Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise ASUS / PSG41T-M LX2/BR / Liga, mais não dar video.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Troquei a bateria, memoria ram, fiz limpeza inteira na placa, o reset da cmos e nenhum sinal de video. Ao medir os componentes da memoria ram, nao estao apresentando o valor de 1,5v do soquete da memoria, no source que vai para o dreno de saida dar 1,2v e no capacitor na memoria 1,2v o que sera? Quais testes devo mais fazer? O pino da bios esta com 3,3v.

 

Segundo o cliente, ele ligava mais apresentava tela azul, e depois nao deu mais imagem.

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, MBM Computers disse:

Troquei a bateria, memoria ram, fiz limpeza inteira na placa, o reset da cmos e nenhum sinal de video. Ao medir os componentes da memoria ram, nao estao apresentando o valor de 1,5v do soquete da memoria, no source que vai para o dreno de saida dar 1,2v e no capacitor na memoria 1,2v o que sera? Quais testes devo mais fazer? O pino da bios esta com 3,3v.

 

Segundo o cliente, ele ligava mais apresentava tela azul, e depois nao deu mais imagem.

Capturar.PNG

 

Bom dia

 

Já peguei placas-mãe com tensões menores no setor de memória RAM

 

Quando ligada, está esquentando o processador? 

 

Um detalhe sobre a tela azul, passa álcool isopropílico no pincel e limpa os slots da ram. Resolve quando não é problema no pente e nem no HD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, marciobaldo disse:

 

Bom dia

 

Já peguei placas-mãe com tensões menores no setor de memória RAM

 

Quando ligada, está esquentando o processador? 

 

Um detalhe sobre a tela azul, passa álcool isopropílico no pincel e limpa os slots da ram. Resolve quando não é problema no pente e nem no HD

Entao essas tensões de 1,2v estao normais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MBM Computers  Você sabe dizer se o cliente usa com frequência essa máquina ou estava parada por um bom tempo?

 

Pergunto porque ontem chegou aqui um PC Dell apresentando estes sintomas... fiz limpeza geral na placa, teste de fonte, de memória, de processador, reset da cmos e nada!

 

Foi ai que tive a ideia de pré-aquecer a placa por cima e por baixo... regulei a estação de ar quente na temperatura de 150º e vasão de ar em 6 e realizei no aquecimento entre os componentes de forma circular... e depois de esfriar a placa, liguei e voltou a funcionar normalmente.

 

Sei que é um caso extremamente diferente, mas não custa tentar.

 

Ah, o cliente depois me falou que o PC estava já a um tempo parado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, josinaldo28 disse:

@MBM Computers  Você sabe dizer se o cliente usa com frequência essa máquina ou estava parada por um bom tempo?

 

Pergunto porque ontem chegou aqui um PC Dell apresentando estes sintomas... fiz limpeza geral na placa, teste de fonte, de memória, de processador, reset da cmos e nada!

 

Foi ai que tive a ideia de pré-aquecer a placa por cima e por baixo... regulei a estação de ar quente na temperatura de 150º e vasão de ar em 6 e realizei no aquecimento entre os componentes de forma circular... e depois de esfriar a placa, liguei e voltou a funcionar normalmente.

 

Sei que é um caso extremamente diferente, mas não custa tentar.

 

Ah, o cliente depois me falou que o PC estava já a um tempo parado!

Uns 8 meses...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/10/2019 às 10:47, marciobaldo disse:

 

Bom dia

 

Já peguei placas-mãe com tensões menores no setor de memória RAM

 

Quando ligada, está esquentando o processador? 

 

Um detalhe sobre a tela azul, passa álcool isopropílico no pincel e limpa os slots da ram. Resolve quando não é problema no pente e nem no HD

Sim, o processador esquenta. Ao fazer um teste nos capacitores encontrei que estava quase saido devido oxidação, afetou ate um pouco a placa a parte da trilha e em curto, removi ele e ele emite o bip no multimetro. Como faço para resolver? Se devo trocar por outro , devo ter uma placa igual?

Sem título.png

Minha Captura de Imagem.jpg

Editado: por MBM Computers
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MBM Computers disse:

Sim, o processador esquenta. Ao fazer um teste nos capacitores encontrei que estava quase saido devido oxidação, afetou ate um pouco a placa a parte da trilha e em curto, removi ele e ele emite o bip no multimetro. Como faço para resolver? Se devo trocar por outro , devo ter uma placa igual?

Sem título.png

Minha Captura de Imagem.jpg

 

Bom dia. Cuidado, pode ser baixa resistência nessa área. E emissão de bip não singifica curto. Quanto deu no seu visor digital medindo continuidade de diodo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MBM Computers Verifique os pinos de alimentação das memórias, mesmo com a placa sem startar ela deve apresentar alimentação nos pinos...

Veja esse vídeo para entender melhor:

 

Uma dica, capacitores eletrolíticos próximo das memorias costuma dar muito problema. Não sei se essa placa tem speaker já inbutido ou se tem os pinos para conectar um, mas em placas que não tem o speaker e tem os pinos eu conecto um speaker para ver se a placa emite sinais sonoros referente aos erros ( aquele caso de 1bip para erro video, 2 bips para erro de memoria e coisa e tal).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, MBM Computers disse:

analogico

 

ok, se está fora da placa, então é curto se estiver no x1 do seu analógico. Como o capacitor foi removido, existem dois "terminais" de trilhas na placa onde estava o capacitor, certo?

 

Faça como @HFES  disse, pegue seu multímetro ainda na escala de x1, coloque uma das ponteiras na carcaça metálica do USB e conecte a outra ponto nos dois pads ("terminais" de trilhas) da sua placa e veja se os dois estão em curto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, marciobaldo disse:

 

ok, se está fora da placa, então é curto se estiver no x1 do seu analógico. Como o capacitor foi removido, existem dois "terminais" de trilhas na placa onde estava o capacitor, certo?

 

Faça como @HFES  disse, pegue seu multímetro ainda na escala de x1, coloque uma das ponteiras na carcaça metálica do USB e conecte a outra ponto nos dois pads ("terminais" de trilhas) da sua placa e veja se os dois estão em curto

Perdao, uso o digital. Errei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vcs não repararam que o capacitor está exatamente ao lado de um grande dissipador azul... ponte norte... 

Agora a parte que eu não entendi:

"removi ele e ele emite o bip no multimetro", você removeu o capacitor e ao medir ele (o capacitor) fora da placa ele emite o bip? Veja se o bip continua também nos dois pads de onde você o removeu. Se continuar o bip nos dois pads, mude o multímetro para 200ohms e nos informe o valor de resistência.

Sobre as memorias com 1.2v, existem memorias de 1.2v

Sobre o modelo da placa, acredito que o correto seria P5G41T-M LX2/BR

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/10/2019 às 12:41, Daniel Alves Costa disse:

Acho que vcs não repararam que o capacitor está exatamente ao lado de um grande dissipador azul... ponte norte... 

Agora a parte que eu não entendi:

"removi ele e ele emite o bip no multimetro", você removeu o capacitor e ao medir ele (o capacitor) fora da placa ele emite o bip? Veja se o bip continua também nos dois pads de onde você o removeu. Se continuar o bip nos dois pads, mude o multímetro para 200ohms e nos informe o valor de resistência.

Sobre as memorias com 1.2v, existem memorias de 1.2v

Sobre o modelo da placa, acredito que o correto seria P5G41T-M LX2/BR

Concordo com o amigo!

Teste o capacitor fora da placa veja se esta em curto, e faça a medição nos pads da placa também.

Essa semana tive 4 dessas na bancada, vou puxar no sistema amanhã os defeitos dela e te passo para te ajudar.

A tensão da memória, está correta, quando você da o start na placa ela fica em 1,2V e depois que reseta tudo para dar imagem na tela, a tensão sobe para 1,5V. Ou seja a tensão de 1.5V só aparece quando esta tudo ok e pronto para jogar imagem na tela.

Eu fiquei perdendo algumas horas nessa questão da memoria...

 

Outro testes que posso te indicar a fazer.

Tente colocar Speaker e veja se bipa, tenta ligar sem memória para ver se bipa ou algo do tipo. Esse teste besta eu faço para testar a integridade da bios.

Coloque uma debug card no PCI para ver se trava algum código no post.

Tem sinal no Rest do PCI (Pino A15).
 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/10/2019 às 10:14, MBM Computers disse:

Troquei a bateria, memoria ram, fiz limpeza inteira na placa, o reset da cmos e nenhum sinal de video. Ao medir os componentes da memoria ram, nao estao apresentando o valor de 1,5v do soquete da memoria, no source que vai para o dreno de saida dar 1,2v e no capacitor na memoria 1,2v o que sera? Quais testes devo mais fazer? O pino da bios esta com 3,3v.

 

Segundo o cliente, ele ligava mais apresentava tela azul, e depois nao deu mais imagem.

Capturar.PNG

 

@MBM Computers , se você medir a tensão direto no MOSFET, não vai ter o valor correto. Esse valor só será correto na saída da bobina (componente quadrado ao lado, marcado 1R2), onde será filtrado pelo capacitor dessa fonte.

Editado: por Zoom1966
complemento
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...