Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo - G400S - VILG1/G2 LA-9902P - Não liga

Avalie este tópico:


Magno Silvestre

Posts em destaque

Boa tarde amigos, estou com esse note há alguns dias quebrando a cabeça. Preciso de uma ajuda dos pares amigos deste fórum. vamos lá!

após a primeira analise, verificamos curto na bobina pl402, vimos ainda que o pu401 e o super I/O estavam estourados. Após a remoção dos mesmo o curto parou. Após  trocar o pu401 e super i/O, apresentou 3,34v no pino 2 e 5v no pino 1 da pl402. o pu401 está esquentando.

Editado: por Magno Silvestre
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Well7487 disse:

@Magno Silvestre retire o pu401 e veja nos pads se tem algum que está em curto e não deveria estar

amigo, já fiz isso antes de soldar o pu401, não tem nenhum pad em curto.

Editado: por Magno Silvestre
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Magno Silvestre disse:

 apresentou 3,01v no pino 2 da pl401 e no pino 2 uma variação de tensão chegando até 7v. a pu401 está esquentando.

Pino 2 da PL401 tem 3v ? Porém vc disse que o pino 8 do PU401 Tem 18v.

 

Citar

pino 2 uma variação de tensão chegando até 7v

Pino 2 de onde ?

 

Fiquei com dúvida....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, GBS_Info disse:

Pino 2 da PL401 tem 3v ? Porém vc disse que o pino 8 do PU401 Tem 18v.

 

Pino 2 de onde ?

 

Fiquei com dúvida....

amigo, reformulei o texto. a variação é no pino 1 da pl402.

 

situação atual, 3,34v no pino 1 e 5v no pino 2 da pl402. o pu401 continua esquentando.

Editado: por Magno Silvestre
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Magno Silvestre disse:

amigo, reformulei o texto. a variação é no pino 1 da pl401.

 

situação atual, 3,34v no pino 1 e 5v no pino 2 da pl401. o pu401 continua esquentando.

 

2 horas atrás, Magno Silvestre disse:

tensões presente no pu401

 

1 - 2,8v

3 - 0,57v

4 - 3,01v

5 - 2,97v

6 - 5,47v

7 - 3,92v

8 - 18v

Se vc tem 3v na PL401.... então não pode ter 18v no pino 8 do PU401.

Tem algo errado nas suas informações.

 

ata1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Magno Silvestre olá! meça novamente as voltagens deste integrado lembrando que o pino 8 do PU401 e a saída da PL401 é um só nó sobre o ponto de vista de análise de circuito. Se não houver oscilação na tensão medida no pino 8 é porque os capacitores de filtro  da saída da PL401 estão fazendo o seu papel.

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, GBS_Info disse:

 

Se vc tem 3v na PL401.... então não pode ter 18v no pino 8 do PU401.

Tem algo errado nas suas informações.

 

ata1.jpg

Bom dia, realmente as informações estavam erradas. A bobina na qual eu me refiro é a pl402!! me confundi e coloquei a pl401 no meu post. vai desculpando. rsrs

a bobina pl401 é de 19v, tem essa voltagem dos dois lados.

lenovo.png

Editado: por Magno Silvestre
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Magno Silvestre olá!  O seu integrado esta setado para entregar 8a de corrente no máximo.  Meça com o multímetro na pl402 a corrente que está sendo consumida para a carga. 

A tensão de output (3.34v) está correta, porem o integrado pode estar trabalhando no limite para a corrente para compensar e manter a tensão próxima a 3.34v. Ao que parece ele está cumprindo o papel dele.

No entanto não foi passado a temperatura , o quanto ele está esquentando.

A TSD  dele é 150 ºC - ele shutdown.

Se ele não estiver esquentando muito ao que tudo indica ele está trabalhando corretamente. Não teríamos então um problema nessa fase.

tá joia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, SystSoftPcCelTv disse:

@Magno Silvestre olá!  O seu integrado esta setado para entregar 8a de corrente no máximo.  Meça com o multímetro na pl402 a corrente que está sendo consumida para a carga. 

A tensão de output (3.34v) está correta, porem o integrado pode estar trabalhando no limite para a corrente para compensar e manter a tensão próxima a 3.34v. Ao que parece ele está cumprindo o papel dele.

No entanto não foi passado a temperatura , o quanto ele está esquentando.

A TSD  dele é 150 ºC - ele shutdown.

Se ele não estiver esquentando muito ao que tudo indica ele está trabalhando corretamente. Não teríamos então um problema nessa fase.

tá joia!

@SystSoftPcCelTv a corrente na pl402 tem 3,34 no pino 2 e uma variação no pino 1. tem horas que tem 2,8v e depois chaga até uns 7v. o consumo da fonte assimétrica está em media 0,0100A. o pu401 e a pl402 está esquentando em media de 60 ºC. tem um resistor pr404 próximo a bobina que chega aos 100ºC. já fiz a troca dele e continua esquentando, um lado dele segue a tensão que está variando.

10 minutos atrás, GBS_Info disse:

@Magno Silvestre 

Tem tensão no botão power ? Essa tensão zera ao pressioná-lo ?

 

vou olhar. nem cheguei a ir em diante por conta da variaçaõ

 

Editado: por Magno Silvestre
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Well7487 disse:

Pegue uma agulha e veja perna a perna se todas estão bem soldadas amigo 

a ponta do meu multímetro é agulha, já tinha verificado assim que soldei. não sei se pode ser algum capacitor ou resistor próximo ao i/o. como o mesmo estava com um furo de queimado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, Magno Silvestre said:

@SystSoftPcCelTv a corrente na pl402 tem 3,34 no pino 2 e uma variação no pino 1. tem horas que tem 2,8v e depois chaga até uns 7v. o consumo da fonte assimétrica está em media 0,0100A. o pu401 e a pl402 está esquentando em media de 60 ºC. tem um resistor pr404 próximo a bobina que chega aos 100ºC. já fiz a troca dele e continua esquentando, um lado dele segue a tensão que está variando.

vou olhar. nem cheguei a ir em diante por conta da variaçaõ

 

Na pl402 no pino 1 da bobina é normal ter variação da tensão. É em função do trem de pulso do chaveamento desta fase. O capacitor juntamente com a bobina faz a retificação da tensão desta linha.

Na sua placa tem o PC415 ? - eles estaria logo após o resistor PR404 que está chegando a 100ºc.  Teste-o para ver ser está bom.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, SystSoftPcCelTv disse:

Na pl402 no pino 1 da bobina é normal ter variação da tensão. É em função do trem de pulso do chaveamento desta fase. O capacitor juntamente com a bobina faz a retificação da tensão desta linha.

Na sua placa tem o PC415 ? - eles estaria logo após o resistor PR404 que está chegando a 100ºc.  Teste-o para ver ser está bom.

 

eu já havia trocado o pc415, pr404. bom agora retirei os dois e o pu401 parou de aquecer. agora na pl402 eu tenho 3,35 no pino 1 e 10v no pino 2. vou colocar outro capacitor e resistor. @SystSoftPcCelTv obrigado pela dica da variação.

Editado: por Magno Silvestre
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Magno Silvestre said:

 

eu já havia trocado o pc415, pr404. bom agora retirei os dois e o pu401 parou de aquecer. agora na pl402 eu tenho 3,35 no pino 1 e 10v no pino 2. vou colocar outro capacitor e resistor. @SystSoftPcCelTv obrigado pela dica da variação.

Por nada! Não deixe essa fase sem estes componentes. j+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, SystSoftPcCelTv disse:

Por nada! Não deixe essa fase sem estes componentes. j+

que loucura... quando retirei o pc415 e deixando apenas  o pr404. não aquece nada, mas, o pino 1 da pl402 continua com variação... se coloco o pc415 aquece muito o pr404 e começa a aquecer a pl402 e pu401.

 

por curiosidade, do lado do pc415 tem outro capacitor maior que ambos estão no mesmo aterramento junto com o pu401. retirando os dois capacitores, pc415 e esse outro maior que faz filtro da corrente do pino 8 da pu401.  os componentes param de aquecer e a bobina pl402 tem 3,33 dos dois lado.

 

o que pode está acontecendo? já troquei esses capacitores, mas, continua com o mesmo sintoma. vou postar uma imagem ilustrativa. são esses dois que estão no circulo obs: essa foto eu peguei no fórum, não é da minha placa.

Placa.jpg.54e217cd60610ce1519410354ae84c66.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...