Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido tv samsung un40f5500ag liga normal depois de um tempo desliga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

bom dia a todos do eletronicabr, chegou em minha oficina essa tv que liga funciona tudo normal, depois de um tempo desliga tem vez que demora a desliga tem vez que desliga logo, peço uma ajudinha aos companheiro se aguem ja pegou um defeito dessa natureza

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rivaldo martins disse:

bom dia a todos do eletronicabr, chegou em minha oficina essa tv que liga funciona tudo normal, depois de um tempo desliga tem vez que demora a desliga tem vez que desliga logo, peço uma ajudinha aos companheiro se aguem ja pegou um defeito dessa natureza

bom dia, pode ser o CI que controla driver dos Leds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, rivaldo martins disse:

bom dia a todos do eletronicabr, chegou em minha oficina essa tv que liga funciona tudo normal, depois de um tempo desliga tem vez que demora a desliga tem vez que desliga logo, peço uma ajudinha aos companheiro se aguem ja pegou um defeito dessa natureza

O que ja verificou? Verificou as tensões no momento em que esta funcionando pra ver se esta tudo normal, verifique possíveis solda fria, capacitores da fonte esgotados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando ela liga chega os 12v e 5v na principal quando ela desliga essas duas tensão some e o led do stadby fica aceso na cor vermelha se eu apertar o pawer ela liga novamente, mais depois de um tempo desliga denovo, com o cabo que vai pra placa principal desconectado e a placa da fonte ligada eu tenho essas duas tensões 12v e 5v nele e a tela fica com os leds aceso, já andei refazendo as soldas da fonte mais o defeito continua, na memoria flach eu tenho 3,3v mesmo depois que a tv desliga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, rivaldo martins disse:

Quando ela liga chega os 12v e 5v na principal quando ela desliga essas duas tensão some e o led do stadby fica aceso na cor vermelha se eu apertar o pawer ela liga novamente, mais depois de um tempo desliga denovo, com o cabo que vai pra placa principal desconectado e a placa da fonte ligada eu tenho essas duas tensões 12v e 5v nele e a tela fica com os leds aceso, já andei refazendo as soldas da fonte mais o defeito continua, na memoria flach eu tenho 3,3v mesmo depois que a tv desliga

Se vc ligando sem a placa principal a fonte arma e os leds da tela ficam acesos seu problema esta na placa principal, tente injetar tensão na placa principal pra ver se encontra algum curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na placa principal.

Verifique se tem capacitor ceramico com fuga ou em curto.

Faça a medição nos reguladores.

Acompanhe a imagem se vai escurecendo antes de desligar, seria um sinal de defeito na placa tcon.

Existe um defeito recorrente na memória flash nand, que gera este defeito de ficar desligando, mas teria de regravar ou substituir, ou ainda fazer atualização de software e verificar se resolve.

Pode ainda desligar um dos cabos flat de saída da placa tcon para teste, a fim de descartar possível defeito de tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, regisfatef disse:

Na placa principal.

Verifique se tem capacitor ceramico com fuga ou em curto.

Faça a medição nos reguladores.

Acompanhe a imagem se vai escurecendo antes de desligar, seria um sinal de defeito na placa tcon.

Existe um defeito recorrente na memória flash nand, que gera este defeito de ficar desligando, mas teria de regravar ou substituir, ou ainda fazer atualização de software e verificar se resolve.

Pode ainda desligar um dos cabos flat de saída da placa tcon para teste, a fim de descartar possível defeito de tela.

na tela existe um risco de uns tres centimetro de largura de cima a baixo da tela seria esse o defeito de ela esta desligando, e quando ela desliga a imagem não vai escurecendo não ela desliga de vez tirei o cabo flat do lado da tela que esta com defeito liguei ela só com um lado mais desligou do mesmo jeito tem vez que demora pra desligar tem vez que desliga logo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um teste que voce desconecta somente um dos fios do conector no encaixe da placa principal, a fim de que a fonte mantenha as tensões  na placa.

Desta forma voce vai descartar se a fonte pode estar desligando alguma das tensões fornecidas.

Verifique se os reguladores da placa principal estão bons.

O colega GameMax citou para injetar tensão na placa principal, a fim de localizar algum componente em fuga ou em curto.

E caso não resolva, troque a memória flash nand.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/09/2019 às 23:21, Daniel Alves Costa disse:

Já trabalhei com a Samsung na época que essa TV foi lançada, esse defeito é característico da memoria Flash. Se a fonte armada na bancada com carga está ok então é certeza de ser a memoria.

amigo vc diz qual e a memoria e a flach nand ou e a 25Q40CLS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo 

Sem querer parecer grosseiro, então me desculpe se eu parecer... Nunca vi uma TV em que um ou múltiplos riscos causassem algum outro defeito, o máximo é em caso de tela extremamente quebrada ela armar proteção por causa da t-com. Como eu confirmo isso? Fiz MUITOS laudos de tela para a SAMSUNG. Em nenhum treinamento da Samsung ou em todas as TV que já realizei laudo ou reparei eu vi isso ocorrer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na mensagem 9, o colega rivaldo, conforme solicitado, fez o teste de desconectar o cabo flat de saída da placa tcon, sendo um por vez, mas o defeito continuou, ocorrendo o desligamento repentino.

A idéia deste teste seria de localizar possível curto vinda da tela.

Como esta memória flash nand é por solda bga, pode colocar um pequeno calço por baixo da placa, e efetuar uma pequena pressão por cima, a fim de descartar possível falha de solda BGA, ou ainda o ME.

Existe ainda o processador, que tambem pode causar este desligamento, seja por muito aquecimento, ou ainda problema na BGA.

Alguns teste solicitados, não ficaram claros, se foram efetuados, como desconectar um dos cabos no conector da placa mãe, que tem a função de desligar o comando da fonte.

Foi solicitado tambem, injetar tensão em alguns reguladores da placa principal, a fim de localizar possível consumo alto do circuito, podendo haver componente em fuga ou em curto.

Caso tenha se esgotado todos os recursos de testes, uma outra placa principal para tirar uma duvida seria o ideal, mas sabemos que isto não é tão simples de ter a mão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Daniel Alves Costa disse:

@Gilson Macedo 

Sem querer parecer grosseiro, então me desculpe se eu parecer... Nunca vi uma TV em que um ou múltiplos riscos causassem algum outro defeito, o máximo é em caso de tela extremamente quebrada ela armar proteção por causa da t-com. Como eu confirmo isso? Fiz MUITOS laudos de tela para a SAMSUNG. Em nenhum treinamento da Samsung ou em todas as TV que já realizei laudo ou reparei eu vi isso ocorrer.

É conversando que a gente se entende, certo? Não sou o dono da verdade, estou aqui também aprendendo. Vou dizer porque fiz a postagem anterior. Estou com uma tv sony kdL.. (alguma coisa que não lembro agora), que cheguei até comprar uma placa pra ela imaginando que iria resolver o defeito. Mas para a minha surpresa um defeito na tela faz com que esquente um setor e desligue a tv. Essa tv inclusive foi deixada pelo cliente na minha assistência. Também não li nada relacionado a teste de tcon, então estou acreditando que essa tv teria um vcon, e que neste caso poderia ser o que eu afirmei. Veja, não estou sendo taxativo e dizendo que estou certo, estou apenas dando uma dica e que seria interessante investigar. Num defeito todas as possibilidades devem ser levadas em consideração até que se chegue ao defeito de fato. Nosso trabalho é na realidade investigar as várias possibilidades, assim como numa investigação policial. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo 

Como conversamos por texto muitas das vezes a forma como escrevemos pode ser lida e interpretada de outra forma por quem está lendo. Por isso pedi desculpas e ressaltei que não quero parecer grosseiro. Também não sou dono da verdade, costumo dizer que somo investigadores da 'bagunça' dos outros (os projetistas), pois como sabemos, na eletrônica existem diversas formas de se chegar a um mesmo resultado, então temos que entender o que foi projetado e porque... então concordo plenamente com você, vivemos aprendendo.

Você apresentou sua teoria então eu apresentei a minha experiencia com telas, a de que "linhas" não causam defeitos deste tipo. Uma falha na T-CON, V-CON ou Buffer podem causar vários tipos de defeito, inclusive o desligamento. Mas isso não quer dizer que não possa acontecer (Linha desligar tela) e eu apenas nunca tenha visto e por ser tão "raro" nem a Samsung informa nos treinamentos.

Teste fácil para matar a duvida em relação a tela, desligar o cabo de sinal seja o que vai para a T-CON, V-CON ou Buffer... 

Mas eu gostaria de entender a sua TV só para esclarecimento de duvida, por setor você se referiu a uma área da tela que esquenta ou a um TAB/COF...? Ela possui alguma linha?

 

Para mim, essa é uma "discussão" construtiva para o tópico e nos mesmos, pois estamos trocando ideias sobre um assunto, apenas não prolongo mais o assunto de tela para não fugirmos do escopo do tópico, mas acredito que por um breve momento podemos divergir o caminho para resolvermos uma teoria apresentada.

Minha experiencia vai até ao nível de pixel quando se trata de LCD/LED, saber se a linha de pixel está ausente ou travada por falta de informação do CI, sincronismo, TAB/COF descolando/rompido/queimado ou até mesmo o filamento interno da tela. Não tenho o equipamento para tal mas já tive o treinamento teórico e pratico (como já informado anteriormente) até para soldar os filamentos interno da tela com laser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em algumas telas de tv, não todas, existe circuitos integrados bem pequenos, tão pequenos que se não olharmos direito pode parecer que é apenas um flat para fixar a tela na carcaça. Se algum circuito desses entrar em curto pode ocasionar o liga e desliga da tv. Peguei um caso assim numa tv da Samsung ou LG, não me lembro ao certo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/09/2019 às 23:08, acf-2014 disse:

boa noite ,peguei uma tv uma dessa com esse mesmo  defeito ,fiz um rebaling no processador e ficou perfeita ,essa placa usa o SEMS30

usa sim amigo o processador e esse mesmo vou ver se faço um reflow nele pra ver como e que que fica, se ficar boa ai eu faço um rebal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...