Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise intel /DH61sa / não funciona USB, audio, e PCI express X1

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá a todos. Tenho essa intel DH61sa que parou de funcionar todas as portas USB traseiras e frontais, o audio traseiro e frontal e o slot pci express x1. Constatei que a fonte atx estava com a linha de 5V alterada para 7V. Mesmo com outra fonte nova, não funciona. As portas USB tem 5V. As proteções das USB estão recebendo 5V e conduzindo a 13ohm.  Na PCI express tenho tensão de 12V e de 3.3V. Alguém tem o esquema dessa placa ou alguma dica? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Zoom1966 disse:

@Sergio Penido 

Nesse caso, seria muito importante ter o esquema para ver o que é alimentado diretamente pela linha de 5V.

Essa linha de 5V é a que é alimentada pelos fios vermelhos da fonte ou é a linha 5VSB, que é o fio roxo?

 

 

a linha que estava alterada era a de 5V mesmo. Fios vermelhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RIF Rodrigo Isa Fernanda disse:

chipset H61 dá muito problema, eu já tentaria a troca dele.
Boa sorte 

Eu pensei nele mesmo. Porém queria trocar ideia antes, porque sem esquema é difícil de entender. E trocar sem necessidade é bastante triste. Mas se eu não achar outra causa, vou trocar ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sergio Penido 

Na foto tem a serial sim. É o bloco verde. O que parece que falta é um bloco de USBs.

Mas, independente disso, Sérgio, parece um problema na PCH ou BGA.

Digo isso porque dos recursos que estão sem funcionar, até onde pesquisei, só o CI de áudio parece receber 5V. O CI de rede usa 3.3V e USB e PCIe, fora a alimentação, dependem da PCH.

O que me intriga é que geralmente as placas tem uma monitoração de voltagens da fonte que, quando uma voltagem sai da tolerância, soa um alarme. Costuma funcionar do mesmo modo que um alerta de cooler parado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Zoom1966 disse:

@Sergio Penido 

Na foto tem a serial sim. É o bloco verde. O que parece que falta é um bloco de USBs.

Mas, independente disso, Sérgio, parece um problema na PCH ou BGA.

Digo isso porque dos recursos que estão sem funcionar, até onde pesquisei, só o CI de áudio parece receber 5V. O CI de rede usa 3.3V e USB e PCIe, fora a alimentação, dependem da PCH.

O que me intriga é que geralmente as placas tem uma monitoração de voltagens da fonte que, quando uma voltagem sai da tolerância, soa um alarme. Costuma funcionar do mesmo modo que um alerta de cooler parado.

Aqui liga normal, sem alerta sonoro ou no post. A rede funciona normal. Só parou audio, USB e PC x1. Até o PCI 16 funciona, Essa placa tem o bloco de serial mesmo, só não tem o conector traseiro. E ela tem só um bloco de USB. Falta dois. (Placa de baixo custo). Esses modelos de placa usam a pch pra controlar esses itens, por isso vejo possibilidade de ser ele. Mas tb fiquei com dúvida semelhante a sua: Se tem tantos componentes parados por causa da pch, como essa placa ainda liga e funciona o restante sem apresentar problemas? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sergio Penido disse:

Aqui liga normal, sem alerta sonoro ou no post. A rede funciona normal. Só parou audio, USB e PC x1. Até o PCI 16 funciona, Essa placa tem o bloco de serial mesmo, só não tem o conector traseiro. E ela tem só um bloco de USB. Falta dois. (Placa de baixo custo). Esses modelos de placa usam a pch pra controlar esses itens, por isso vejo possibilidade de ser ele. Mas tb fiquei com dúvida semelhante a sua: Se tem tantos componentes parados por causa da pch, como essa placa ainda liga e funciona o restante sem apresentar problemas? 

se pegar no esquema o chipset você vai ver que ele é separado por setores, um curto na usb pode ter danificado alguns setores dele apenas mas o restante funciona, já arrumei alguns notes com chip HM65 e 55 que não comunicavam as usbs e sem som tb, foi trocar o chip (nesses casos não adianta rebal ok) que tudo voltou a funcionar.
Ví um anuncio no ML desse H61 por 40,00 acho q valhe a pena arriscar a troca por um novo, pegar esses h61 de sucata é arriscado pode ser que não esteja bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, RIF Rodrigo Isa Fernanda disse:

se pegar no esquema o chipset você vai ver que ele é separado por setores, um curto na usb pode ter danificado alguns setores dele apenas mas o restante funciona, já arrumei alguns notes com chip HM65 e 55 que não comunicavam as usbs e sem som tb, foi trocar o chip (nesses casos não adianta rebal ok) que tudo voltou a funcionar.
Ví um anuncio no ML desse H61 por 40,00 acho q valhe a pena arriscar a troca por um novo, pegar esses h61 de sucata é arriscado pode ser que não esteja bom.

ok, eu vou trocar. Eu tenho o chip novo aqui. Depois posto o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sergio Penido 

Lembra dos notebooks que eram campeões de defeito nas soldas BGA da PN? Começava parando recursos como rede, wi-fi, som... Até parar totalmente.

Por isso cheguei nessa conclusão.

Infelizmente, nesses casos a gente tem que usar uma ciência pouco precisa: o achismo! kkkkkk

Abraço e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...