Jump to content
eliasgirardi

 notícia Identificado material com ponto de fusão recorde

Rate this topic

Recommended Posts

010160150729-recorde-ponto-de-fusao.jpg

Uma combinação ótima de háfnio, carbono e nitrogênio resultará em um material com o mais alto ponto de fusão conhecido. [Imagem: Hong & de Walle - 10.1103/PhysRevB.92.020104]

 

Recordes de ponto de fusão

 

Pesquisadores identificaram um material que baterá o recorde de ponto de fusão mais elevado dentre todas as substâncias conhecidas.

 

O elemento químico de ponto de fusão mais alto é o tungstênio, que se liquefaz a 3.414º C. Mas o atual detentor do recorde é uma cerâmica refratária feita com os elementos tântalo, háfnio e carbono (Ta4HfC5), que se funde a 3.942º C.

 

O novo material também é uma cerâmica, feita de háfnio, nitrogênio e carbono (HfN0,38C0,51), que deverá ter um ponto de fusão de 4.127º C (4.400 kelvins) - isto é cerca de dois terços da temperatura na superfície do Sol.

 

Qi-Jun Hong e Axel van de Walle, da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, descobriram a nova cerâmica por meio de simulações computadorizadas, e agora estão tentando sintetizar o material para confirmar as previsões.

 

"A vantagem de começar com a abordagem computacional é que podemos experimentar muitas combinações diferentes a um custo muito baixo e encontrar aquelas que podem valer a pena experimentar no laboratório," disse Axel. "Caso contrário, estaríamos apenas atirando no escuro. Agora sabemos que temos algo que vale a pena tentar."

 

Usos práticos

 

A identificação de um composto com temperatura de fusão tão elevado é importante para o campo dos materiais de alto desempenho, usados no revestimento de turbinas a gás, escudos de calor para veículos supersônicos e hipersônicos e, eventualmente, nos experimentos de fusão nuclear.

 

Mas ainda não é possível prever se o novo material será utilizável em tais aplicações.

 

"O ponto de fusão não é a única propriedade que é importante [em aplicações de materiais]," disse Axel. "Você precisa considerar coisas como propriedades mecânicas, resistência à oxidação e todo tipo de outras propriedades. Assim, levando essas coisas em conta você pode querer misturar outras coisas que podem reduzir o ponto de fusão. Mas como estamos começando tão alto, temos mais liberdade para ajustar outras propriedades. Então eu acho que isso dá às pessoas uma ideia do que pode ser feito."

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=material-ponto-fusao-mais-elevado&id=010160150729#.XXaaFtJKjIU

 

  • Like 2
  • Nice 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Para quem não sabe (ou cabulou as aulas do ensino fundamental kk), o tungstênio é o filamento que ilumina nas lâmpadas incandescentes

 

E isso só é possível porque está no vácuo

Edited by marciobaldo
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

@marciobaldo  eu li em um  rótulo dessas lampadas (Acho que da GE) é que eles faziam vácuo e botavam um gas nobre (não dizia qual o gás, por óbvio). Até esse rotulo eu sempre soube que era vácuo (sem vácuo o tungstenio oxida e estoura)

  • Nice 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Texto retirado da internet (wikipédia):

 

"Tipicamente a temperatura de operação de um filamento de tungstênio fica entre 2200 °C e 2700 °C (em algumas lâmpadas especiais pode atingir 3120 °C)."

 

E pensar que 95% dessa energia é perdida na forma de calor, apenas 5% se converte em luz...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...