Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida EMI - Reator de Lâmpada Fluorescente - Filtro com Capacitores

Avalie este tópico:


Jota_Santos

Posts em destaque

Pessoal,

 

Fazendo uns testes aqui com relação à imunidade a EMI em um dispositivo, percebi que lâmpadas fluorescentes são um importante gerador de interferência. Estou usando uma lâmpada fluorescente compacta de 85W como fonte geradora desses ruídos nos testes.

Consegui reduzir muito essa interferência usando um capacitor de 100nF na entrada da alimentação(220VCA) desse dispositivo e estou pensando em fazer um banco desses capacitores para ver se melhoro ainda mais esta redução.

 

Estou pensando em usar os seguintes capacitores associados em paralelo:
 (nF): 220, 100, 47, 15, 10, 6.8, 3.3, 1

 

Somadas as capacitâncias, teríamos em torno de 400nF e aí vai minha pergunta:

Conseguirei melhor resultado usando capacitores associados do que apenas 1 capacitor de 470nF, por exemplo? Ou não? Por quê?


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jota_Santos ha técnicos aqui que com certeza podem lhe dar uma melhor resposta, mas eu acredito que aplicamos capacitores em paralelo assim de valores diferenciados. Por exemplo associar um de 100 uF, outro de 100 nF e um de 100 pF. Chamamos essa configuração de um 'array de capacitores'. Se todos que quer usar são de nF, poderia usar apenas um que seria a mesma coisa no meu entendimento. Outros técnicos poderiam comentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods e @walteruga

 

Estou pensando se pode existir uma melhor resposta usando vários capacitores considerando a hipótese de que determinada capacitância individual pode produzir melhor efeito sobre determinada frequência de ruído.

Digamos que temos um espectro de ruído amplo em frequência, será que um capacitor de 100nF é melhor para "anular" o ruído na frequência X, enquanto que um capacitor de 47nF é melhor para um frequência 2X ...

Se isso estiver correto, vários capacitores de capacitâncias diferentes  associados conseguiriam atenuar ruídos de mais frequências?

Será que isso tem fundamento?

Editado: por Jota_Santos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

de fato, capacitores de valores diferentes podem atenuar frequências diferentes, mas... se estiver simplesmente em paralelo, vão se comportar como apenas um capacitor.

 

Se quer melhorar a imunidade a ruído transmitido pela rede, intercale um capacitor, um indutor duplo, e outro capacitor. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estudando aqui ...

 

@zazulak, tinha feito umas simulações ontem e cheguei na conclusão do que vc disse que colocando os capacitores em paralelo eles reagem como se fossem um só de capacitâncias somadas. Na simulação, vi que quanto mais alta a frequência do sinal, menor a capacitância necessária para fazer a atenuação.

 

@nagkiller, ótimos artigos. Inclusive o segundo já tinha aqui nos meus favoritos.

 

A briga está em fazer um bom filtro sem dispor de um terra, dureza!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...