Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Optiplex 3020 / dih81r -tigris sff mb 12125 1m / não liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá a todos! chegou um desktop dell opitplex 3020 service tag 62z1012 (caso queiram ver a carinha dele no site da dell) que segundo o cliente estava ligado em uso e desligou sozinho e não ligou mais. A fonte dele é interna unificada, tem o conector principal com 8 pinos: Brancos 12v, roxo 12V, verde 5V e cinza 5v e tem o conector p4 com 12v nos amarelos. Se alguem souber se essas tensões estão corretas, pois nunca precisei conferir esse tipo de fonte. Quando pluga ele na energia ele acende o led da placa em laranja (não se deveria ser verde e está laranja indicando erro ou se é assim mesmo nessa cor). Nessa fonte tem um botão de ligar manual, quando pressiona, ela sobe as tensões de 12V nos fios brancos e 5V no fio cinza. Ela não tem 3.3V. Essa tensão é gerada na placa e está presente no SIO, na Bios e outros em SB. Tensão da bateria ok, testei com outra memória. Processador de 4ªger intel não tenho no momento pra testar, (será possível que é?)... Gravei a bios com o esquema aqui do fórum que o @curtolo  subiu, não tem nada visualmente. Esquema pra ver a sequencia de start tb não achei. Caso alguém tenha pego casos semelhantes, aceito ideias. Obrigado.

Editado: por Sergio Penido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de falar:

1 hora atrás, Sergio Penido disse:

O meu power supply tester tem um conector 8 pinos, do lado dos conectores P4 (mas nunca usei).  Eu conectei a fonte nele, deixando o lado do conector principal sem conectar nada, porém a fonte não ligou. Nem mesmo pressionando o botão que tem atras dela e não acendeu o led. Porém se jumpear o verde no preto, a fonte liga e sobe as tensões assim como na placa. Creio ser incompatibilidade da fonte com o testador. 

 

Editado: por Sergio Penido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
2 horas atrás, Sergio Penido disse:

Olá, apenas complementando.  Não tem tensão na bios e encontrei algumas linhas em curto no SIO, medindo capacitores ligados aos pinos dele. É um SMSC SCH5553-NU, que tem bios interna também. Acredito que o problema está relacionado ao SIO.

Já gravou o bios? Se a placa não liga, verifica se tem 3V ou 5V no pino do Power. Se tiver abaixe o datasheet do SIO e analisa se está sendo alimentado, se o sinal RSMRST# está em nível lógico baixo e se vai a alto quando aperta o botão power. Se não ocorre, troque o SIO.

se ocorre vc precisa analisar os outros sinais de comunicação. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Polibrin disse:

Já gravou o bios? Se a placa não liga, verifica se tem 3V ou 5V no pino do Power. Se tiver abaixe o datasheet do SIO e analisa se está sendo alimentado, se o sinal RSMRST# está em nível lógico baixo e se vai a alto quando aperta o botão power. Se não ocorre, troque o SIO.

se ocorre vc precisa analisar os outros sinais de comunicação. 

 

Olá, já gravei a bios, com o arquivo aqui do fórum. No botão power tem 3.3v, está correto. O datasheet do SIO não achei nem no site da MICROCHIP que fabrica ele. Ele tem alimentação de 3.3v. Mas ele tem alguns pinos ligados as capacitores que estão aterrados, parece que tem curto nele. Estou pensando em trocar o SIO, mas não sei ainda se ele tem ROM interna para ser gravada.  Alguém sabe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 21/09/2019 às 18:56, Sergio Penido disse:

Olá, já gravei a bios, com o arquivo aqui do fórum. No botão power tem 3.3v, está correto. O datasheet do SIO não achei nem no site da MICROCHIP que fabrica ele. Ele tem alimentação de 3.3v. Mas ele tem alguns pinos ligados as capacitores que estão aterrados, parece que tem curto nele. Estou pensando em trocar o SIO, mas não sei ainda se ele tem ROM interna para ser gravada.  Alguém sabe?

@Sergio Penido, Este SuperIO possui memória dos 2 tipos: "2K bytes of on-chip ROM and 256 bytes of on-chip RAM". Segue abaixo detalhes do Optiplex 3050 qe também utiliza este Super IO.

 

Portanto não adianta instalar um chip novo virgem. Ele deve vir gravado. Minha sugestão: Tentar arrumar um chip usado de placa da Dell que já vem gravado. Mais garantido.

 

 

image.thumb.png.4321a8315dad77883e55410f26549b0b.png

Editado: por malves21
Melhorado detalhes.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...