Jump to content
barbosa barreto

 em análise ECS - TIGD-CI4 - não reconhece sata

Rate this topic

Recommended Posts

Posted (edited)

Salve, pessoal. estou com essa plaquinha integrada, que não reconhece dispositivos sata. já regravei a bios atualizada, más não adiantou de nada. peço o auxilio dos companheiro, caso alguém já tenha se deparado. fucei pela net, más não encontrei o esquema. 

Edited by FLAVIOTECH

Share this post


Link to post
Share on other sites
35 minutos atrás, SystSoftPcCelTv disse:

@barbosa barreto olá! Verifique se tem o integrado IT8721F-DX em sua placa. Tendo verifique a tensão no pino 99 do mesmo.

olá,amigo. pino 99. 3,3v

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

@barbosa barreto olá !Todo processo de aquecimento de placa e componentes nela presente requer o controle da temperatura e do processo em si. Os processos feitos por maquinas seguem uma curva de aquecimento em que você sabe exatamente quando a solda começa a derreter. Essa temperatura ela é atingida por um aquecimento dividido: Você aquece a base da placa e vai também calor sobre o componente especifico que se quer trabalhar. E essas duas fontes de calor desenham uma curva que te permite maior segurança para trabalhar. O que não quer dizer que o quê se faz com a maquina não seja possível ser feito sem ela. A unica diferença é que o controle "pid" (controle de variáveis) fica por conta do técnico e não da maquina.

Se o calor vier só de uma fonte; por exemplo, estação de ar quente por cima do componente - dependendo do componente pode queimar ou criar bolhas. 

Para evitar isso eu entende que traz muito mais segurança ter uma fonte de calor por baixo da placa, levando ela gradativamente até 150 -180°c . Antigamente quando as soldas não tinha prata, 180º C já derretia a solda. Hoje com as placas mais modernas lead free(sem chumbo)  derretem somente com 217°C por isso o cuidado com os componentes que não suportam essa temperatura tem que ser verificado - capacitor eletrolítico, por exemplo, pode estourar. Por isso tem que haver uma proteção com fita kapton, com papel alumínio - deixando exposto somente a área onde vai o calor. No caso desse componente que você pretende trabalhar, você pode colar sobre ele um pedaço de  fita de alumínio adesiva que é mais barata que a kapton e é tão eficiente quanto e aplicar calor de forma gradativa circularmente em volta dele. Observando que o calor que se aplica por cima ele é complementar à temperatura que você já tem na base - então se eu tenho 170/180° C na base, eu vou a partir daí gradativamente chegando até a temperatura necessária para remove-lo ou solda-lo.  Então nessa subida de tempos em tempos você dá um leve toque lateral para saber se ele já descolou. O ponto de fusão da solda lead free é 217°C e as vezes se chega ao 220°c por uma má distribuição do calor principalmente por baixo do chip.

Também é bom observarmos quais componentes estão envolta desta área onde vai o calor e protege-los um pouco mais, ou remove-lo quando possível. Peças plasticas, por exemplo, quanto mais proteção melhor.

Pra te ajudar você tem que ter um termômetro infravermelho, que não tão caro. 

tá joia!

Share this post


Link to post
Share on other sites
13 hours ago, barbosa barreto said:

@SystSoftPcCelTv será que esse chipset, cg82nm10, aguenta um reflow ou reballing? já queimei um similar tentando reflow. 

 O esquema que estou consultando é o TIGD-CI3 torcendo pra não ter tanta diferença. 

O pch também atua no controle da porta sata. Mas antes que eu me esqueça, e eu imagino que você já fez a parte básica de todo o conserto que é ver setup, ver o cabo de dados e  da alimentação da porta sata, testar outras mídias - ver se tem oxidação- ter feito uma boa limpeza, tanto do conector quanto da placa e etc.

 

Por outro lado pode ser um simples capacitor na linha de dados, mas suponho que todas as portas esteja ruins. Aí aponta para um problema no controlador. Comece com um pouco de fluxo e M.E (moderado aquecimento sobre ele)

image.png

Lembrar também que e.m.i - interfere muito em transmissão de dados.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...