Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Aparelhos eletronicos x vapor ácido

Avalie este tópico:


rubronegrofla

Posts em destaque

Aparelhos eletronicos sofrem corrosao nas placas por causa de vapor acido gerado pelo uso de algum produtto acido para limpeza? ex. acido muriatico, se no meu quarto eu possuo varios aparelhos eletronicos armazenados (Tvs, som etc) e ao lado do meu quarto possui um banheiro que para sua limpeza se usa acido muriatico e o tubo deste produto fica aberto por alguns minutos isso vai gerar uma evaporação de acido muriatico e pelo ar esse vapor vai se depositar dentro dos aparelhos iniciando a corrosão dos metais e placas??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rubronegrofla disse:

Aparelhos eletronicos sofrem corrosao nas placas por causa de vapor acido gerado pelo uso de algum produtto acido para limpeza? ex. acido muriatico, se no meu quarto eu possuo varios aparelhos eletronicos armazenados (Tvs, som etc) e ao lado do meu quarto possui um banheiro que para sua limpeza se usa acido muriatico e o tubo deste produto fica aberto por alguns minutos isso vai gerar uma evaporação de acido muriatico e pelo ar esse vapor vai se depositar dentro dos aparelhos iniciando a corrosão dos metais e placas??

@rubronegrofla boa noite

 

Acredito que por seu quarto estar ao lado do banheiro não terá este problema só porque a tampa das embalagens estão abertas. Também creio que a proporção deste ácido em 1l deva ser de no máximo 15%. Quando fazia sabão caseiro, a média era de 15% de ácido sulfúrico. E no seu caso, ele deve ter sido diluído e processado com outros compostos

 

Já usei o muriático em placas, ele corrói o ferro e cobre. Estanho não me sei porque nunca testei... não corrói plástico, nem ouro e nem prata. Acredito que dilui o ouro quando se torna água régia, que é misturado com o ácido nítrico

 

Estou dando minha opinião com base nas informações que deu

 

E aproveite para se apresentar, é uma regra aqui do forum... mais pessoas te conhecerão

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rubronegrofla nao sei se serve mais um tempo atras trabalhei em uma empresa que tinha um banco de baterias do nobreak dentro da sala de servidores, um dia deu problema no nobreak e todas as baterias (10 estacionarias de 60 amperes) vazaram criado um vapor acido (não sei que acido é esse) na sala havia algumas peça de cobre que ficaram totalmente pretas e nao teve jeito de limpar, os servidores foram abertos para verificar e nao vimos sinal nenhum de corrosão ou outro problema, pelo q sei estão funcionando ate hoje, 5 anos depois.. fica a dica nunca coloque baterias na mesma sala dos servidores, coloque fora em local arejado.

Editado: por lucaspolli
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu quarto tbm nao tem janelas e é forrado mas ele nao é totalmente isolado do exterior uma das paredes é aberta com o ambiente externo, o banheiro nao fica dentro do quarto mas ao lado deste mas se o vapor do acido muriatico evaporar da garrafa aberta e alguma corrente de ar jogar isso dentro do quarto vai se depositar dentro dos aparelhos?

Editado: por rubronegrofla
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá @rubronegrofla ! O pior inimigo de aparelhos domésticos e eletrônicos em geral é a maresia. Que atinge pessoas que residem próximo ao mar.

Maresia, ressalga ou rocio do mar são as designações genéricas utilizadas para referir-se o aerossol resultante do transporte pelo vento das gotículas de água salgada formadas pela nebulização da água do mar em resultado da ação do vento. Essa nevoa salgada diminui muito a vida útil de equipamentos, podendo até causar pequenos curtos em terminais muito próximos de componentes bga ou ci por efeito da oxidação. 

Não havendo vapor sendo gerado para que o seu equipamento seja exposto regularmente a esse produto químico não há risco de ter algum problema por conta disso. Se você observar alguma corrosão dentro de poucos meses em seus equipamentos ou cheiro deste produto no ambiente onde eles estão e, que isso signifique uma exposição significativa você pode ter aí um problema, até mesmo para as vias respiratórias. 

Não é muito comum as pessoas usarem o acido muriático como produto de limpeza, mas enfim todo produto corrosivo é toxico e a inalação de vapores pode provocar irritação das vias respiratórias deve ser usado com cuidado e moderação.

tá joia!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rubronegrofla disse:

Meu quarto tbm nao tem janelas e é forrado mas ele nao é totalmente isolado do exterior uma das paredes é aberta com o ambiente externo, o banheiro nao fica dentro do quarto mas ao lado deste mas se o vapor do acido muriatico evaporar da garrafa aberta e alguma corrente de ar jogar isso dentro do quarto vai se depositar dentro dos aparelhos?

Acredito que não, pois o muriático já está diluído e foi processado e teve suas características químicas alteradas em um processo exo ou endotérmico

 

A não ser que tenha uma informação a mais que não nos passou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, rubronegrofla said:

Aparelhos eletronicos sofrem corrosao nas placas por causa de vapor acido gerado pelo uso de algum produtto acido para limpeza? ex. acido muriatico, se no meu quarto eu possuo varios aparelhos eletronicos armazenados (Tvs, som etc) e ao lado do meu quarto possui um banheiro que para sua limpeza se usa acido muriatico e o tubo deste produto fica aberto por alguns minutos isso vai gerar uma evaporação de acido muriatico e pelo ar esse vapor vai se depositar dentro dos aparelhos iniciando a corrosão dos metais e placas??

 

Se for uma porção pura (100%) você teria que ter uma corrente de ar que levasse ai.

Mas como já foi dito, o produto já teve sua concentração bem reduzida. Logo, se foi como descrito, não terá problemas, a não ser que esteja em um daqueles dias sem sorte rsrs

 

T+

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa diluição do muriatico tem influencia nisso tudo? sinceramente eu nao sei se ele esta diluido só sei q temos ele aqui tem cheiro forte e quando se faz uma limpeza do banheiro a garrafa fica aberta por alguns minutos, no local onde fica a garrafa tem corrente de ar pq é um corredor na frente a porta aberta da sala e atras a porta da cozinha e no meio desse corredor fica o banheiro e ao lado meu quarto e o tubo fica no chao do lado de fora do banheiro, obs. meu quarto é forrado sem  janela

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rubronegrofla disse:

essa diluição do muriatico tem influencia nisso tudo? sinceramente eu nao sei se ele esta diluido só sei q temos ele aqui tem cheiro forte e quando se faz uma limpeza do banheiro a garrafa fica aberta por alguns minutos, no local onde fica a garrafa tem corrente de ar pq é um corredor na frente a porta aberta da sala e atras a porta da cozinha e no meio desse corredor fica o banheiro e ao lado meu quarto e o tubo fica no chao do lado de fora do banheiro, obs. meu quarto é forrado sem  janela

Fácil de resolver: retire as garrafas e deixe em outra área

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...