Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise ASUS / H81M-K / liga, mas não dá vídeo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Pessoal estou com uma placa mãe asus que liga e não da imagem, ela estava funcionando tranquilo ontem hoje fui ligar e não ligou mais,  ja testei o processador e memoria em outra placa e estão ok, ja regravei a bios e ja fiz uma limpeza mesmo assim não funcionou, então tirei o cooler para ver se o processador esta esquentando e o processador não esta esquentando, então coloquei o dedo sobre cada componente pra ver se eu achava algum esquentando e pimba, achei esse fusistor com o numero 121 em cima ele ta pegando fogo não da nem pra ficar com o dedo em cima, tenho que subistituir ele ? posso fazer ligação direta e ver se e ele mesmo ?

20190906_173208.jpg

20190906_173229.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/09/2019 às 22:06, Rafaelzero disse:

Opa obrigado Márcio,  pode ser um resistência normal sem ser a smd?

 

Depois de remover, veja se este resistor está dando 120ohms

 

Se estiver defeituoso, aí sim parte para a substituição. Caso esteja ok, tente ver outros componentes em volta e partir para o esquemático

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafaelzero ,

Resistor superaquecendo deve estar sendo submetido a uma corrente maior do que o normal, podendo existir algum curto. Note que esse resistor é bem grande e deve receber uma corrente relativamente alta. 

Concordo com o @marciobaldo , teste antes de substituir e não substitua por outro de valor diferente. 

Tanto faz se não for SMD, desde que seja do valor correto.

Editado: por Zoom1966
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal atulizaçao atualizei a bios e agora liga e fica bipando o resistor continua esquentando muito e achei uma trilha torrada mais ela ainda tem continuidade, partir pra medir as tensoes e estão todas ok o v core ta chegando tbm vejam no video : 

 

 

Editado: por Rafaelzero
Video errado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafaelzero 

Amigo, no video dá pra ver sim a trilha, mas se você postar uma foto da região fica melhor. Vídeo movimenta muito e dificulta a visualização.

Conseguiu identificar onde começa e termina essa trilha? Ela parece que vai do slot de memória DIMM_A1 em direção ao capacitor eletrolítico marrom.

Porque o resistor marcado 121 (OR206, 120 ohms) não parece fazer parte desse circuito. É muito grande, 2 Watts! E pelo Boardview que você arrumou, esse resistor está entre o 12V e o GND. Compare as trilhas do resistor e a que está queimada pra ver a diferença de calibre!

Outra coisa... Você já deu uma boa examinada nesse slot de memória, pra ver se não tem alguma coisa presa dentro dele, fechando um curto?

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei o danado galera ele tava fechando curto com a linha de 5 v e não tava fornencendo os 1,5 da memoria o nome dele e : RT9045GSP SOP-8 , aqui o datasheet da criança

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, e um regulador de tensão drr alguem sabe se toda placa tem ele ?pois não tenho sucata igual a essa, tenho que achar um semelhante. Posso colocar um regulador normal ?

Editado: por Rafaelzero
Datasheet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafaelzero 

 

10 horas atrás, Rafaelzero disse:

Achei o danado galera ele tava fechando curto com a linha de 5 v e não tava fornencendo os 1,5 da memoria o nome dele e : RT9045GSP SOP-8 , aqui o datasheet da criança

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, e um regulador de tensão drr alguem sabe se toda placa tem ele ?pois não tenho sucata igual a essa, tenho que achar um semelhante. Posso colocar um regulador normal ?

Amigo, Mercado Livre tem. Dá uma busca lá. Comprar da China também vale, mas tem a demora...

A trilha queimada tem conexão com ele?

 

@LM Cryptomoedas 

 

20 horas atrás, LM Cryptomoedas disse:

@Zoom1966  acabei de criar conta no forum e queria te dar parabens pela boa  vontade e paciencia de ajudar o proximo !  deus te abençoe meu querido continue assim 

É o objetivo deste Fórum. Uma mão lava a outra! rsrs

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafaelzero 

Não sou muito a favor de ligar um circuito que falta componente, principalmente sem ter um esquema pra analisar. É arriscar muito. Um exemplo é ligar uma placa onde tem uma fonte DC-DC onde falta o PWM. Pode ser catastrófico.

Então, já que existe à venda e não é caro, eu optaria pela segurança da troca, ok?

Boa sorte aí!

Editado: por Zoom1966
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...