Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Positivo N40I / mb: S14BW01 Rev: 1.1 / sem video

Avalie este tópico:


XkawagataX

Posts em destaque

Boa tarde, estou com esse equipamento em bancada com problema no u30. Eu busquei aqui no forum e encontrei outros topicos falando em como ``burlar`` esse ci com um divisor de tensáo e ate mesmo com um regulador de tensao linear 7805 visto que ele náo encontra pra comprar no ML e para importar demora demais (ainda mais com os correios em greve). O problema que encontrei foi o seguinte: Se eu coloco o divisor de tensáo R1=330k + R2=100k) a tensáo de 4.4v que deveria aparecer o pino 5 onde o divisor e ligado nao aparece, resultando que a placa nao sobe os 5va. Se eu utilizo o regulador linear 7805 a placa funciona mas ele aquece muito (nao a ponto de queimar o dedo mas como utilizei ele por pouco tempo eu acredito que com um uso prolongado ele ira aquecer demais podendo danificar nao so o regulador como tambem a placa). Eu analisando o circuito pensei em fazer um jumper do positivo da pilha da BIOS CR2032 ate o pino 5 do U30, mas notei que ela consome a pilha rapido demais mesmo com o carregador plugado na placa. Gostaria da ajuda dos colegas para saber se alguem ja conseguiu resolver esse bendito problema.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, XkawagataX disse:

Se eu utilizo o regulador linear 7805 a placa funciona mas ele aquece muito

A placa liga, funciona normal da video?

 

Não éra pra esquentar o  7805 amigo , em alguns casos o aquecimento nessa linha é ocasionado por defeito em algum outro CI. Ja vi casos do U73 / U74 com defeito que faz com que o U30 aqueça por isso a pergunta se a placa chega a gerar video e funcionar

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, R2-D2 disse:

A placa liga, funciona normal da video?

 

Não éra pra esquentar o  7805 amigo , em alguns casos o aquecimento nessa linha é ocasionado por defeito em algum outro CI. Ja vi casos do U73 / U74 com defeito que faz com que o U30 aqueça por isso a pergunta se a placa chega a gerar video e funcionar

 

sim, ela funciona normal e entra na bios perfeitamente com o 7805, eu notei que ele aquece com mais rapidez quando esta com a bateria e o carregador plugado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, R2-D2 disse:

@XkawagataX E como vc fez essa modificação? Qual alimentação de entrada do 7805, vc esta alimentando ele com 19v na entrada? Segunda datasheet alimentação de entrada é de 5~18v. Portanto regular de 19v para 5v ele pode esquentar sim 

 

 

no pino 3 do u30 tem uma tensáo de 18.3v que utilizei para alimentar o 7805. Se for esse o caso que outra alimentação posso utilizar se na placa só possui os 19v de entrada e os 3v da pilha da BIOS antes de chegar ao u30.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Mostra como está sendo feito esse divisor de tensão. 

Resistor de 330k ligado ao pino 1 do u30, a outra ponta ligada ao resistor de 100k e esse ligado ao terra. 1 fio liga a ponta dos resistores que estão soldados uma a outra no pino 5 que deveria ser o 5va.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@XkawagataX se puder faça um teste. Retire essa adaptação que fizeste e injeta 5v com fonte de bancada no pino 5 do U30 (com a placa ligada e desligada) e observe o consumo de corrente. Não pode haver consumo excessivo nessa linha, a função dessa linha é habilitar os CI's U73 e U74 para funcionarem, caso tenha muito consumo explica um dos motivos do 7805 esquentar demais e a tensao de 4.4v zerar também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Uma tensão deixa de existir quando há necessariamente um consumo alterado de corrente. 

Onde posso ver qual o consumo dessa linha do esquema? Pressuponho que se esse for o caso ela deve estar consumindo algo próximo de 1A já que essa é a corrente limite do 7805. Vou realizar o teste com a font de bancada e posto o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Uma tensão deixa de existir quando há necessariamente um consumo alterado de corrente. 

Fiz a verificação com a fonte de bancada e o consumo com a placa ligada [e de 0.011a fica oscilando para menos. Nesse caso acredito que seja outro o motivo do 7805 estar aquecendo e o divisor de tensão não ter funcionado para ligar o notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Uma tensão deixa de existir quando há necessariamente um consumo alterado de corrente. 

tentei fazer com que o divisor de tensão service de alimentação para o LM7805 mas mesmo assim não funciona. Eu verifiquei que messa configuração que fiz a tensão não zera porém fica abaixo da tensão que o LM7805 precisa para funcionar. no divisor a tensão ficou de 1.4v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, XkawagataX disse:

Fiz a verificação com a fonte de bancada e o consumo com a placa ligada [e de 0.011a fica oscilando para menos. 

nesse caso a placa ligou normal?

 

divisor de tensao serve para circuitos com baixa corrente, no caso se esta consumindo apenas 0.011A esse divisor deveria estar funcionando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No seu caso essa linha de fato consome pouquissima corrente pois serve só para "ligar" os PWM u73 / 74

 

A ligação dos resistores na placa está correta? Nao estou duvidando de vc mas era pra estar funcionando.. 

No caso vc retirou o U30, fez os resistores e  onde tem os 4.4v está ligado ao pino 5 do U30, é isso?  

 

É muito comum utilizar resistores divisor de tensao para habilitação de CI's 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, R2-D2 disse:

No seu caso essa linha de fato consome pouquissima corrente pois serve só para "ligar" os PWM u73 / 74

 

A ligação dos resistores na placa está correta? Nao estou duvidando de vc mas era pra estar funcionando.. 

No caso vc retirou o U30, fez os resistores e  onde tem os 4.4v está ligado ao pino 5 do U30, é isso?  

 

É muito comum utilizar resistores divisor de tensao para habilitação de CI's 

sim é isso mesmo que estou tentando fazer. verifiquei o esquema que já disponibilizaram no outro topico e estou ligando corretamente. o u30 não está na placa. á foi removido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...