Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido HP Pavilion g4 / DAOR13MB6EO / liga e nao da video! Eh possivel pwm multicanal dar defeito parcial?

Avalie este tópico:


zoiasso

Posts em destaque

Sou hobbysta de eletronica, [eguei um notebook hp pavilion g4 para arrumar, o mesmo liga e nao da video. 

 

Desmontei o notebook e sai medindo as tensoes nas bobinas, encontrei as tensoes do processador (1.1v) e memoria (1.5v) ate que cheguei em uma bobina na qual nao havia tensao.

 

Link do esquema:  #Editado#

 

(pagina 34 do esquema) A Bobina na qual nao encontrei tensao eh a PL 26, entao rastreando pela placa cheguei nos mosfets PQ43 e PQ42 e nao tinham pulso no gate. Fui checar entao o driver PU10 que controla ambos mosfets, encontrei 5v no pino 4 (VCC), quando fui medir o pino 2 (PWM) com o osciloscopio encontrei 2v, porem nao havia pulso. 

 

(pagina 33 do esquema) Rastreando mais um pouco ate o pwm (NCP6131N) que manda o pulso para o driver PU10 fui medir o pino 28 (PWMA) que eh o pulso que deveria chegar no PU10, e la estava 2v linear sem PULSO. Para checar o funcionamento do PWM entao, medi tambem os pinos 30 (PWM2) no qual tbm nao havia pulso mas havia um tensao linear. Para minha surpresa os pinos 31 (PWM3) e 32 (PWM1) tinham pulso.

 

A minha pergunta: Eh possivel problema parcial em PWM com varios canais? Sera que o problema eh este pwm? Como a placa liga e nao da video, me pareceu que esta tensao faltando parece um bom candidato, pois a tensao gerada nestes mosfets eh VCC_GFX, pelo que vi no esquema eh a tensao que alimenta a parte grafica da processador). Nao gosto muito do metodo tentativa e erro, entao queria uma opiniao antes de comprar o pwm via mercado livre. Faco apenas alguns reparos em placa de video e placa mae etc, e ainda nao tinha me deparado com problema em pwm, primeira vez.

 

Agradeco pela atencao de quem leu ate aqui, se alguem quiser alguma informacao adicional soh falar abaixo.

Editado: por zoiasso
Link externo postado
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi amigo boa noite,

Favor postar o link do esquema do próprio fórum, se não houver disponível solicite.

A falta de GFX muitas vezes está relacionada a BIOS, então a título de teste regrave a BIOS com um arquivo 100% funcionando e testado. 

E também poste as tensões encontradas no respectivo PWM relacionado a bobina que há ausência de tensão, alimentação, habilitação, pwgood, ref., etc...

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...