Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Positivo Stilo / XCi3650 / Instalando o Windows 10

Avalie este tópico:


josinaldo28

Posts em destaque

Olá pessoal, este tutorial tem o objetivo de contribuir com o fórum e ajudar nosso colegas de profissão e hobbistas a resolverem o problema deste notebook da Positivo, de modelo XCi3650.

 

SAM_0174.JPG

 

Vou mostrar do jeito que eu fiz, mas acredito que funcione para este e outros modelos.

 

Só lembrando que não tem como alterar de UEFI para Legacy. E até então, com algumas gambiarras você até consegue instalar o Windows 7, o problema está em encontrar os drives e instalá-los... você até conseguiria através de programas como o Driver Easy, por exemplo, porém, o problema está em conseguir instalá-lo na máquina. O Windows 8 eu não testei, somente o Windows 10 64 bit, que é o que ensino neste tutorial e que deu certo aqui.

 

O procedimento será repassado em passos. Então vamos lá!

 

Vamos começar com a montagem do pendrive com o sistema de instalação do Windows, já que este notebook não tem drive de CD/DVD. Lembrando que esse procedimento irá formatar completamente o seu pendrive, então faça backup antes.

 

PASSO 1: Para acompanhar esses passos você precisa ter disponível em seu computador o programa Rufus, pois é por meio dele que iremos realizar a montagem do pendrive. Para o procedimento utilizei a versão Portable 2.18.1213.

 

PASSO 2: Espete o pendrive no computador e abra o programa Rufus. O processo pode ser inverso também, já que o programa reconhece automaticamente o pendrive.

 

PASSO 3: Agora configure o programa exatamente dessa forma:

 

rufus.png

 

Neste exemplo utilizei um pendrive de 16 gigas. O mínimo recomendado é 8 gigas.

 

Clique no ícone ao lado da caixa de seleção “Imagem ISO” icone.png. E suba a ISO de instalação do Windows. Neste exemplo usei a ISO do Windows 10 64 bits. Só lembrando que no caso deste notebook tem que ser 64 bits, pois no site do fabricante só tem drivers para o Windows 10 64 bits. Não sei dizer se o site do fabricante, no caso deste exemplo a Positivo, tem identificador de arquitetura do sistema automaticamente, ou seja, se ele identifica os drivers pelo sistema instalado.

 

Em seguida clique em “Iniciar” e aguarde a finalização.

 

PASSO 4:  Espete o pendrive que você acabou de montar com o sistema de instalação do Windows no notebook e ligue-o apertando “F2” para entrar no BIOS. Caso você já tenha feito diversas configurações, vá para a aba “Exit” e clique em “Restore Defaults” (Restaurar Padrão) e confirme para restaurar as configurações do padrão de fábrica.

 

PASSO 5: Na aba “Security”, deixe “Secure Boot” em “[Disabled]”.

 

PASSO 6: Na aba “Boot”, caso “LAN Remote Boot” e “Fast Boot” estejam “[Enabled]”, deixe em “[Disabled]”.

 

PASSO 7: Clique em “F4” para salvar as alterações feitas.

 

PASSO 8: No passo 7 ao clicar em “F4” o computador irá salvar as alterações e reiniciar. Ao reiniciar fique clicando em “F11”. Na janela que abrir, identifique o seu pendrive e selecione-o para iniciar a instalação.

 

PASSO 9: Por padrão o HD está no formato GPT. Caso nas suas tentativas alterastes para MBR, quando a primeira janela da instalação aparecer, clique “Shift” + “F10” para abrir o “Prompt de Comando”. Do contrário, siga para o passo 10.

 

Ao iniciar, digite o seguinte:

 

diskpart (Enter)

list disk (Enter)

select disk 0 (Enter) (O “0” corresponde ao seu HD, se for outro então selecione o número correspondente. Esse procedimento apaga tudo do HD. Então faça backup antes)

clean (Enter) (Formata o seu HD completamente)

convert GPT (Enter) (Converte para o formato aceito por este notebook)

exit (Enter) (Para encerrar o Diskpart)

exit (Enter) (Para fechar o Prompt de Comando)

 

PASSO 10: Sempre opte pela instalação “Personalizada”, onde somente o Windows é instalado, pois faz uma instalação limpa.

 

PASSO 11: Na parte onde mostra as partições, se você criou uma partição para seus arquivos deixe somente ela e a partição onde o sistema será instalado (Obs.: caso não tenha feito o passo 9). Do contrário, deixe apenas a partição onde o sistema será instalado e prossiga com a instalação. Com isso a imagem de recuperação do LINUX vai para o ralo.

 

E pronto!!

 

Agora é só ativar, baixar e instalar os drivers. Algo que sempre faço é desativar o "Windows Update" em "Serviços" no "Painel de Controle", para não instalar um monte de atualizações, que ao meu ver, são, desnecessárias.

 

Uma dica legal, e que tem acontecido com alguns notebooks desse modelo, para quem estar tentando instalar o Windows 8 ou 10 e sempre, ao ligar o notebook vai para a seguinte tela:

 

20190920_212356.jpg

 

Esse problema é ocasionado pela tecla "F7", que está travada. Para resolver, basta tirar a tecla, fazer uma limpeza com um pincel limpo e puxar com cuidado a borrachinha para desprender os contatos e pronto. Pra saber se é realmente a tecla "F7", entre no "Word", se automaticamente aparecer a janela de "Verificação de Ortografia e Gramática" é ela mesma que está sendo acionada.

 

Espero ter ajudado.

Editado: por josinaldo28
Apenas observações
  • Joinha 4
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...