez com diferença de 2 a 5 segundos no maximo. mas todas as vezes que tentei, desligou com 1min03seg aproximadamente após apertar o botão do power.


 *notebook já veio de assistencia e não conseguiram resolver*.

já foi trocado obviamente memoria e processador, fonte. e tanto faz pela bateria ou pelo carregador. 

 

o que foi feito:

¬troquei o EMC2102
¬tirei o EMC2012 e deixei sem. desligou do mesmo jeito.
¬troquei o Q3901, Q3902, Q3905 responsaveis por medição de temperatura (o note nem liga sem o Q3902 presente).
¬Troquei o Q3701
(seguindo dicas aqui do forum com estes mesmos componentes)
¬aparentemente, todos os componentes que troquei, já tinham sido trocados, mas troquei novamente pra garantir que na verdade, a outra oficina tivesse devolvidos os componentes para seus locais (caso o cliente nao tivesse aprovado o orçamento por exemplo)
¬Agora tirei o chip de bios fora, bios principal. o note liga e desliga. então liga sozinho e a partir deste ponto, eu cronometrei e deu novamente 1min, descartando bios.
¬ja tinha trocado o Bios do EC tambem, de 256k. continuou desligando aos 1min.
¬não há marcas de ter sido feito bga ou troca do Super I/O.


ja testei outro cooler e continua na mesma. Tenho tensão no fio amarelo do cooler e no pino 28 TACH do EMC2102.

 

Cooler esta sendo energizado com 5V.. em rotação maxima. mesmo com bios, com qualquer bios. sem bios.. mesmo trocando o bios do EC.. ele nunca reduz a rotação.


notebook liga da vídeo interno e externo. dá boot por hd, por pendrive. não aparenta ter curto em nenhum local.


agora o detalhe super importante que percebi: se eu der boot por pendrive e mandar atualizar o bios pra versão A07 com a bateria plugada (ele só permite fazer isso com a bateria plugada), a placa não desliga. notei isso quando fui atualizar e fiquei olhando pra ver o que ocorria e passou bem mais de 1min ligado. (com o chip original que veio, atualizou normal e ficou mais de 1min ligado). Gravei outro chip, soldei, o defeito mantém. porém agora se tento atualizar (baixei aqui do forum, veio uma versão A03), ele trava aos 5%, e fica ligado.. 1h.. 2h..  e não desliga.  isso me encucou: não é algum regulador ou pwm. pois parece ser algum problema lógico do IO, pch ou algum outro componente. 


O que não troquei: pch e super io.

 

 

Alguma outra sugestão?  cheguei a olhar outros esquemas de placas que usam este mesmo EMC2102, como o N5010 e o vostro 3500.. não sanou minhas duvidas e ate cheguei a transplantar o conjunto inteiro do emc de outro note para este note e continua na mesma, onde cheguei a conclusão que o defeito não esta no EMC2102.



notei que ele usa chip HM55/57 e parece haver uns problemas do note desligando sozinho quando usa este chip. 

 

 

Abraço.

Editado: por Ale3006
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...