Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Lenovo G 40 - 70 / aclu3 / aclu4 uma nm-A362 rev 1.0 / nao liga

Avalie este tópico:


cyberhut

Posts em destaque

Estou com essa placa na bancada q esta completamente morta nao liga.

 

Alguém teria uma dica para solução desse problema??

Seguem algumas tensões que achei.

 

PQ301 COM 20V NOS 8 TERMINAIS
PQ302 COM 20V NOS TERMINAIS 1,2,3 E 4
SUPER I/O 0V EM TUDO
BIOS 0V

PU301
1 - 0,8
2 - 0,8
3 - 0,0
4 - 0,6
5 - 0,0

6 - 2,5
7 - 0,0
8 - 0,0
9 - 0,0
10 - 0,0

11 - 0,2
12 - 1,2
13 - 1,2
14 - 0,0
15 - 0,0

16 - 6,0
17 - 5,8
18 - 1,2
19 - 1,2
20 - 20,0

 

Agradeço desde já!!!

Editado: por cyberhut
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, bom dia. Cra eu acho que o primeiro problema esta aqui

 

"PQ302 COM 20V NOS TERMINAIS 1,2,3 E 4"

 

Esse MOsfet, pelo que vi no esquema é um PNP, precisa de tensão "negativa" no gate, e se esta msm com 20 v, não vai saturar e deixar a tensão passar pro dreno do PQ302, Prooovavelmente vc tem algum curto ou outro problema na linha ( depois do PQ302), já que a proteção esta armada. 

 

 

Caso tenha fonte assimetrica, recomendo injetar, tensão de 19v no Dreno do PQ302, com corrente inicial de 1A. Pois PODEEE ser que exista algum curto na linha

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, cyberhut disse:

Estou com essa placa na bancada q esta completamente morta nao liga.

 

Alguém teria uma dica para solução desse problema??

Seguem algumas tensões que achei.

 

PQ301 COM 20V NOS 8 TERMINAIS
PQ302 COM 20V NOS TERMINAIS 1,2,3 E 4
SUPER I/O 0V EM TUDO
BIOS 0V

PU301
1 - 0,8
2 - 0,8
3 - 0,0
4 - 0,6
5 - 0,0

6 - 2,5
7 - 0,0
8 - 0,0
9 - 0,0
10 - 0,0

11 - 0,2
12 - 1,2
13 - 1,2
14 - 0,0
15 - 0,0

16 - 6,0
17 - 5,8
18 - 1,2
19 - 1,2
20 - 20,0

 

Agradeço desde já!!!

Eita Jovem, é msm kkk

Por favor, Edite seu tópico e remova as letras Maiúsculas por favor, Regras do Fórum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, paulopozatto disse:

Amigo, bom dia. Cra eu acho que o primeiro problema esta aqui

 

"PQ302 COM 20V NOS TERMINAIS 1,2,3 E 4"

 

Esse MOsfet, pelo que vi no esquema é um PNP, precisa de tensão "negativa" no gate, e se esta msm com 20 v, não vai saturar e deixar a tensão passar pro dreno do PQ302, Prooovavelmente vc tem algum curto ou outro problema na linha ( depois do PQ302), já que a proteção esta armada. 

 

 

Caso tenha fonte assimetrica, recomendo injetar, tensão de 19v no Dreno do PQ302, com corrente inicial de 1A. Pois PODEEE ser que exista algum curto na linha

Retirei o PQ301 e PQ302

injetei 19V nos drenos do PQ302 mas na houve variação na fonte. 

Injetando.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, paulopozatto disse:

Outra coisa, caso vc tenha o esquema eletrico dele, somente pra eu ter ctz que estou usando o msm que o seu, me passe o Link, porem acredito que sim

 

15 horas atrás, paulopozatto disse:

Amigo, somente apra teste, então se não existe curto, caso vc injete tensão no Dreno do PQ302, a maquina liga ?

A fonte não apresentou curto, mas a maquina não liga. Eu injetei tensão conforme a foto anterior. Ainda estou me familiarizando nas leituras de esquema :(

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, bom dia, vamos lá, cara, pino 17 18 e 19, com 19V, esta muitooo estranho, pq essa linha é a tensão por onde a bateria é carregada, e geralmente tem cerca de 10,8v até 14v no maximo , mas geralmente as baterias sao de 10,8v ou 11 v aprox, então acredito que a tensão do DRENo no PQ309, esteja passando direto por ele, e saindo no Source dele, então verifique se esse PQ309 não esteja conduzindo direto do Dreno para o Source........( o que só pode acontecer se for chaveado com o multimetro ou pelo CI PWM) . O pino 5 e 6 tb deveriam ter tensões de aprox 2,6v a 3 e pouco, que sao os pinos onde o CI "fala" que detectou o conector de energia.

 

NO pino 6, como tem 0V, e tem o VIN nos outros lugares, veja se não tem curto nessa linha, se o capacitor dessa linha ou o resistor PR311, estão em curto........qq coisa, pegue a ponta de prova em scala de diodo ( BIPE kk ) e teste a continuidade entre o terra e o pino 6, pra ver se acusa curto.

 

Pelo que vi no Manual aqui, no pino 6 "ACDET", quando ele tiver mais que 2,4V e menos que 3,15V ( que é uma tensão de segurança, caso ele exceda 3,15V  o ci "desarma a detecção do pino" ), assim que tiver uma tensão ente 2,4 e 3,15V, o Ci vai reconhecer o adaptador conectado, e vai GERAR, ACOK, que é um DRENO aberto, ele vai MANDAR, Criar essa tensao, que geralmente vai pro SIO, indicando que o conector esta ok. Então pra ter o ACOK, precisa primeiro ter ACDET dentro dessa faixa........

 

Então vamos ser objetivos pra te ajudar:

 

Primeira coisa remova o PQ309, e ligue novamente o carregador, e veja se tem ACDET e ACOK..........

Caso contrario veja se tem curto na linha do pino 6.....lembrando que vc precisa ter a tensão no pino 6, para que o pino 5 ( ACOK ) envie o sinal de "tudo bem".............

 

Acredito que sejam os próximos passos amigo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Removi o PQ309, e ele está com 20v nas 8 trilhas onde ele estava soldado. Medi o mosfet na escala de beep (rsrs) e nada, mortinho.

 

O PR311 me parece ser esse que medi na imagem em anexo. Parece está ok [698]

 

Peguei algumas outras informações na região. Eu marquei 2 capacitores que estão apresentando continuidade, retirei eles e os mesmos estão ok, a continuidade é nos 2 polos na placa.

 

Espero que tenha ajudado a me ajudar hahaha.

 

09-09-2019a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/09/2019 às 18:41, jhoe1981 disse:

@cyberhut 

vc testo o fet pq301  que nao esteia em curto , se injeto tensao no pr301 e nao tivese comsumo algum, poco dizer que o problema e o pq301 que esteia em curto porem e um fets de Canal P sugiero trocar o pq301.

Esse eu já troquei, vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, hoje foi meio corrido aqui kk, me desculpe, chegando em casa, a noite já te dou mais um parecer, mas me diz umaa coisa, sem o PQ309, as medições no charger ( PU301) ainda continuam a mesma ? Esses capacitores, será que conseguiria me falar quais são eles no esquema ? Eu talvez, tentaria remover o Ci de charger, e ver se o curto ainda existe, nos pads dos capacitores.....mas se possivel não ligue ele sem o CI com uma fonte normal, somente assimétrica.......removendo o CI, tenta ver se o curto nos capacitores some p favor.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, na vdd nenhuma grande mudança , mto estranho ainda, essas tensões no pino 17 e 19 não tenham mudado, msm sem o PQ309, só se o CHarger foi pros quiabos msm, e esta passando 19 pra todo mundo, depois que retirar o charger, pode injetar tensão tb ok ? mas no caso acho que não vai mudar muita coisa, já que pelo que me lembro não acusou nenhum curto quando injeta a tensão, mas faça isso remova o Ci de charger e teste o curto nos capacitores p favor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/09/2019 às 10:22, cyberhut disse:

Estou com essa placa na bancada q esta completamente morta nao liga.

 

Alguém teria uma dica para solução desse problema??

Seguem algumas tensões que achei.

 

PQ301 COM 20V NOS 8 TERMINAIS
PQ302 COM 20V NOS TERMINAIS 1,2,3 E 4
SUPER I/O 0V EM TUDO
BIOS 0V

PU301
1 - 0,8
2 - 0,8
3 - 0,0
4 - 0,6
5 - 0,0

6 - 2,5
7 - 0,0
8 - 0,0
9 - 0,0
10 - 0,0

11 - 0,2
12 - 1,2
13 - 1,2
14 - 0,0
15 - 0,0

16 - 6,0
17 - 5,8
18 - 1,2
19 - 1,2
20 - 20,0

 

Agradeço desde já!!!

Amigo se você não tem curto no B+, então, pelas medições acima, o PU301 estava com valores normais exceto pelos pinos 1 e 2 porque PQ302 estava em corte. Sugiro que você, depois de confirmar que estão bons, volte os mosfets: PQ301, PQ302, PQ303 e outros que tenha removido. Depois confirme se PU301 ainda está com as mesmas medidas. Se ainda estiver com as mesmas medidas, meça PQ998 pinos 3, 4 e 5, poste o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, master7 disse:

Amigo se você não tem curto no B+, então, pelas medições acima, o PU301 estava com valores normais exceto pelos pinos 1 e 2 porque PQ302 estava em corte. Sugiro que você, depois de confirmar que estão bons, volte os mosfets: PQ301, PQ302, PQ303 e outros que tenha removido. Depois confirme se PU301 ainda está com as mesmas medidas. Se ainda estiver com as mesmas medidas, meça PQ998 pinos 3, 4 e 5, poste o resultado.

Amigo, até entendo que o PACIN resolveria o problema de chaveamento, mas se não estou enganado, temos um problema maior aqui...no charger.......

 

Ele não tem ACDET, pino 6, Logo não tem ACOK que vai pro SIO informando que o conector esta inserido.........Acho estranho, mas preciso confiar no que ele me disse, temos tensão de 19v volts, na linha de alimentação da Bateria......e no Gate do Mosfet de ALTA, me parece estar errado isso, e o PACIN só iria resolver o problema de "passar" a tensão pelo PQ302, e isso ele já fez injetando tensão na linha, claro que precisamos resolve-lo, mas acredito que precisamos focar no CHarger, pra poder ver o que esta acontecendo. Desculpe colocar assim, mas me parece que o problema do charger deve ser solucionado primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulopozatto  No poste #1 o  usuário @cyberhut colocou que tinha o Pino 6 - ACDET com 2,5V e o Pino 5 - ACOK com 0V, ou seja, aterrado. Portanto, entendo que esses valores estão corretos, mas a ALTA não estava sendo chaveada pelo PQ302 devido ao valor de sua tensão de Gate. Então, creio que o defeito está relacionado ao sinal PACIN. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...