Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Eletricidade estática e HDs

Avalie este tópico:


LeTux

Posts em destaque

Olá, boa noite, tudo bem?

 

Gostaria de tirar uma dúvida sobre eletricidade estática.

Como todos aqui sabem, a eletricidade estática ela é cumulativa, o simples fato de esfregar um pente de plástico no cabelo já carrega o mesmo.

Eu gostaria de saber se envolver um HD em plástico bolha, o mesmo tendo a placa lógica (ou outra parte do HD) encostando nesse plástico, poderia gerar uma descarga (o simples fato de envolver o HD nesse plástico já pode gerar uma descarga estática) que danificasse esse HD de alguma maneira? Nem que seja a longo prazo?

 

Agradeço desde já pela ajuda.

T+

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você procurar saber mais como ela funciona você vai poder proteger o seu equipamento melhor.

Comece lendo esse artigo:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Quanto ao HD procure usar uma embalagem apropriada ati estática e se aterre antes de manuseá-lo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder.

 

É que comprei um HD e veio envolto em plástico bolha. Tenho 1 ano de garantia.

Meu medo era que a estática tivesse danificado alguma coisa, mas ao rodar, aparenta estar perfeito, todas as informações do S.M.A.R.T estão ótimas.

 

Meu medo é que ocorra algum problema latente, que possa ocorrer devido o mesmo ter vindo em plástico bolha. SAbe aquelas coisas que ocorrem com o tempo, então, é tipo isso.

Depois que perdi um HD em pleno funcionamento na época do meu tcc, estou 1000 vezes mais cauteloso com isso..
P.S:
O HD chegou a ter chamas na placa lógica rsrs.

 

Obrigado pelo link.

 

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mariomendes77 @LeTux 

Trabalhei durante alguns anos em um local sem o minimo no que diz respeito a proteção ESD.

Já vi webcam interna de notebook queimar só por remover o filme plastico de proteção da lente/vidro que vai na moldura da tela.

Tambem já vi HD's ficarem "jogados" em caixas de papelão e cobertos por plastico na chuva durante meses... e mesmo assim os HD's funcionavam...

.... as historias são varias... mas o ponto a que quero chegar é: a ESD pode danificar um componente, SIM, mas existem muitos outros fatores a serem levados em consideração, não pode comparar segurar um único CI com a mão com segurar uma placa inteira onde mais de 30% dela é cobre que vai para o GND, mesmo não estando ligada a nada as chaces de um CI se danificar por ESD em uma placa diminuem pois a energia é dissipada por outros componentes e partes da placa.

 

MEUS HD's de uso pessoal, tenho 6 na maquina e mais 13 de 2.5 que fico alternando no case para backups... nunca me preocupei com ESD ao manuseá-los e eles estão aqui funcionando a mais de 8 anos, o único problema que ocorre hora ou outra é dos contatos da cabeça de leitura na placa oxidarem, removo a placa e limpo sem proteção ESD nenhuma, mesmo tendo vários equipamentos de proteção ESD...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 9/17/2019 at 2:38 AM, Daniel Alves Costa said:

@mariomendes77 @LeTux 

Trabalhei durante alguns anos em um local sem o minimo no que diz respeito a proteção ESD.

Já vi webcam interna de notebook queimar só por remover o filme plastico de proteção da lente/vidro que vai na moldura da tela.

Tambem já vi HD's ficarem "jogados" em caixas de papelão e cobertos por plastico na chuva durante meses... e mesmo assim os HD's funcionavam...

.... as historias são varias... mas o ponto a que quero chegar é: a ESD pode danificar um componente, SIM, mas existem muitos outros fatores a serem levados em consideração, não pode comparar segurar um único CI com a mão com segurar uma placa inteira onde mais de 30% dela é cobre que vai para o GND, mesmo não estando ligada a nada as chaces de um CI se danificar por ESD em uma placa diminuem pois a energia é dissipada por outros componentes e partes da placa.

 

MEUS HD's de uso pessoal, tenho 6 na maquina e mais 13 de 2.5 que fico alternando no case para backups... nunca me preocupei com ESD ao manuseá-los e eles estão aqui funcionando a mais de 8 anos, o único problema que ocorre hora ou outra é dos contatos da cabeça de leitura na placa oxidarem, removo a placa e limpo sem proteção ESD nenhuma, mesmo tendo vários equipamentos de proteção ESD...

 

Olá, desculpe a demora em retornar.

 

Como você citou as cabeças de leitura, lembrei da série da Seagate, que vem em hds externos deles. Eles fizeram uma coisa bem legal, mas está dando muito problema das cabeças de leitura ou mesmo o mecanismo, sofrerem problemas de travamento.

O fato do usuário achar que pode jogar um case com hd de um lado pro outro, sem cuidado, também não ajuda rsrs

 

Entendi o resto da explicação.

Obrigado pela explicação.

 

T+

 

On 9/17/2019 at 6:31 AM, regisfatef said:

Sempre devemos ter a cópia dos arquivos que estão em um HD.

No caso de ocorrer um defeito no HD em uso, podemos adquirir um novo e descarregar a cópia existente.

 

Sim, por isso que eu comprei um outro.

O certo é ter um "espelho" da cópia do backup, um backup do backup, digamos assim.

 

 

Bem, enfim.
Rodei um diagnóstico para checar os dados S.M.A.R.T do HD.
Está tudo em ordem, sem badblocks, temperaturas  ok, integridade do disco está excelente. Já veio com tabela GPT, e testado, pois estava lá, que funcionou duas horas cravado, e como a vida de um HD quando é medida em horas, chega a umas 48 mil e poucas, isso, todos os dias, 24 horas.

Creio que tive sorte mesmo, do plástico não estar com uma estática acumulada, se não era bye-bye (><)

 

Só peço desculpas pela demora em retornar.

 

Obrigado.

T+

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse tempo que trabalho com informática e eletrônica posso afirmar que a única ameaça importante pros HDs é IMPACTO. Eles tem uma ótima proteção contra estática, temperatura, sobretensão... Já vi HD derreter o conector sata mas funcionava normalmente alimentando direto da placa. Agora chips flash, mosfets, alguns CIs a situação se inverte, pode jogar no chão que não acontece nada, mas se chegar perto de uns 500V a 1000V de carga estática acumulada já era... Falo de chips avulsos que você compra pra colocar na placa. Manuseá-los sem proteção ESD antes de colocar na placa é o fator mais comum de queima. Já na placa o aterramento é bem mais eficiente, dificilmente queima.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@antoni silva Amigo, apenas um detalhe a ser observado.

Tem plastico que acumula ESD e tem plastico que não acumula. Os fabricantes tentam separar por cor então normalmente colocam a cor rosa para ESD... porem um plastico bolha comum, fino e super flexível pode gerar estática. Por exemplo, a uns 5 anos a Samsung só utilizava plastico AZUL (não sei se continua), então todas as peças dela vinham com plásticos ESD, seja zip ou bolha na cor Azul.

Isso também se aplica a espuma, a Huawei em seus equipamentos de comunicação só utiliza o saco zip laminado (aquele que parece espelhado) e as espumas na cor ROSA, que é devido a característica anti-ESD. Já peças comum (tipo case ou suporte) vem com espuma branca comum.

Editado: por Daniel Alves Costa
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...