Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Como viver de eletrônica?

Avalie este tópico:


Jjservtec

Posts em destaque

É pessoal, busco a opinião de vocês. Recentemente aluguei uma loja no meu bairro e tentei retomar a carreira de técnico, até entrou algumas tvs pra consertar ( consertei 3 de tubo pro mesmo cliente, só besteirinhas) mas as de lcd que entram, tinham problemas graves e caros, de forma que o mes todo nao consegui nem metade do aluguel, e olha que além da eletrônica faço refrigeração, mas nao entra serviço. O resultado: vou entregar a loja, mas fica a pergunta: onde estou errando? Tudo bem que minha região é muito humilde e essa crise e falta de emprego deixa o povo sem dinheiro, mas vejo outras lojas abertas e prosperando, o que fazer pra conseguir serviço? Como divulgar melhor o trabalho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, acredito que de forma geral, nos dias de hoje, manter um comércio aberto está difícil, devido que as despesas são fixas e mensais , o técnico tem de obter o seu ganho, através do lucro adquirido pelos reparos bem sucedidos.

Como citado, as TVs de tubo ainda existem algumas que o cliente investe no reparo.

Mas devido as novas tecnologias, em Tvs de led com telas grandes, sendo do 40, 50, 60 polegadas, com alta definição de imagem, no sistema digital, e até com acesso a internet por wifi, o cliente acaba adquirindo estes novos modelos de Tvs, com pagamentos parcelados em 12, 24 e 36 parcelas em grandes lojas, magazines, hipermercados.

Porem, no momento, que estes novos modelos de Tvs digitais, apresentam defeito, o técnico reparador ao fazer a análise dos defeitos, se depara com uma tecnologia muito avançada, com placas de circuitos smd e processadores por solda bga, que se utilizam de software para o sistema smart tv.

Neste momento, o técnico se depara com uma necessidade, de ter em sua bancada, aparelhos como osciloscópio, regravadores de eprom e até máquina profissional de ressolda de BGA, para uma possível ressolda ou substituição do processador na placa lógica.

Aliado a alta tecnologia, empregada nestes novos modelos de TVs digitais, temos a tela, que em muitos depoimentos de técnicos, se deparam com a tela em curto parcial, em seus transistores internos, ocasionando imagens com duplicidade, efeito cortina, entre outros.

E o laudo final, para a recuperação de uma TV digital, em alguns momentos, o técnico tem de comunicar ao cliente que o orçamento ficará próximo do valor de uma nova TV.

Temos vistos, em vídeos de youtube, de sites fora do Brasil, algumas aventuras de técnicos, que conseguem fazer reparos nos circuitos interligados a tela, por meio de adaptação de jampes, alteração de resistores, e outros. Sendo que não seria um trabalho definitivo para o cliente, podendo voltar o defeito na tela da TV.

Quanto ao custo, em um orçamento, para a substituição de uma destas placas da TV digital, sendo fonte, placa lógica, tcon, o técnico se depara com valores altos se comparados, por exemplo em uma TV analógica para a substituição de um transistor de saída horizontal ou vertical.

O técnico se depara com esta nova tecnologia empregada em TVs digitais, e logo pensa em ser um produto descartável, uma vez que contabilizado os custos de reparação em troca de placas e tela, fica inviabilizado.

Por vezes, vemos placas usadas de TVs digitais, sendo vendidas separadamente em bom estado, devido a TV ter apresentado defeito ou quebra da tela, devido a tela ser grande e não resistente a impactos, podendo facilmente sofrer sérios danos no transporte, podendo ser em mudanças de residencia, novo arranjo dos móveis vindo a mudar de local instalado.

Falando sobre as placas de TVs, dificilmente uma oficina não autorizada do fabricante, vai ter acesso a compra de uma placa nova, sendo que na necessidade, o técnico vai ter de adquirir uma placa destas oferecidas como usadas em bom estado, que foram colocadas a venda pelo motivo de quebra de tela.

E o problema, alem de não ter garantia da placa adquirida como usada, tem ainda um valor de custo considerado alto. 

Como temos vários fabricantes de TVs, com placas diferentes entre si, o técnico se depara com uma necessidade de placas de teste, para um orçamento, que dificilmente vai ter estes modelos a disposição devido ao seu custo.

Portanto, na minha análise, o técnico reparador de TVs digitais, deverá ter uma bancada bem aparelhada, ou contar com trabalho terceirizado para a recuperação destas placas.

E voltando ao assunto, em ter um ponto de comércio aberto, no caso de uma eletronica, o técnico se depara com estes modelos de aparelhos praticamente descartaveis, sendo em muitas vezes, aparelhos produzidos na China com baixo custo, como tambem não se encontra as peças de reposição para o reparo.

Acredito, que este assunto se tornaria extenso, ao começar a falar sobre esta invasão destes aparelhos eletronicos produzidos na China, que no meu entender alguns até são produzidos na zona franca de Manaus, mas a tecnologia é totalmente importada.

Espero ter conseguido demonstrar um pouco da minha opinião pessoal sobre o assunto abordado, que pode ter em alguns momentos ter perdido o foco do tema, mas acredito que tudo fica de certa forma interligado, por estarmos vivendo em um país globalizado.

Abraço a todos colegas.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...