Jump to content
marciobaldo

resolvido ECS / H61H2-M2 REV 1.0 / É o regulador de tensão que cria os 3VSB?

Rate this topic

Recommended Posts

Olá

Com referência na imagem em anexo, é este regulador de tensão que gera os 3VSB? 

3VSB.PNG

Edited by marciobaldo
  • Like 2

(WARNING !!!) This topic has more replies. Sign in or sign up to view them.

• Similar Content

• By Rafael Sena
      Pessoal Bom dia chegou pra mim aqui na bancada um notebook bem antigo creio eu
      o cliente me disse que derrubou um relogio na tela e ele nao deu mais video
      e que acende tudo e menos o video 
      dae eu liguei ele no video externo e nada nao deu video
      abrir a maquina olhei a placa e agora ela so funciona o led da bateria 
      sendo que antes de abrir ela ligava os leds da webcam e os demais e menos o video
      e agora ela so acende o led de bateria nao starta e eu escuto um zunbido na placa proximo ao adptador jack
      na entrada esta passando 20,0V 
      alguem poderia me ajudar nessa problema que to sem enteder aqui 

• By ALVERNEPAIVA
      Esse tópico tem como objetivo ajudar aos amigos, que como eu, já pegaram esse notebook com esse problema desagradável e recorrente nas suas assistências e estão passando por aborrecimentos para diagnosticar reparar.

Primeiro quero dizer que já peguei vários desses aparelhos com o mesmo defeito, alguns desses STI tem a placa com o mesmo formato físico e são até intercambiáveis entre si mas usam peças diferentes , inclusive processadores totalmente incompatíveis entre si como o Dual Core e o i3. Isso possibilita colocar uma placa nova i3 no lugar de uma antiga com Dual Core. Mas isso não importa no momento.

Cheguei a devolver alguns desses notebooks anteriormente por ser mais trabalhoso e não conseguir os esquemas originais, até hoje não consegui o esquema para a placa que usa i3, e não achar que valesse a pena perder tanto tempo investindo no reparo de um aparelho assim, mas uns meses atrás me deparei com um e me senti desafiado a reparar ,pois já havia passado por outra assistência e o cara falou que a única solução era trocar a placa mãe,  e vou passar o processo que passei para reparar o primeiro aparelho desse tipo que eu reparei.

Descrição do problema ao chegar à assistência

Ao conectar o carregador nada acontecia o aparelho simplesmente ignorava o carregador então desmontei e de cara encontrei PF1 aberto, coisa que achei nos outros também que peguei, coloquei outro fusível no lugar e liguei o aparelho e o led do carregador simplesmente esmaeceu e apagou e percebi um forte aquecimento em alguns transistores com a fumaça subindo em um deles que era PQ1 que no caso dessa placa era um P2203BV , testei o transistor e estava em curto , coisa que já havia acontecido em outros anteriores não reparados, testei PQ2 (P1203BV) que estava normal e PQ3 (P1203BV) que também  estava em curto e também testei PQ38 , que fica do outro lado da placa ao lado do conector que vem do carregador , estava com uma resistência baixa , em torno de 38ohm.  Troquei os transistores e liguei sem esperança de mudar alguma coisa, pois já havia passado por , e não deu outra, fumaça no PQ1 e notei o fusível já era de novo . Recoloquei o fusível de 5A de volta e retestei todos os componentes e vi que estavam todos queimados novamente e percebi um forte aquecimento no indutor PL2 então parei pra esfriar a cabeça e corri atrás do esquema , não achei em canto nenhum , nem mesmo pra comprar ,  então fui atrás de alternativas e achei um muito parecido ,até com a mesma referencia (R42II1) e o mesmo P/N mas usava um processador diferente e os componentes PQ1,PQ2 e PQ3 eram com outras referências mas analisei o esquema e vi que esse setor onde os componentes estão causando o problema era muito parecido.

Rumo usado para resolver

Resolvi então isolar toda essa região que controla a carga da bateria retirei os componentes  PQ1,PQ2,PQ3,PQ38,PL2,PU1  da placa e fiz um jumper dos fios vermelhos do conector do carregador para o jumper que fica logo abaixo dos transistores PQ1,PQ2,PQ3 onde deveria ter 19V e liguei o notebook, pra minha surpresa funcionou perfeitamente , sem carregar a bateria é claro, comprei o CI OZ8618 e coloquei os transistores novos . como não encontrei o P1203BV para comprar coloquei um 4435 , que é de fet de junção P no lugar e conectei  a bateria no lugar. Liguei o aparelho e funcionou tudo perfeitamente com a carga da bateria ocorrendo normalmente . Depois desse já reparei alguns com o mesmo defeito usando o mesmo procedimento.

Espero que seja útil para todos que já passaram por esse problema e não repararam.

• By paulovdmt
      Boa tarde, alguém por acaso está com um aparelho desse em sua oficina e poderia me informar os valores dos devidos componentes. 

(TV SAMSUNG LT24D310LHFMZD)

RM812 
      RM821

Código da fonte: BN44-00751A

• By mbtec
      Ola galera , peguei  2 placas dessa uma  msi e outra de um Qbex o mesmo modelo de  placa, ambos com o mesmo problema liga quando vai carregar o sistema desliga sozinha,  sem sinal de aquecimento e apos testar as peças como, memoria , hd  e processador,  so me sobrou  remover o nectoken  e colocar 4 capacitores de 330 a partir dai só alegria a maquina voltou a funcionar normal.

segue a foto da maquina com os capacitores.

espero ter ajudado.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...