Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Monitoramento Serial de fonte assimétrica

Avalie este tópico:


Posts em destaque

senhores, faz um tempo que estou pensando se seria possível inserir em uma fonte assimétrica uma porta serial ou usb para leitura via software a ser desenvolvido, caso sim, alguém tem alguma ideia de por onde começar? não sou formado em eletrônica mais gosto de fuçar e aprender.. acredito que sim, pois se ela mostra no display, deve ter alguma forma de "capturar" esses dados..

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

se você quer só monitorar os dados de tensão e corrente, isso é bem fácil. Com um arduino, alguns resistores e talvez um sensor de corrente (tipo o ACS712) dá pra fazer. 

 

Mas, se quiser também dar comandos para a fonte, ajustar tensão e corrente, etc.. não é impossível, mas pode não ser viável adaptar uma fonte para adicionar essa funcionalidade. Seria mais fácil projetar uma fonte do zero já com essa funcionalidade em mente.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak a ideia é so monitorar mesmo, ja havia pensado no Arduino com modulo RS232, mais não fui muito alem na pesquisa, eu conseguiria pegar essa informação diretamente do gc7137ad, no caso da 305d yaxun?

com o ACS712 e arduino a ideia seria colocar direto no no Born de tensão?

 

achei interessante essa ideia de projetar a fonte, pena que nao tenho essa capacidade ainda.. rsrs

Editado: por lucaspolli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso ajudar no desenvolvimento do programa que vai rodar nela (pode ser num Arduino na fase de prototipagem e passar prum microcontrolador standalone depois), mas não no desenvolvimento do programa que vai rodar no computador. Os microcontroladores usados nos arduino não tem suporte nativo a comunicação usb, mas para isso dá para usar um conversor serial-usb, como o CH340, que é usado nos clones do arduino.

 

O painel dessas fontes trabalha com uma alimentação independente do circuito da fonte em si, e o gnd do painel é ligado ao positivo da saída. Então, pra ler a corrente, é só ler a tensão no shunt da saída (um resistor de 0r1), e pra ler a tensão, pegar a referencia negativa vinda dum divisor resistivo ligado ao negativo da saída e inverter com um amplificador operacional. Aliás, é mais ou menos assim que o painel original faz para ler a corrente e tensão.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...