Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida HP Pavillion DV9000 / MB DA0AT6MB8F0 / Problema de vídeo muito estranho com "solução" temporária.

Avalie este tópico:


poligros

Posts em destaque

Sei que muito provavelmente este problema é devido à gráfica, mas mesmo assim decidi perguntar se alguém sabe de uma solução para isto.

 

O computador apresenta este problema mostrado no gif. O ecrã apresenta uma de fundo azul, e apenas pisca a imagem que deveria apresentar de segundo a segundo, e apenas durante umas milésimas de segundo, como podem ver.

 

O que eu faço:

Desligo o computador.

Depois disso ligo um monitor externo.

Depois ligo o computador.

Começa a ligar, com o ecrã ainda a ter os problemas do vídeo, quando o windows está a carregar tenho um BSOD.

Depois do BSOD o computador reinicia, e TUDO funciona a 100%. Ambos os ecrãs funcionam, o computador não faz o problema do vídeo, desligo o monitor externo, e o monitor do computador funciona a 100%. Reinicio o computador, tudo bem. Desligo por 2/3min e volto a ligar, tudo ainda a 100%, sem qualquer problema, mesmo que tenha o computador ligado por horas!

 

O problema volta quando desligo o computador por mais de 10min. Tudo volta como antes, o ecrã volta a mostrar esse problema do vídeo.

Repito o processo de novo, tudo volta a ficar bem, até voltar a desligar por mais de 10min...

 

Alguma dica ou solução para isto? Alguma maneira de fazer com que ele fique sempre naquele estado em que funciona, mas de modo a que funcione mesmo depois de o ter desligado por muito tempo?

 

Ps: quando o ecrã falha, falha mesmo antes de carregar o windows, no ecrã da toshiba, logo não é problema de software, mesmo sem disco tenho  o problema.

giphy.gif

Editado: por poligros
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, após uma pequena pesquisa descobri que o meu BSOD específico faz o seguinte: "reset GPU state".

Parece que este BSOD reinicia o estado da GPU, para além disso "limpa" toda a memória de vídeo no computador. E provavelmente é por causa disso que depois disso ele funciona normalmente. Só não entendo porque para de funcionar normal apenas quando deixo o computador desligado por alguns minutos... Alguma ideia?

Alguém sabe se existe alguma maneira de alterar a BIOS, ou de outro modo qualquer, para "forçar" o laptop a fazer esse reset GPU state sempre que ligo o computador? Seria a solução perfeita para evitar substituir a gráfica ou fazer reballing... É um laptop pessoal, apenas quero que funcione para ver páginas web, não preciso da GPU dedicada.

Qualquer dica será bem vinda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, você explicou que apos o BSOD ambos os monitores funcionam... e antes do defeito? Como fica a imagem do monitor externo durante o processo de carregamento até chegar no BSOD?

Nunca vi o erro "reset GPU state" (mesmo tendo feito parte do Tech Beta e MSDN), consegue o código de erro que da no BSOD?

Editado: por Daniel Alves Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...