Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer E5 574/Da0zrwmb6g0 Rev:g/sem tensão BIOS

Avalie este tópico:


m4yur1

Posts em destaque

Boa tarde.
Estou com esse notebook na bancada Acer E5 574/Da0zrwmb6g0 Rev:g que não apresenta tensão na bios, ele chegou a mim com curto no chip realtek de som, ao remover o mesmo, o curto sumiu, porém ele permance sem tensão na bios.
A placa apresenta algumas tensões básicas e  apresenta o led de carga quando conectado com a bateria.

Aparentemente não há mais curtos, e não aquece nenhum setor ao permanecer ligado, alguém poderia me dizer o responsável pela alimentação do CI BIOS dessa placa?

Desde já agradeço!
 

Editado: por m4yur1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, joelysilva33 disse:

@m4yur1  Segundo o esquema, o pino 8 da bios é alimentado por +3V_PCH_ME que deriva da tensão +3V_S5. Essa tensão nasce em PQ37

Entendi.
O problema é que essa placa não apresenta a marcação da posição na maioria dos componentes..., não encontrei nenhuma posição iniciada com "PQ".
Vi que o pino 8 compartilha a mesma linha do pino 4 do PU10, porém não encontrei nada de tensão próximo a essa região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@m4yur1 Essa placa é complicada mesmo.

 

Mas veja. No esquema temos:

 

image.png

 

Então podemos observar no pino 8 a presença de dois resistores um de 1k e outro escrito "short" que no caso se trata te um local ligado direto como uma pad, e um capacitor. 

 

 

Olhando a placa temos:

 

image.png

 

Aqui podemos perceber o "short" e o capacitor e resistor. Então podemos concluir que a tensão nomeada no esquema como +3V_PCH_ME faz parte da tensão nomeada como +3V_S5. Esta por sua vez vem dessa parte do esquema:

 

image.png

 

Ai temos as tensões de entrada VIN, EN1, EN2. E num primeiro momento esse CI vai gerar duas tensões a VL e LDO (Vreg5 e Vreg3) e principalmente a VL vai ter um importante papel para ser usada em uma das tensões de entrada no caso EN1 E EN2 essas vão ativar as tensões dos drives são as tensões S5 (+5VPCU, +3VPCU).

 

Perceba que alem da tensão VL aparecendo voce precisa ter o sinal de ativação em nivel logico alto em S5_EN mais ai é outra historia que vai ficar mais longa.

 

Então veja primeiro esses passos. 

 

Na placa esse setor é esse:

 

image.png

 

Vai lá. E poste as tensões e suas conclusões.

image.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, K0rTy disse:

@m4yur1 Essa placa é complicada mesmo.

Mas veja. No esquema temos:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Então podemos observar no pino 8 a presença de dois resistores um de 1k e outro escrito "short" que no caso se trata te um local ligado direto como uma pad, e um capacitor. 

Olhando a placa temos:

Aqui podemos perceber o "short" e o capacitor e resistor. Então podemos concluir que a tensão nomeada no esquema como +3V_PCH_ME faz parte da tensão nomeada como +3V_S5. Esta por sua vez vem dessa parte do esquema:

Ai temos as tensões de entrada VIN, EN1, EN2. E num primeiro momento esse CI vai gerar duas tensões a VL e LDO (Vreg5 e Vreg3) e principalmente a VL vai ter um importante papel para ser usada em uma das tensões de entrada no caso EN1 E EN2 essas vão ativar as tensões dos drives são as tensões S5 (+5VPCU, +3VPCU).

Perceba que alem da tensão VL aparecendo voce precisa ter o sinal de ativação em nivel logico alto em S5_EN mais ai é outra historia que vai ficar mais longa.

Então veja primeiro esses passos. 

Na placa esse setor é esse:

Vai lá. E poste as tensões e suas conclusões.

image.png

Muito obrigado.
Com isso já vai dar para trabalhar bastante nela, agradeço a força .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@K0rTy Bom dia.
Do lado inferior do setor que você citou encontrei oxidação, e ao limpar, o resistor (pelo menos aparentava) da foto despedaçou, como pode ver, a informação nesse setor é zero...

Chega 3v3 em um dos pads,

Aparentemente caiu algum líquido na placa, como pode ver na foto as manchas pretas.

20190914_101427.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é cara. Tem bastante coisa oxidada ai. O que você vai ter que fazer é tirar foto dos setores retirar os componentes. Limpar com a malha dessoldadora, ver se não tem alguma dessas trilhar rompidas talvez até reparar. Depois disso talvez voce precise ver o setor que eu falei lá em cima.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...