Jump to content
wmanganelli

dúvida valores de resistor

Recommended Posts

Posted (edited)

Alguém pode me informar o valor desse resistor ?

17258b5a-1c80-4281-b451-a6eb7ba09a7d.JPG

Edited by wmanganelli

Amigo, poste uma foto mais nítida do resistor e mais informações sobre o aparelho para o caso de não ser possível identificar pela foto.

É a foto que consegui, se trata da fonte da Central de Interfone Intelbrás Evolution 164

A segunda e a terceira faixa se vê claramente que é marrom e preta, a primeira  que é a dúvida.

Posted (edited)

1 R = marrom, preto e dourado. 😉

image.png

Edited by regisfatef
inserir imagem

Para tirar a duvida, teria de fazer a medição com um dos terminais dessoldado da placa.

Pela foto, não fica claro se a primeira cor seria dourado, então teriamos apenas as cores : marrom, preto e dourado, e a ultima cor estaria ausente, neste caso sem uma cor, a tolerancia que é indicado pela ultima cor seria de 20 %.

• Like 1

a ultima faixa (de baixo, próximo da serigrafia) está bem afastada do restante, ela é a tolerância.  A primeira faixa (Parte de cima) parece ser um amarelo que saiu fraco 

• Like 1

@regisfatef a fonte que eu tenho o resistor abriu por isso não consigo medir, essa foto consegui com uma pessoa que está vendendo uma placa dessa na internet, ele aparentemente não entende pois pedi para medir ,mas não tinha multímetro, na Intelbrás não consegui nada, estou com um prédio de 115 apartamentos parado só por conta desse resistor. O mais lógico é mesmo 1R, mas aquela faixa maeio dourada que me incomoda, obrigado amigo.

@wmanganelli Boa noite! Amigo eu uso um site: "Calculo Online de Cores de Resistores" facilita muito só escolher as cores que ele faz os cálculos! Site é bom. Mas não é melhor do que você aprender todos essas cores e fazer o calculo sem ajuda! Conhecimento é melhor. Boa sorte.

• Like 1

Verifique se é um resistor de saída de tensão da fonte. Caso seja, tem uma grande chance de ser um resistor tipo fusível, no caso de uma sobrecarga, este resistor abre.

• Like 1

Posted (edited)

@marciobaldo Agora fiquei na duvida com o marrom/lilás.

Estou achando estranho ser 1ohms, mas 41 ohms não é comercial... 47 ohms já bateu uma certeza... coloquem mais brilho na tela ao ver a foto, parece muito mais lilás que marrom.

Edited by Daniel Alves Costa
  • Like 1

4 minutos atrás, regisfatef disse:

O colega zazulak postou este esquema em outro tópico :

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Também tinha visto este tópico, mas teria de ser marrom, preto e preto para se 10ohms

@Daniel Alves Costa O autor pegar uma câmera microscópio 1000x usb, essas que compra no Ali Express por R$ 20,00 incluso frete, ele identifica as cores

• Like 1

O esquema que eu postei no outro tópico não é o dessa fonte.. e o dessa daí eu não tenho.

Olhando pela foto do lado de baixo da placa que vi num anuncio no ML, esse resistor está em série com o C30.. eles formam um snubber de corrente pra proteger o D10. De qualquer forma, ele não impediria a fonte de funcionar. O valor é 47r mesmo. É bem provavél que o C30 esteja em curto.

• Like 4
  • Nice 2

Posted (edited)
7 minutos atrás, wmanganelli disse:

@zazulak @marciobaldo deve ser lilas mesmo é problema na foto, obrigado. 

Troque ele e plugue a placa na lâmpada em série para diminuir qualquer risco de curto. Atente-se ao que o @zazulak disse sobre o capacitorzinho, teste ele também com teu multímetro

Edited by marciobaldo
  • Like 1