Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida CCE Ultra thin T345 / Placa Cl341 NPB ver.C / Não liga

Avalie este tópico:


Sávio Tavares

Posts em destaque

Olá pessoal. Tenho esse notebook a uns 5 anos, e recentemente o notebook estava desligando sozinho ( todas as luzes apagava ao mesmo tempo, Power, carregador e wi-fi). Daí abri o notebook para inicialmente limpar, realizei a limpeza, porém o problema persistiu. Abri novamente para tentar encontrar algo fora do comum, e constatei um defeito do Jack Power, conector DC, e tive que realizar a troca, porém não encontrei o mesmo conector e fiz uma adaptação, peguei um conector com a mesma entrada e descobrir onde era o positivo e negativo, com multímetro, e soldei. O conector era com fio, o que facilitou a adaptação, só olhar o que era negativo e positivo pela própria cor do fio, e conferir no esquema da placa. Bom, até aí "tudo bem", ao montar o notebook e conectar a fonte, apresentou a luz do led Power "meio" acessa, luz fraca, e a da fonte acessa. Ao apertar o botão Power nada acontece. Caso eu desligue a fonte e aperte o botão de ligar, a luz led da fonte acende e a do Power fica meio acessa enquanto eu tiver pressionando, assim que eu solto tudo desliga novamente. Realizei o teste de alguns capacitores e não encontrei nenhum queimado, teste visual também não vi nada queimado. Cooler não liga. Não consegui identificar corrente em alguns lugares da placa, talvez tenha feito algo errado na medição. Mas então, caso alguém tenha alguma solução, dica ou qualquer coisa que possa me ajudar eu agradeço. Não quero levar em uma assistência técnica, por que o notebook ja é antigo e eu to querendo treinar nele.

MVIMG_20190911_194053.jpg

MVIMG_20190911_194049.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite.. resumindo.. ela ligava antes de vc trocar o jack.. 
apos a troca do jack nao ligou mais.. correto?

nesses casos tu tem que medir a continuidade dos pinos ve se o positivo tava indo pro lugar certo e o negativo .. no caso ele usa um conector jack com cabo.. ne? 
primeiro tu confere ( coloca ponta do multimetro no cabo vemelho e onde é soldado no jack)
sao 2 vermelhos e 2 preto neh..

apos isso tu coloca a fonte nesse jack e ve se chega a tensao de 19v nos vermelho.. 

isso é o seu primeiro passo acredito que esteja correto ate ai.. mas confere...

apois isso na placa..( com o jack e a fonte conectada) tu vai ver se chega os 19v .. e conferir as nas bobinas se chega as voltagem de 3v e de 5v

pra te ajudar tem precisa do esquema dela..
 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, consegui medir no PQ82 19v, saída do circuito de alimentação, porém nas bobinas não constatei voltagem nenhuma. E agora o led da fonte não liga mais, porém o do Power continua "meio acesso".

E questão do Jack eu já realizei essas medidas e tá tudo certo 

Editado: por Sávio Tavares
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom caso tu nao encontre as TENSOES pRIMARIAS de 3 e 5 nas bobinas.. tera que analisar toda a linha inicial desde a entrada do jack e ver onde ta tendo essa fuga de tensao..

eu começo sempre vendo se nos mosfet de alta estao chegando a tensao 

na pag 39 sao eles PQ11 PQ10 no dreno deles devem chegar a tensao de 19v ( ou proximo a isso )

confere se chega algo nesses pinos do 5 ao 8

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Sávio Tavares disse:

Nenhum desses dois resistores tem voltagem, em nenhum dos lados. O capacitor PC 119 só tem voltagem de um lado, a que sai do resistir PR170. Vários capacitores dando continuidade com o terra. As bobinas também. 

quais bobinas dando continuidade com terra?

Veja se o PQ14 não esta em curto.

Editado: por Donini II
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, Sávio Tavares said:

Nenhum desses dois resistores tem voltagem, em nenhum dos lados. O capacitor PC 119 só tem voltagem de um lado, a que sai do resistir PR170. Vários capacitores dando continuidade com o terra. As bobinas também. 

PL1 e PL3 sem tensao e elas tao dando continuidade com o terra? isso?

onde estao esses capacitores dando continuidade? qual linha e quais sao eles...

nesse caso se sim.. um modo no qual eu faço pra saber onde esta o defeito e remover a bobina (ergue um lado) e ver pra onde esta o problema.. antes dela ou depois...

marca com uma caneta em cima dos capacitores quais tao dando continuidade com o terra ( no caso ele tem que dar continuidade dos 2 lados)


seguindo essa linha de raciocinio.. tu ja ja encontra qual componente esta causando o defeito...

pessoal geralmente retira os mosfet ( que sao bem propricios a darem dafeito) e testar eles pra ver ..

mas cada componente que tu remover da placa e testar.. sem ele na placa reverifica se continua dando continuidade nas bobinas...

lembre-se todos esses testes tu nao pode ter energia na placa.. ( so pra precaver mesmo)
 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, vou comprar um álcool isopropílico para limpar umas partes da placa, pelo tempo que tenho esse notebook tá bem sujo. Posteriormente a limpeza volto a fazer os testes, e continuo dizendo a vcs quais os defeitos que estou encontrando. Eu poderia usar acetona no ligar do álcool? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Sávio Tavares disse:

Então pessoal, vou comprar um álcool isopropílico para limpar umas partes da placa, pelo tempo que tenho esse notebook tá bem sujo. Posteriormente a limpeza volto a fazer os testes, e continuo dizendo a vcs quais os defeitos que estou encontrando. Eu poderia usar acetona no ligar do álcool? 

não é recomendado usar acetona, por ser um produto muito agressivo, podendo danificar o verniz da placa.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Fala galera, blz? Vou me cadastrar no fórum. Parece que encontrei a melhor página pra aprender sobre eletrônica da internet. 🤗 Estou com essa mesma placa do CCE Win que antes de "limpar" superficialmente com um pincel para tirar o excesso de poeira acendia os leds de bateria carregando em laranja e ligava normalmente porém com HD danificado que foi trocado, mas depois da limpeza ficou uma luz branca enfraquecida e apagou de vez. E desde a limpeza não liga mais... Não conheço quase nada de eletrônica, mas amo essa área de conserto e manutenção de computadores. Vendo uns vídeos no YouTube fiz uns testes, até o esquema elétrico baixei, mas não entendi quase nada. Kkkkk não tenho fonte ainda, mas posso usar o multímetro pra começar né? Por exemplo, no Jack tá 19v e no PQ82 de um lado da 19v nos 4 pinos, mas do outro 3 dão 19v e um 2.86v. Posso contar com vocês pra tentar fazer ela voltar a funcionar? Agradeço desde já. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Thiago kbca disse:

Vou me cadastrar no fórum.

@Thiago kbca aproveita e lê as regras do fórum para se familiarizar com o fórum! Para obter ajuda você tem que criar um tópico seguindo o modelo padrão. Link para leitura 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Leonildo disse:

@Thiago kbca aproveita e lê as regras do fórum para se familiarizar com o fórum! Para obter ajuda você tem que criar um tópico seguindo o modelo padrão. Link para leitura 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Blz Leo, foi mal aí.. é que pelas postagens desse tópico identifiquei situações parecidas, por isso questionei aqui também.. mas ficou claro. Vou abrir um tópico sim. Desculpe mais uma vez. Obrigado.

10 minutos atrás, master7 disse:

@Thiago kbca Abra um tópico com o defeito do seu equipamento para poder receber ajuda. O título do tópico deve seguir esse padrão: Marca e Modelo do Aparelho + Modelo da Placa + Defeito.

Blz @master7 desculpa aí.. vou abrir o tópico. Valeu!

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...