Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Samsung RV415 / BA41-01648A / Liga sem imagem

Avalie este tópico:


robertoromeu

Posts em destaque

Bom dia, meus caros, estou com esse notebook Samsung na bancada. Liga porém não gera imagem.

Testes realizados:

Todas as tensões estão presentes (e normais);

Memória já foi trocada;

BIOS já foi regravada;

Testado com o monitor externo;

 

Observações: No pino 1 da bios só chega 0,6v. Porém se eu retirar o cristal que fica logo abaixo da PCH, ao lado do SIO e tensão no pino 1 volta ao normal 3,3v.

Os pinos 2,3 e 4 da BIOS estão zerados (tanto com o cristal no local, quanto sem ele). E o processador não aquece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cginfomacae, olá amigo. Ainda não troquei o CI de BIOS. Quem regrava para mim é um amigo, pois a minha gravadora ainda não chegou. Não sei informar qual o arquivo que ele usou. Porém achei uma placa igual, que está funcionando, e vou trocar o chip. Posto o resultado assim que fizer isso.

Editado: por robertoromeu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, robertoromeu disse:

@jhoe1981, amigo, eu gostaria de esgotar todas as possibilidades antes de considerar um problema de BGA. Não gosto da ideia de aquecer os chips sem ter a certeza do problema.

Por mais avançada tecnologia que a empresa fabricante dos processadores AMD tenha usado para melhorar o super aquecimento do mesmo, ainda assim tem sido um problema na maioria dos computadores, principalmente notebooks, que tem em sua arquitetura um sistema de ventilação escasso.

 

Já chegou aqui na minha assistência notebooks dessa linha. O cliente alegou que estava assistindo vídeos nele em cima da cama e do nada ele deixou de gerar vídeo, ficando apenas ligado. E todos os testes que você falou até agora eu fiz, e o problema era BGA.

 

Mas como cada caso é um caso, pode ser duas coisas, ou por um descuido ou mesmo falta de informação sobre o modelo do notebook e placa foi gravado o bios errada nesse chip ou é BGA. É uma hipótese.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@josinaldo28 @robertoromeu 

Eu ficaria completamente com o pé-atrás se não fui eu quem gravou... Ainda mais tendo diversos modelos de placa para o mesmo notebook...

Amigo, por experiencia própria, avalie a confiança que você possui no seu amigo, se for alta, então com quase absoluta certeza que é BGA.

Sou técnico certificado pela samsung em Note-PC, chega uma hora que você tem que arriscar na opção que você não gostaria ou você pode acabar perdendo tempo e mais tempo quando na verdade você não queria aceitar o histórico de defeito BGA do modelo citado...

Para vocês terem uma ideia, na época dos RV41* a Samsung emitiu até um informativo técnico sobre solda fria nos conectores laterais... Olha o detalhe interessante, "efetue a troca da motherboard", ou seja, se a solda falhava nos conectores, com certeza falhava no restante da placa...

Screenshot_1.png

Agora desculpa fugir do escopo do topico mas olha o brinquedinho que a Samsung da (Anyway para celulares) e para note: 80port, rapidinho já pega o bga

 

 

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

Editado: por Daniel Alves Costa
  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testes não invasivos, que ainda podem ser feitos.

Retire todas as fontes de energia da placa, retire a bateria interna e faça um curto nos terminais de encaixe  por uns 30 segundos, procure por um ponto de reset tambem ao lado do slot da memória.

Após recoloque a bateria interna, fonte e religue a placa.

Teste de BGA, coloque um pequeno apoio em baixo na placa, pode ser uma pequena borracha, e por cima manteha pressionado, e ligue a placa, este teste substitui em parte o ME.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@robertoromeu o pino 3 deveria ter 3v amigo tens que ver porque não está tendo essa tensão amigo 

Já o pino 1 não precisa ter 3.3v e sim ter a comunicação correta e isso só podes ver com um osciloscópio 

Cristal não tem que ter uma tensão correta também e sim a frequência que também só pode ser medida com osciloscópio 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos, peço desculpas pela ausência, estive muito ocupado esses dias. Agradeço a todos pelos comentários (já vou deixar os joinhas de vocês). Essa placa é minha por isso não tenho pressa em concertar, estou dando prioridade aos notebooks dos clientes. Vou realizar os procedimentos acima citados e retorno com os resultados. 

 

Agradeço muito a colaboração de todos, sou novo no ramo de reparo em placas, por isso fico feliz em conversar com pessoas mais experientes que eu. 

 

Att. 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
7 horas atrás, Raniere T.I. disse:

O que é ME?

No caso em questão, seria aquecer a solda BGA do chipset.

As micro esferas de solda, entre a placa e o chip, tende a expandir com o calor, fazendo contato nos diversos pontos.

O aquecimento é leve, por um curto período de tempo, mas que seja suficiente para expandir as esferas de solda.

Serve apenas para teste de falha de circuito, que envolva solda BGA.

O defeito sendo sanado, vai confirmar que vem de solda BGA, não sendo necessário continuar a análise do defeito na placa.

O próximo passo seria fazer a retirada do chipset, com a troca das micro esferas de solda, e ressoldar o chip na placa.

Este processo chama-se reballing, e necessita de equipamento específico, para uma maior confiabilidade do serviço executado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...