Jump to content
Zas Tras Informática

em análise Samsung NP-300E5K-KFABR / MB BA41-02501A / não liga

Rate this topic

Recommended Posts

Olá pessoal, estou com um Samsung NP-300E5K-KFABR placa BA41-02501A que ao precionar o power acende o led somente, não gira o cooler e nem dá vídeo, está carregando a bateria, tem os 3,3V no I/O, mas no BIOS não, porém como algumas placas só aparecem essa tensão após o start eu ignorei, não estou encontrando os 5V, estou com o esquema BA41-XXXXXA mas não tenho certeza que é o da placa, pois não tenho o boardview e a placa não tem serigrafia, ou seja não estou conseguindo identificar os componentes, principalmente o PWM primário, não encontrei nada dessa placa aqui no forum.

Estou apanhando um pouco em análise ainda, mas se alguém puder ajudar desde já agradeço.

Amigo, bom dia, vamos lá...........Tenho uma BA92 aqui de um RV411 funcionando, fui ligar pra ver, e essa minah palca tem tensão de 3.3V no Standbye no pino 8 da BIOS, talvezzz essa possa ser igual. Não sou perito em placas da Samsung,  mas geralmente as tensões de 3 e 5V de alta potência são sim VS, só aparecem depois do Start, o que temos na Bios, provavelmente são tensões de LDOs, de reguladores de baixa potencia, que inicialmente alimentam Super IO e Bios, basicamente.....

Então tomando como VDD, Se essa palca samsung for igual a minha, quemm, geralmente gera essa tensão , ´eo PWM "primario" que na minha placa é o TPS 51125................veja se vc tem um Ci desse na sua placa, geralmente terá duas bobinas perto desse Ci quadradinho.........O TPS51125, quando alimentado ( com 19v) e Habilitado, com cerca de 1,65V a 3V............, Habilita os reguladores LDO, de 3 e 5V VREG3 e VREG5...........que sao os pinos 8 e 17 respectivametne, nesse pinos ..........( caso tenah ahbilitação no pino 13, e alimentação de 19v no pino 16) deve gerar essa tensão de 3.3V que sai do Pino 8 e alimenta a BIOS e o SIO

• Like 1

caso não tenha msm tensão na BIOS, tente encontrar esse CI e faça essas Mediçoes p Favor.

Segue um PDF do 51125 com as tensões em Standbye

image.png

@Zas Tras Informática Com essas placas sem serigrafia e sem esquema só tem um jeito, é rastrear todos os CIs e ir relacionando eles. Comece pelo SIO, veja se o modelo dele é o mesmo no esquema que você está se baseando. Se for beleza, dá pra ir se baseando, se não for procure outro esquema que tenha o mesmo SIO, senão muitas coisas não vão bater.

Depois disso faça um levantamento de TODOS os CIs da placa, número de identificação e código do CI, para procurar os datasheets na internet, nesse caso você vai ter que trabalhar com os datasheets que encontrar. Depois de identificar os PWMs é que podemos analisar o problema mais detalhadamente.

• Like 1

33 minutos atrás, paulopozatto disse:

Amigo, bom dia, vamos lá...........Tenho uma BA92 aqui de um RV411 funcionando, fui ligar pra ver, e essa minah palca tem tensão de 3.3V no Standbye no pino 8 da BIOS, talvezzz essa possa ser igual. Não sou perito em placas da Samsung,  mas geralmente as tensões de 3 e 5V de alta potência são sim VS, só aparecem depois do Start, o que temos na Bios, provavelmente são tensões de LDOs, de reguladores de baixa potencia, que inicialmente alimentam Super IO e Bios, basicamente.....

Então tomando como VDD, Se essa palca samsung for igual a minha, quemm, geralmente gera essa tensão , ´eo PWM "primario" que na minha placa é o TPS 51125................veja se vc tem um Ci desse na sua placa, geralmente terá duas bobinas perto desse Ci quadradinho.........O TPS51125, quando alimentado ( com 19v) e Habilitado, com cerca de 1,65V a 3V............, Habilita os reguladores LDO, de 3 e 5V VREG3 e VREG5...........que sao os pinos 8 e 17 respectivametne, nesse pinos ..........( caso tenah ahbilitação no pino 13, e alimentação de 19v no pino 16) deve gerar essa tensão de 3.3V que sai do Pino 8 e alimenta a BIOS e o SIO

Obrigado pela resposta @paulopozatto não tem esse CI na minha placa, único com 24 pinos tem a inscrição EF 3F 124 e não tem tensão, não acredito que seja a mesma placa.

Minha placa é essa das fotos.

@Carlos Porto realmente o esquema que estou me baseando não é o da minha placa.

Placa BA41-02501A-frente.jpeg

Placa BA41-02501A-verso.jpeg

2 horas atrás, paulopozatto disse:

caso não tenha msm tensão na BIOS, tente encontrar esse CI e faça essas Mediçoes p Favor.

Segue um PDF do 51125 com as tensões em Standbye

v

image.png

drvh2 com com 1,8v ???

Amigo, realmente não é a mesma não, minha palca é bem antiga, somente pra suposição msm, e análise.  Acredito que o EF-3F, seja o RT8207lgqw, geralmente responsável pela alimentação das memórias, veja se ele fica meio próximo ao slot de memóia RAM, provavelmente sua memória é uma DDR3L tb. 

Qualquer coisa amigo, tente pegar a identificação de todos os Cis, que sao "quadrados" digamos assim, Provavelmente vc terá um TPS 51125, 123, ou alguma variaçao dele, .............Talvez Um RT8209 8205, 8223, Up6182, todos esses e mais muitos, são Buck Converters, Pwm que fazem a conversão DC DC, talvez vc encontre siglas, como nesse caso desse CI, jogue na internet que provavelmente encontrar a referência 

@paulopozatto Achei esse indivíduo (foto), só que fiz o favor de estragá-lo, na hora de medir encostei os pinos 11 e 12 😧, antes do ocorrido o pino 3 estava com 3,28V e o 9 com 2,14V, depois passaram a medir, no pino 3 = 2,80V , o 9 = 2,05V , o 12 variando entre 7,30V e 8,20V , o 13 = 0V e o 17 = 2,05V , acredito que ele já estava com problema, pois não tem os 5V no pino 13. Vou ver se acho algo equivalente na minha sucata e trocar para medir de novo.

TPS51225B.jpg

Edited by Zas Tras Informática

Em 04/09/2019 às 18:44, Zas Tras Informática disse:

@paulopozatto Achei esse indivíduo (foto), só que fiz o favor de estragá-lo, na hora de medir encostei os pinos 11 e 12 😧, antes do ocorrido o pino 3 estava com 3,28V e o 9 com 2,14V, depois passaram a medir, no pino 3 = 2,80V , o 9 = 2,05V , o 12 variando entre 7,30V e 8,20V , o 13 = 0V e o 17 = 2,05V , acredito que ele já estava com problema, pois não tem os 5V no pino 13. Vou ver se acho algo equivalente na minha sucata e trocar para medir de novo.

TPS51225B.jpg

"o 12 variando entre 7,30V e 8,20V"
estranho pois o vim deve ter em torno de 19v talves seja uma fuga no mosfet de alta ou mesmo uma fuga de corrente na linha vim!!
identifique o mosfet de alta.
geralmente o gate do mosfet de alta é o pino 4.
veja se no pino 16(DRVH1) dá continuidade com algum pino 4 de algum mosfet!!
temos que ver se está dando fuga!!

Em 04/09/2019 às 18:44, Zas Tras Informática disse:

TPS51225B.jpg

"o 12 variando entre 7,30V e 8,20V"
estranho pois o vim deve ter em torno de 19v talves seja uma fuga no mosfet de alta ou mesmo uma fuga de corrente na linha vim!!
identifique o mosfet de alta.
geralmente o gate do mosfet de alta é o pino 4.
veja se no pino 16(DRVH1) dá continuidade com algum pino 4 de algum mosfet!!
temos que ver se está dando fuga!!

image.png

Amigo, que ruim em, realmente isso acontece, fiz isso eeses dias, não se preocupe, é assim que vamos aprendendo, bom vamos lá:

Existem algumas equivalências para o TPS51125 ( vc pode colocar outros PWMs que irá funcionar, vou te passar a lista aqui do Fórum)

E sim, estranho msm, geralmente pino 16, varia de 18 e pouco até 19v ( embora a partir de uma tensão bem baixa 5v 7v ( precisa ver no Datasheet) ja´é considerado "alimentado") ..............o pino 13 é o VREG5, realmente deveria ter 5V, lembrando que o pino 13 e o pino 3, são LDOs, ( reguladores de baixa potencia ) que são usados pra alimentar "pequenos" circuitos, como BIOS SIO etc..............quando vc tem "19V" no pino 16, e  o pino 20 tem mais de 3v ( acho que o Threshold , que é a tensao barreira pra começar a funcionar mas geralmente tem cerca de 3,3v). Vc terá , VREG3 e VREG5, e quando tiver EN2 terá as fontes de alta potência, 3 e 5V ALW ( geralmente são Always On, sempre ativar ) 

Edited by paulopozatto

Amigo, talvez essa tabela te ajude, o 51125 pode ser trocado por alguns Cis que são equivalentes, caso não tenha o 51125 fácil aí, pode ser qq um dos equivalentes pra ele 

Quando recolocar o componentes, veja se nao existe curto em nenhum outro lugar, ( como os FETS ) ente Gate e Source principalmente, principalmente o Mosfet de Baixa ( DRVL2) onde o curto foi feito. 

AHHHHH Lembrando, não ligue a Energia sem o PWM na placa em, gera um transtorno bravo.........kkkkkkkkkkk perigoso danificar uma porrada de componentes.

Edited by paulopozatto

Sei que vc precisa resolver o problema mas esse VIdeo ( e outros város do @infosquad  ) é excelente, confesso que estou achando a pinagem desse 51125 meio diferente kkkk, geralmente o VREG3 é pino 8 e o VREG5 pino 17 acredito, mas da uma olahda por favor, se encontra outro esquema e se o video te ajuda tb

• Like 1

Em 06/09/2019 às 09:47, paulopozatto disse:

Amigo, talvez essa tabela te ajude, o 51125 pode ser trocado por alguns Cis que são equivalentes, caso não tenha o 51125 fácil aí, pode ser qq um dos equivalentes pra ele 

Quando recolocar o componentes, veja se nao existe curto em nenhum outro lugar, ( como os FETS ) ente Gate e Source principalmente, principalmente o Mosfet de Baixa ( DRVL2) onde o curto foi feito. 

AHHHHH Lembrando, não ligue a Energia sem o PWM na placa em, gera um transtorno bravo.........kkkkkkkkkkk perigoso danificar uma porrada de componentes.

o pwm correto é 51225!!!