Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Sony - DAV-TZ135 - Defeito linha MTK RST

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia, estou com esse aparelho com defeito na linha do "MTK RST", tem algumas horas (ou melhor, alguns dias) que ele liga, desliga.. sem problemas, porem esporadicamente ele parece travar e volta a ligar quando quer... Consegui isolar o defeito ao IC300 (STM8S20X MCU), a linha deve ter 3.3v quando o aparelho é ligado porem estava apresentando apenas 0,10v, seguindo a linha encontrei o pino 25 do IC300 com uma resistência de 12,5 ohms, levantei ela e pronto, é só ligar na tomada que o aparelho já liga... porem com alguns bugs, ele não pode ser desligado pelo botão, o botão de volume não funciona, o botão de funções também... 

Por ser um MCU seria extremamente inviável tentar reprogramar (se for falha de programação) ou substituir (se estiver com defeito)... mas por ser tão aleatório o defeito eu acredito que seja algum outro componente que esteja interferindo com algum sinal que passa por essa MCU para ativar o MTK RST... Alguém possui alguma ideia?

 

 

Screenshot_5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak Sempre presente.

São 2 linhas de reset que vem do processador: MTK RST e MTK RST MCU

 

OBS: Medidas de resistência com o aparelho desligado.

Segue as ligações:

 

IC100 pin110 ----> 'MTK RST MCU' <---- coletor Q303 e base Q302.

IC300 pin12 (7K ohms) ----> 'GPO1' <---- base do Q303

IC300 pin1 (600k ohms) ----> 'RST' <---- coletor Q302

IC300 pin9 (4k ohms) ----> 'TA5508 RST' <---- IC301 pin11 e IC309 pin6

IC300 pin25 (12.5 ohms) ---> 'MTK RST' <---- IC100 pin108 e IC108 pin12

 

Ao meu ver, ao ligar o aparelho na tomada o IC100 e IC300 se resetam parcialmente pelo 'MTK RST MCU', 'GPO1' e 'RST'. -> Estado de standby

Ao pressionar o botão power o IC300 reseta o IC301 e IC309 pelo 'TA5508 RST' e IC300 reseta o restante do IC100 e IC108 pelo 'MTK RST'. ->Estado Power ON.

 

Ao pressionar o botão power apenas a linha 'MTK RST' fica com 0,10v, todas as outras com 3.3v

Levantando o pino 25 do IC300 o aparelho liga direto (sem pressionar power) porem com falhas variadas, devido a falta do sincronismo no IC300 que controla outras funções. A linha 'MTK RST' volta a apresentar os 3.3v 

Acredito que a programação do IC300 faça com que ele mantenha tanto o pin9 como o pin25 bloqueando os 3.3v, liberando a passagem dos 3.3v apenas se o power for pressionado. Por isso ao levantar o pin25 o aparelho liga direto, pois o IC300 não está mais bloqueando os 3.3v de entrarem na linha 'MTK RST'.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas.. com o aparelho desligado DA TOMADA, continua essa baixa resistência no pino? Pode ser algo que esteja bugando o STM e fazendo ele manter a linha em nível baixo, ou pode ser um defeito físico nele. 

 

Se for defeito físico no próprio STM, o prognóstico não é dos melhores.. o que eu faria seria tentar uma gambiarra: cortar fora o pino e ligar a linha MTK_RST à linha TA5508_RST, ou ao reset do próprio STM (pino 1).

 

Como o controle de volume não atua, tem grande possibilidade de o defeito ser no STM.. o MTK faz a maior parte do trabalho: controla a leitura de DVD, a porta usb, a saída hdmi e o display, mas quem recebe o sinal do botão de ligar e do sensor de IR é o STM, e envia os comandos pro MTK por uma linha serial. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até desligado da tomada ele tem essa baixa resistência. Eu acredito que tenha alguma coisa mesmo interferindo pois esporadicamente (apos varias tentativas aleatórias) o aparelho liga e funciona normalmente, até o controle de volume, porem apos algum tempo ligado ele começa e entrar em loop de desligamento, como se o MTK RST não estivesse conseguindo se manter...

Outra coisa, já troquei 2x 100% dos eletrolíticos da placa.

Já verifiquei a fonte e está normal, já testei ele com as fontes de bancada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...