Jump to content
MPB

em análise Asus H110M-C não liga

Rate this topic

Recommended Posts

Bom dia a todos.

Estou com simplesmente 5 placas desse modelo citado no título e nenhuma delas está ligando.

Já fiz atualização de BIOS e nada.

Já tentei ligar sem o cabo auxiliar de energia do processador (12V) e nada.

Possuo os 3V nos pinos referente ao Power sw mas não liga.

Onde posso analisar?

Obrigado.

@MPB 

Amigo, qual arquivo você usou para atualizar a BIOS? Era .BIN ou era de outro formato? Qual a procedência?

O memória SPI da BIOS está recebendo alimentação no pino 8?

@Zoom1966 

19 horas atrás, Zoom1966 disse:

@MPB 

Amigo, qual arquivo você usou para atualizar a BIOS? Era .BIN ou era de outro formato? Qual a procedência?

O memória SPI da BIOS está recebendo alimentação no pino 8?

Boa tarde.

Obrigado pelo retorno.

Pinos 1, 2, 3, 7 e 8 tenho 3,3V.

Peguei o arquivo do site da Asus que se não me engano vem no formato .CAB e peguei outro aqui no fórum mesmo.

Você tem alguma BIOS desse modelo para me passar?

Obrigado mais uma vez.

@Zoom1966 

Tenho um gravador SVOD, creio que ele grave com extensão .CAP pois não apresentou erro, mas mesmo assim converti para .BIN utilizando o UEFITOOLS e mesmo assim nada.

O que está muito estranho é que possuo as tensões mas não starta.

Vi que um colega disponibilizou um guia de reparo:

10 horas atrás, MPB disse:

Tenho um gravador SVOD, creio que ele grave com extensão .CAP pois não apresentou erro, mas mesmo assim converti para .BIN utilizando o UEFITOOLS e mesmo assim nada.

Esse era o detalhe que eu queria saber. Já vi uns colegas baixarem o .CAP e tentar usar diretamente. Mas ele é um formato encapsulado e não funciona. Tem que converter, como você fez. 

@Zoom1966 

Em 11/09/2019 às 03:08, Zoom1966 disse:

Esse era o detalhe que eu queria saber. Já vi uns colegas baixarem o .CAP e tentar usar diretamente. Mas ele é um formato encapsulado e não funciona. Tem que converter, como você fez. 

Então, mas não funcionou, tem alguma ideia do que mais pode ser?

Obrigado.

Tem as tensões de 5V nos fios verde e cinza do conector de 24 pinos com a placa em stand by? Outra coisa, verifica se a PCh em stand by esquenta.

Edited by Polibrin

@MPB 

Mas não dão nem sinal de vida?

Acho que o amigo @Polibrin  quis dizer fios verde e roxo.

O guia de reparo não ajudou?

Outros detalhes que não ficaram claros: tentou outro processador, memória, fonte...?

Qual o histórico dessas placas? Vieram todas do mesmo local? Já vi empresas terem perdas grandes com raio, sendo que as placas mãe são muito sujeitas a esse tipo de problema por causa da conexão ethernet.

Já tentou forçar a fonte a ligar, aterrando o fio verde? Caso tente, veja se algum CI aquece de modo anormal.

Boa sorte aí! 

Sim foi, fios verde e roxo. Perdoe o erro .

ja analisou o cristal de 32 kHz ele está oscilando? Tem tensão nos pinos  do power? Se tem aí parte para analisar o Super i/o. 

Boa tarde. 

Desculpem a demora.

Esses dias entrou uma placa igual a essa e por via das dúvidas eu usei a BIOS da que estava funcionando nessas placas e nada de funcionar também.

@Polibrin 

Em 12/09/2019 às 18:27, Polibrin disse:

Tem as tensões de 5V nos fios verde e cinza do conector de 24 pinos com a placa em stand by? Outra coisa, verifica se a PCh em stand by esquenta.

Tenho as tensões nesses fios e PCH não aquece.

@Zoom1966 

Em 13/09/2019 às 00:51, Zoom1966 disse:

@MPB 

Mas não dão nem sinal de vida?

Acho que o amigo @Polibrin  quis dizer fios verde e roxo.

O guia de reparo não ajudou?

Outros detalhes que não ficaram claros: tentou outro processador, memória, fonte...?

Qual o histórico dessas placas? Vieram todas do mesmo local? Já vi empresas terem perdas grandes com raio, sendo que as placas mãe são muito sujeitas a esse tipo de problema por causa da conexão ethernet.

Já tentou forçar a fonte a ligar, aterrando o fio verde? Caso tente, veja se algum CI aquece de modo anormal.

Boa sorte aí! 

Não entendi o guia de reparo e por isso não consegui seguir.

Estou tentando ligar sem processador e memória, com relação a fonte já testei com outra.

As placas são de uma mesma empresa, mas deram defeitos em períodos diferentes, normalmente o chip de rede quando queima o mesmo aquece e nesse caso nem ele e nem o PCH estão aquecendo.

Mesmo forçando com o aterramento do fio verde não liga.

@Polibrin 

Em 21/09/2019 às 17:51, Polibrin disse:

Sim foi, fios verde e roxo. Perdoe o erro .

ja analisou o cristal de 32 kHz ele está oscilando? Tem tensão nos pinos  do power? Se tem aí parte para analisar o Super i/o. 

O cristal eu consigo analisar apenas pelo osciloscópio?

Possui a tensão de 3,3V no pino do power switch.

Com relação ao IO, poderia me auxiliar?

Obrigado a todos pelo auxílio.

Boa tarde! Eu estava com uma placa h110 com sintomas parecidos, não iniciava nem dava sinal de vida, os componentes estava normais, O que fiz foi troca o cristal ela volto a dar start novamente. não estou dizendo que e o seu problema mas o meu foi resolvido assim.

Acho que deveria testar o cristal, se não puder, vale a pena trocar. Veja se o SIO está recebendo alimentação de 3.3V.  Caso a placa tenha sofrido descarga forte, os mosfets na parte inferior, próximos aos slots pci estarão em curto ou aquecendo. Boa sorte.

@MPB tem fonte assimetrica, se tiver aplica 3v nos pinos de 3, 5 e 12v e verifica algum consumo fora do normal. retira o conector de 12v do processador trabalha sem ele ate que a placa de algum sinal de vida. Verifica o cristal de 32khz e as tensoes da bios. cristal so com osciloscopio ou multimetro que faca medicao de frequencia, ,mas como é um cristal comum é preferivel trocar por outro e ver o resultado.