Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

firmware Esquema nobreak Maxx Power 2 1200 e/ou firmware Atmega88PA nobreak Enermax PG ll 1400

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Pessoal, tenho um nobreak da Enermax PG ll 1400 que deu um estouro e queimou muitos componentes inclusive o processador Atmega88PA.

Isso ocorreu porque existe um erro sério de projeto nesse nobreak, a carcaça dele é muito próxima aos dissipadores dos mosfet e ao ligar na tomada um movimento na carcaça que estava próxima deu o curto, realmente uma mancada feia do fabricante (veja  imagem anexa).   E inclusive parece que o fabricante não tem assistência autorizada no Brasil. Tentei copiar o firmware de outro CI de outro nobreak igual que tenho mas tem proteção (usei um Xgecu Tl866ii Plus), então complicado a situação, os caras não tem assistência nem fornecimento de peças e bloqueiam o firmware.

 

Se alguém tiver o firmware e puder disponibilizar ficarei grato ou caso ninguém tiver o firmware por favor forneçam o esquema do nobreak Maxx Power 2 1200 (ou similar) que pelo que vi é muito parecido com esse nobreak da Enermax tenho a impressão que foi copiado o projeto pois tem muitas peças iguais e tentarei o firmware do MaxxiPower, também já tenho o esquema do nobreak Enermax.

Se me ajudarem farei comparação dos 2 nobreaks e colocarei o resultado aqui para o pessoal também.

 

Conto com vossa ajuda

 

Agradeço

20190912_144435.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja benvindo ao fórum, @Dudu Dudus

 

Vejo que ainda não se apresentou. Abra um tópico na area de apresentações para lhe conhecermos melhor.

 

Em 12/09/2019 às 14:52, Dudu Dudus disse:

 E inclusive parece que o fabricante não tem assistência autorizada no Brasil

Nem no Brasil, nem em lugar nenhum. A Enermax brasileira (fabricante de nobreaks e estabilizadores) não tem nenhuma relação com a Enermax italiana (fabricante de fontes). Ela faliu (e deu um baita calote nas assistências autorizadas e nos funcionários), e depois a fábrica foi comprada pela Coletek. Só que a Coletek não tem assistências: Quando algum produto deles dá defeito, tem que enviar para eles e eles reparam/trocam. Prestei serviço de assistência autorizada pra eles por 3 anos.

 

Em 12/09/2019 às 14:52, Dudu Dudus disse:

Isso ocorreu porque existe um erro sério de projeto nesse nobreak, a carcaça dele é muito próxima aos dissipadores dos mosfet e ao ligar na tomada um movimento na carcaça que estava próxima deu o curto

Não é bem um erro de projeto, é uma cagada de montagem: A placa é fixada na carcaça com rebites plasticos, e alguns nobreaks os furos nas cantoneiras da carcaça onde iam os rebites eram muito largos, o que fazia os rebites se soltarem e a placa ficava solta. Nos que vinham com os furos muito largos, eu trocava eles por parafusos com porca.

 

---------------

O esquema do nobreak BMI que tem aqui no fórum não servirá para você, porque é de um modelo mais antigo, que não usa microcontrolador. Eu baixei, descompilei e estudei o firmware que tem disponível aqui, mas sem saber onde cada pino do processador é ligado, não dá pra fazer muita coisa.

 

O PG1400 usa a placa 10.10.126, que também era usada nos YUP-E 700/1200 e PG700. Se você quiser, ainda tenho guardado um microcontrolador do YUP-E 1200, versão de 1 bateria. Dá pra fazer o PG1400 funcionar com ele, só terá que mexer nos valores dos resistores da linha de monitoração da tensão de bateria, e perderá a funcionalidade do sensor de sobrecarga em modo rede e a monitoração de temperatura (os PG tem um transformador de corrente na saída e um sensor de temperatura num dos dissipadores do inversor, e os YUP-E não). 

 

Outra opção, se você estiver disposto a gastar tempo com isso, é recriar o firmware. O atmega88 é da família AVR da Atmel (hoje pertencente à Microchip), e existe um compilador de C livre para ele (avr-gcc). Posso lhe ajudar nisso.

 

ps. Tem certeza que o atmega88 queimou? Ele não queima facilmente.. nos 3 anos que atendi autorizada Enermax, consertei mais de 1000 nobreaks, e em menos de 1% deles foi necessário trocar o microcontrolador.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...