Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP G62 / MB PM_I_HPC_S_MV_MB_V3 / Liga e Desliga

Avalie este tópico:


uiugor

Posts em destaque

Bom dia pessoal, tudo certo?

Estou com um G62 na bancada, com o seguinte problema.

Liga e desliga, aparentemente ele tem duas bios, uma perto da GPU e outra perto do IO. Regravei a Bios que fica perto do IO, com um arquivo que encontrei no 4Shared e ficou a mesma coisa.

Não encontrei no fórum essa bios.
A bios tem alimentação de 3V normal. Na Bios perto do IO, na perto da GPU não tem tensão.

Tenho tensão de 3 e 5V na placa.

 

Engraçado que a tensão que alimenta a bios UI6 é +V3.3AL

E a que alimenta a outra bios US2 é +V3.3S

Essa tensão de StandBy, acredito eu. É gerada após a placa ligar?

 

BIOS PERTO DA GPU: US2 ()

BIOS PERTO DO IO: UI6 (MX25L2005CMI-12G)

Esquema para os amigos me ajudarem.

 

 

Editado: por uiugor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @uiugor quando a placa tem dois chips de BIOS cada uma tem uma função diferente. Provavelmente o chip que está perto do SIO é o EC BIOS que o SIO usa para ligar a placa. O outro é o MAIN BIOS que o PCH usa para inicializar o restante da placa. Por causa dessa particularidade o EC BIOS tem que ser alimentado antes mesmo da placa ligar para que o SIO possa acessá-lo assim que ligar. O MAIN BIOS só vai ser necessário quando todas as tensões subirem que o PCH for se comunicar com o processador, e nessa hora as tensões secundárias já estarão ativas. Você disse que já regravou o EC BIOS e continua desligando. Pode ser que alguma tensão não tenha subido e aí o SIO interrompe a sequência de start. Monitore o start da placa (pag 6 do esquema) e veja se aparece todas as tensões e sinais.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, uiugor disse:

Bom dia pessoal, tudo certo?

Estou com um G62 na bancada, com o seguinte problema.

Liga e desliga, aparentemente ele tem duas bios, uma perto da GPU e outra perto do IO. Regravei a Bios que fica perto do IO, com um arquivo que encontrei no 4Shared e ficou a mesma coisa.

Não encontrei no fórum essa bios.
A bios tem alimentação de 3V normal. Na Bios perto do IO, na perto da GPU não tem tensão.

Tenho tensão de 3 e 5V na placa.

 

Engraçado que a tensão que alimenta a bios UI6 é +V3.3AL

E a que alimenta a outra bios US2 é +V3.3S

Essa tensão de StandBy, acredito eu. É gerada após a placa ligar?

 

BIOS PERTO DA GPU: US2 ()

BIOS PERTO DO IO: UI6 (MX25L2005CMI-12G)

Esquema para os amigos me ajudarem.

 

 

esta referencia da placa esta correta amigo, nao tem nem versao...

Geralemnte hp começa com Daxxxxxxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, curtolo disse:

@uiugor , tente essa:

 

Testei os arquivos, até mesmo fiz a troca da bios por outra, não igual, porém de 4mb..
Mesmo sintomas.
Alguma outra luz?

As outras tensões só aparece após o start dessa bios e do IO?

Como posso testar o IO antes de trocar de vez kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Porto Então fiz o teste agora:

+VBAT: 19V

+V5AL 5,2V

AUX_EN. Não achei no esquema
+V3.3AL 3,3V

PWR_SWIN# 3,3V

EC_ALW_EN 3,3V

+V3.3/5A 0V (Não sei se medi corretamente)

RSMRST# 3,3V

EC_PWRBT# 3,3V
SLP_S5#_3R Não sei se achei o ponto correto de medir, pois é difiil acompanhar a serigrafia. Mas se medi certo tinha 0V.

SLP_S4#_3R 0,28V

+V1.5 0V

 

Estou meio confuso, quais dessas tensões é liberada apos o start?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, uiugor disse:

+V3.3/5A 0V (Não sei se medi corretamente)

@uiugor seria bom ver porque essa tensão está zerada, pois ela alimenta bastante coisa na placa. Veja na página 38 do esquema o circuito que habilita ela, já que você tem tensão de origem e sinal de enable na placa então ela deveria subir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz alguns testes..

Segundo a Pagina 38.

No componente PQ2. Estou sem +V3.3A e +V12

Só tenho +V3.3AL, e em 12V tenho algumas vezes 2V.

Eis a dúvida. Esse 3.3A saí de onde e esse 12v sai de onde, desse PU850?

Alguém consegue me dar uma luz, sou leigo em placas de notebook, mexo com desktop e placas de vídeo.

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte pessoal! Não sei explicar como...

Porém fui testar um pouco mais o notebook. Resolvi colocar o teclado na placa para ver se o CAPS piscava ou alguma outra indiciação. E para minha surpresa liguei ele, e não desligou, esquentou processador e tudo mais..

Coloquei a tela nele e liguei novamente, sem o teclado, e bingo, ligou e deu imagem, fiquei meio abismado, coloquei todas as memorias nele. liguei algumas vezes, e todas deram vídeo.

Montei ele todo na carcaça, instalei HD, memorias, limpei cooler, e tudo, montei completinho, e está funcionando!!!

Vou testar mais componentes, estou testando memórias, depois vou para HD e por ultimo vou testar com sistema instalado e driveres da AMD (Tem placa OFF).

Mas realmente achei estranho, não achei a lógica disso. A unica coisa que eu fiz de diferente foi que depois que postei o comentário acima, eu injetei 12V e 3.3V para ver se tinha curto em alguma coisa....

Estou meio confuso, porém feliz kkkkk

 

Antes de fechar o tópico eu quero testar 100% e dar o Feed Aqui...
Pode ser que apareça algum problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso ocorra novamente o defeito, é importante que verifique a bateria interna de 3 V, e possível mau contato.

A bateria tem de estar acima de 3 V, devido esta tensão ser necessária para aparecer as tensões iniciais.

Uma suposição que ao injetar 3 V na placa, pode ter influenciado na tensão de bateria interna RTC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/10/2019 às 00:37, regisfatef disse:

Caso ocorra novamente o defeito, é importante que verifique a bateria interna de 3 V, e possível mau contato.

A bateria tem de estar acima de 3 V, devido esta tensão ser necessária para aparecer as tensões iniciais.

Uma suposição que ao injetar 3 V na placa, pode ter influenciado na tensão de bateria interna RTC.

Ela já estava com 3,04..

Vou verificar isso que falou..

Mas está tudo funcionando com ele.

Até jogos rodei

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...