Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Samsung NP-300E5K-KFABR / MB BA41-02501A / não liga

Avalie este tópico:


Zas Tras Informática

Posts em destaque

Olá pessoal, estou com um Samsung NP-300E5K-KFABR placa BA41-02501A que ao precionar o power acende o led somente, não gira o cooler e nem dá vídeo, está carregando a bateria, tem os 3,3V no I/O, mas no BIOS não, porém como algumas placas só aparecem essa tensão após o start eu ignorei, não estou encontrando os 5V, estou com o esquema BA41-XXXXXA mas não tenho certeza que é o da placa, pois não tenho o boardview e a placa não tem serigrafia, ou seja não estou conseguindo identificar os componentes, principalmente o PWM primário, não encontrei nada dessa placa aqui no forum.

Estou apanhando um pouco em análise ainda, mas se alguém puder ajudar desde já agradeço.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, bom dia, vamos lá...........Tenho uma BA92 aqui de um RV411 funcionando, fui ligar pra ver, e essa minah palca tem tensão de 3.3V no Standbye no pino 8 da BIOS, talvezzz essa possa ser igual. Não sou perito em placas da Samsung,  mas geralmente as tensões de 3 e 5V de alta potência são sim VS, só aparecem depois do Start, o que temos na Bios, provavelmente são tensões de LDOs, de reguladores de baixa potencia, que inicialmente alimentam Super IO e Bios, basicamente.....

 

Então tomando como VDD, Se essa palca samsung for igual a minha, quemm, geralmente gera essa tensão , ´eo PWM "primario" que na minha placa é o TPS 51125................veja se vc tem um Ci desse na sua placa, geralmente terá duas bobinas perto desse Ci quadradinho.........O TPS51125, quando alimentado ( com 19v) e Habilitado, com cerca de 1,65V a 3V............, Habilita os reguladores LDO, de 3 e 5V VREG3 e VREG5...........que sao os pinos 8 e 17 respectivametne, nesse pinos ..........( caso tenah ahbilitação no pino 13, e alimentação de 19v no pino 16) deve gerar essa tensão de 3.3V que sai do Pino 8 e alimenta a BIOS e o SIO

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zas Tras Informática Com essas placas sem serigrafia e sem esquema só tem um jeito, é rastrear todos os CIs e ir relacionando eles. Comece pelo SIO, veja se o modelo dele é o mesmo no esquema que você está se baseando. Se for beleza, dá pra ir se baseando, se não for procure outro esquema que tenha o mesmo SIO, senão muitas coisas não vão bater.

Depois disso faça um levantamento de TODOS os CIs da placa, número de identificação e código do CI, para procurar os datasheets na internet, nesse caso você vai ter que trabalhar com os datasheets que encontrar. Depois de identificar os PWMs é que podemos analisar o problema mais detalhadamente.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, paulopozatto disse:

Amigo, bom dia, vamos lá...........Tenho uma BA92 aqui de um RV411 funcionando, fui ligar pra ver, e essa minah palca tem tensão de 3.3V no Standbye no pino 8 da BIOS, talvezzz essa possa ser igual. Não sou perito em placas da Samsung,  mas geralmente as tensões de 3 e 5V de alta potência são sim VS, só aparecem depois do Start, o que temos na Bios, provavelmente são tensões de LDOs, de reguladores de baixa potencia, que inicialmente alimentam Super IO e Bios, basicamente.....

 

Então tomando como VDD, Se essa palca samsung for igual a minha, quemm, geralmente gera essa tensão , ´eo PWM "primario" que na minha placa é o TPS 51125................veja se vc tem um Ci desse na sua placa, geralmente terá duas bobinas perto desse Ci quadradinho.........O TPS51125, quando alimentado ( com 19v) e Habilitado, com cerca de 1,65V a 3V............, Habilita os reguladores LDO, de 3 e 5V VREG3 e VREG5...........que sao os pinos 8 e 17 respectivametne, nesse pinos ..........( caso tenah ahbilitação no pino 13, e alimentação de 19v no pino 16) deve gerar essa tensão de 3.3V que sai do Pino 8 e alimenta a BIOS e o SIO

Obrigado pela resposta @paulopozatto não tem esse CI na minha placa, único com 24 pinos tem a inscrição EF 3F 124 e não tem tensão, não acredito que seja a mesma placa.

Minha placa é essa das fotos.

 

@Carlos Porto realmente o esquema que estou me baseando não é o da minha placa.

Placa BA41-02501A-frente.jpeg

Placa BA41-02501A-verso.jpeg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, realmente não é a mesma não, minha palca é bem antiga, somente pra suposição msm, e análise.  Acredito que o EF-3F, seja o RT8207lgqw, geralmente responsável pela alimentação das memórias, veja se ele fica meio próximo ao slot de memóia RAM, provavelmente sua memória é uma DDR3L tb. 

 

Qualquer coisa amigo, tente pegar a identificação de todos os Cis, que sao "quadrados" digamos assim, Provavelmente vc terá um TPS 51125, 123, ou alguma variaçao dele, .............Talvez Um RT8209 8205, 8223, Up6182, todos esses e mais muitos, são Buck Converters, Pwm que fazem a conversão DC DC, talvez vc encontre siglas, como nesse caso desse CI, jogue na internet que provavelmente encontrar a referência 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulopozatto Achei esse indivíduo (foto), só que fiz o favor de estragá-lo, na hora de medir encostei os pinos 11 e 12 😧, antes do ocorrido o pino 3 estava com 3,28V e o 9 com 2,14V, depois passaram a medir, no pino 3 = 2,80V , o 9 = 2,05V , o 12 variando entre 7,30V e 8,20V , o 13 = 0V e o 17 = 2,05V , acredito que ele já estava com problema, pois não tem os 5V no pino 13. Vou ver se acho algo equivalente na minha sucata e trocar para medir de novo.

TPS51225B.jpg

Editado: por Zas Tras Informática
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/09/2019 às 18:44, Zas Tras Informática disse:

@paulopozatto Achei esse indivíduo (foto), só que fiz o favor de estragá-lo, na hora de medir encostei os pinos 11 e 12 😧, antes do ocorrido o pino 3 estava com 3,28V e o 9 com 2,14V, depois passaram a medir, no pino 3 = 2,80V , o 9 = 2,05V , o 12 variando entre 7,30V e 8,20V , o 13 = 0V e o 17 = 2,05V , acredito que ele já estava com problema, pois não tem os 5V no pino 13. Vou ver se acho algo equivalente na minha sucata e trocar para medir de novo.

TPS51225B.jpg

"o 12 variando entre 7,30V e 8,20V"
estranho pois o vim deve ter em torno de 19v talves seja uma fuga no mosfet de alta ou mesmo uma fuga de corrente na linha vim!!
identifique o mosfet de alta.
geralmente o gate do mosfet de alta é o pino 4.
veja se no pino 16(DRVH1) dá continuidade com algum pino 4 de algum mosfet!!
temos que ver se está dando fuga!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/09/2019 às 18:44, Zas Tras Informática disse:

@paulopozatto Achei esse indivíduo (foto), só que fiz o favor de estragá-lo, na hora de medir encostei os pinos 11 e 12 😧, antes do ocorrido o pino 3 estava com 3,28V e o 9 com 2,14V, depois passaram a medir, no pino 3 = 2,80V , o 9 = 2,05V , o 12 variando entre 7,30V e 8,20V , o 13 = 0V e o 17 = 2,05V , acredito que ele já estava com problema, pois não tem os 5V no pino 13. Vou ver se acho algo equivalente na minha sucata e trocar para medir de novo.

TPS51225B.jpg

"o 12 variando entre 7,30V e 8,20V"
estranho pois o vim deve ter em torno de 19v talves seja uma fuga no mosfet de alta ou mesmo uma fuga de corrente na linha vim!!
identifique o mosfet de alta.
geralmente o gate do mosfet de alta é o pino 4.
veja se no pino 16(DRVH1) dá continuidade com algum pino 4 de algum mosfet!!
temos que ver se está dando fuga!!

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, que ruim em, realmente isso acontece, fiz isso eeses dias, não se preocupe, é assim que vamos aprendendo, bom vamos lá:

 

 

Existem algumas equivalências para o TPS51125 ( vc pode colocar outros PWMs que irá funcionar, vou te passar a lista aqui do Fórum)

 

E sim, estranho msm, geralmente pino 16, varia de 18 e pouco até 19v ( embora a partir de uma tensão bem baixa 5v 7v ( precisa ver no Datasheet) ja´é considerado "alimentado") ..............o pino 13 é o VREG5, realmente deveria ter 5V, lembrando que o pino 13 e o pino 3, são LDOs, ( reguladores de baixa potencia ) que são usados pra alimentar "pequenos" circuitos, como BIOS SIO etc..............quando vc tem "19V" no pino 16, e  o pino 20 tem mais de 3v ( acho que o Threshold , que é a tensao barreira pra começar a funcionar mas geralmente tem cerca de 3,3v). Vc terá , VREG3 e VREG5, e quando tiver EN2 terá as fontes de alta potência, 3 e 5V ALW ( geralmente são Always On, sempre ativar ) 

Editado: por paulopozatto
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, talvez essa tabela te ajude, o 51125 pode ser trocado por alguns Cis que são equivalentes, caso não tenha o 51125 fácil aí, pode ser qq um dos equivalentes pra ele 

 

Quando recolocar o componentes, veja se nao existe curto em nenhum outro lugar, ( como os FETS ) ente Gate e Source principalmente, principalmente o Mosfet de Baixa ( DRVL2) onde o curto foi feito. 

 

AHHHHH Lembrando, não ligue a Energia sem o PWM na placa em, gera um transtorno bravo.........kkkkkkkkkkk perigoso danificar uma porrada de componentes.

Editado: por paulopozatto
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que vc precisa resolver o problema mas esse VIdeo ( e outros város do @infosquad  ) é excelente, confesso que estou achando a pinagem desse 51125 meio diferente kkkk, geralmente o VREG3 é pino 8 e o VREG5 pino 17 acredito, mas da uma olahda por favor, se encontra outro esquema e se o video te ajuda tb

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/09/2019 às 09:47, paulopozatto disse:

Amigo, talvez essa tabela te ajude, o 51125 pode ser trocado por alguns Cis que são equivalentes, caso não tenha o 51125 fácil aí, pode ser qq um dos equivalentes pra ele 

 

Quando recolocar o componentes, veja se nao existe curto em nenhum outro lugar, ( como os FETS ) ente Gate e Source principalmente, principalmente o Mosfet de Baixa ( DRVL2) onde o curto foi feito. 

 

AHHHHH Lembrando, não ligue a Energia sem o PWM na placa em, gera um transtorno bravo.........kkkkkkkkkkk perigoso danificar uma porrada de componentes.

o pwm correto é 51225!!!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 04/09/2019 às 13:13, paulopozatto disse:

Amigo, realmente não é a mesma não, minha palca é bem antiga, somente pra suposição msm, e análise.  Acredito que o EF-3F, seja o RT8207lgqw, geralmente responsável pela alimentação das memórias, veja se ele fica meio próximo ao slot de memóia RAM, provavelmente sua memória é uma DDR3L tb. 

 

Qualquer coisa amigo, tente pegar a identificação de todos os Cis, que sao "quadrados" digamos assim, Provavelmente vc terá um TPS 51125, 123, ou alguma variaçao dele, .............Talvez Um RT8209 8205, 8223, Up6182, todos esses e mais muitos, são Buck Converters, Pwm que fazem a conversão DC DC, talvez vc encontre siglas, como nesse caso desse CI, jogue na internet que provavelmente encontrar a referência 

Bom dia amigos, estou com a mesma placa HST BA41-02501A porém com vídeo dedicado, que liga e não dá vídeo, em minhas medições a placa tem todas as tensões menos a da memória, desculpem mas não conheço as siglas, ao ligar sobe 1,6v na bobina da memória e cai rapidamente para 0,5v acredito que meu problema também seja o RT8207L pois não existe nenhum mosfet em curto e já regravei a Bios e já tirei as bobinas da bga de vídeo dedicado para testar com o vídeo on-board e mesmo assim não subiu.

Alguém pode me orientar melhor ou apenas troco este CI?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...