Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP G42-230BR DA0AX1MB6H1 REV. F - LIGA E DESLIGA

Avalie este tópico:


Magno Silvestre

Posts em destaque

Boa tarde pessoal, gostaria de contar com a ajuda de vocês!

Bom, notebook não liga! dando inicio a analise, verifiquei que após apertar o botão power, o led do conector da fonte apagava e só voltava a ligar após remover o cabo e conectar novamente.

Analisando a placa, achei um curto na linha de 5v, injetando corrente na linha, cheguei até o C760, um capacitor de cerâmica do lado do conector da bateria cmos. substituir o capacitor e o curto sumiu.

agora a placa liga e desliga, não chega a consumir 0.500AA na fonte assimétrica e já cai novamente. já regravei as bios, troquei os chip,s de bios e continua na mesma. Alguém tem ideia do que possa ser? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pesquisando no forum, observei que tem muita gente que desistiu desta placa com o mesmo sintoma. Vi algumas dicas no forum que poderia ser o PWM ADP3212 do vcore, nesse caso o PU1. Resolvi substituir por outro de uma placa do mesmo modelo funcionando. O curioso é que; após a troca, a placa ligou aqueceu o processador e chegou a um consumi de 0.500A. veriquei as bobinas PL3 e PL4 e as mesma não tinha tensão. pensei que não tivesse soldado direito o  PWM ADP3212, reforcei a solda e a placa voltou com o mesmo sintoma de antes, ligando e desligando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, João Victor de Oliveira disse:

Olha o regulador de tenção que faz a alimentação da pl3 e pl4

 

 

13 horas atrás, João Victor de Oliveira disse:

Olha o regulador de tenção que faz a alimentação da pl3 e pl4

 

Bom dia. no caso esse regulador seria o PU1, já troquei ele e testei o dele em outra placa. não é ele!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Magno Silvestre tente descobrir qual tensão cai quando a placa desliga. Monitore cada bobina ao ligar e veja qual some a tensão imediatamente antes dele desligar. É bem rápido mas dá pra notar. Com essa informação podemos nos concentrar no provável responsável pelo desligamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Carlos Porto disse:

@Magno Silvestre tente descobrir qual tensão cai quando a placa desliga. Monitore cada bobina ao ligar e veja qual some a tensão imediatamente antes dele desligar. É bem rápido mas dá pra notar. Com essa informação podemos nos concentrar no provável responsável pelo desligamento.

O amigo falou uma coisa certa... Então ao meu ver tem curto no secundário tem que ver essa fontes por exemplo as transferidas. outra coisa vc já trocou processador, memória Etc ??

Editado: por Francisco Castro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Magno Silvestre disse:

Boa tarde pessoal, gostaria de contar com a ajuda de vocês!

Bom, notebook não liga! dando inicio a analise, verifiquei que após apertar o botão power, o led do conector da fonte apagava e só voltava a ligar após remover o cabo e conectar novamente.

Analisando a placa, achei um curto na linha de 5v, injetando corrente na linha, cheguei até o C760, um capacitor de cerâmica do lado do conector da bateria cmos. substituir o capacitor e o curto sumiu.

agora a placa liga e desliga, não chega a consumir 0.500AA na fonte assimétrica e já cai novamente. já regravei as bios, troquei os chip,s de bios e continua na mesma. Alguém tem ideia do que possa ser? 

Tem o esquema ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

15 minutos atrás, Carlos Porto disse:

Monitore cada bobina ao ligar e veja qual some a tensão imediatamente antes dele desligar

@Carlos Porto não chega da tempo nem de subir corrente direito nas bobinas. o mais engraçado é que quando ele ligou por um tempo... eu só não tinha tensões na pl3 e pl4.

2 minutos atrás, Francisco Castro disse:

Tem o esquema ?

 

tenho sim, amigo!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Magno Silvestre disse:

@Leonildo todas as tensões cai rapidamente, assim que é feito o start, ele vai pra ligar e desliga de imediato e torna a ligar e desligar.

já trocou processador? regrava a Bios com o Arquivo testado ok

Tem esquema essa placa?

outra dica vai abrindo as bobinas ate chegar na linha que está em curto aí vc abre um bobina aí tenta liga a placa pra ver se muda a situação

 

 

 

Editado: por Francisco Castro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Francisco Castro disse:

já trocou processador? regrava a Bios com o Arquivo testado ok

Tem esquema essa placa?

outra dica vai abrindo as bobinas ate chegar na linha que está em curto aí vc abre um bobina aí tenta liga a placa pra ver se muda a situação

 

 

 

já troquei o processador, já troquei os chips da bios que foi tirada de outra placa do mesmo modelo funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Magno Silvestre disse:

 segue o esquema!

Blz.. vc já fez esse procedimento que nos falamos ?

 

3 minutos atrás, Magno Silvestre disse:

já troquei o processador, já troquei os chips da bios que foi tirada de outra placa do mesmo modelo funcionando.

Fez ME nessa Bios? seria limpa ME Region da Bios

 

 

Editado: por Francisco Castro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Magno Silvestre disse:

@Leonildo todas as tensões cai rapidamente, assim que é feito o start, ele vai pra ligar e desliga de imediato e torna a ligar e desligar.

@Magno Silvestre Outra alternativa é acompanhar a sequência de start. Por alto temos que ter ECPWROK . Depois de apertar o power devemos ter RSMRST# , depois disso sobem os sleep states para entrar SUSON MAINON e VRON e ligar todas as tensões. Veja se falta algum sinal da sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Leonildo disse:

@Francisco Castro assistir alguns videos sobre esse desligamento rápido desse pc, alguns trocaram do regulador do cooler e deu certo. Não custa nada tentar.

 

7 minutos atrás, Francisco Castro disse:

Limpa a ME Region da Bios. aí vc precisa de um programa pra fazer isso

 

amigo, eu retirei as memorias eprom de outra placa do mesmo modelo funcionando e não resolveu. nesse caso, já não eliminaria a hipótese de ser a bios?  eu já tinha baixado duas bios do forum e continuou na mesma, depois eu retirei uma placa de um notebook funcionando. Os part numbers são os mesmos, apenas os modelos dos notebook,s que são diferentes, o que está com defeito é o G412-230BR e o que está funcionando é o G42-215BR. os processadores e chipset,s são os mesmo. acho que as bios também são! ou será que são diferentes, se for aí sim eu estou com o arquivo errado. alguém pode me confirmar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Leonildo disse:

@Francisco Castro assistir alguns videos sobre esse desligamento rápido desse pc, alguns trocaram do regulador do cooler e deu certo. Não custa nada tentar.

posso tentar, qual ci é o regulador? me desculpa a ignorância, ainda estou me evoluindo. rsrs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Magno Silvestre disse:

 

amigo, eu retirei as memorias eprom de outra placa do mesmo modelo funcionando e não resolveu. nesse caso, já não eliminaria a hipótese de ser a bios?  eu já tinha baixado duas bios do forum e continuou na mesma, depois eu retirei uma placa de um notebook funcionando. Os part numbers são os mesmos, apenas os modelos dos notebook,s que são diferentes, o que está com defeito é o G412-230BR e o que está funcionando é o G42-215BR. os processadores e chipset,s são os mesmo. acho que as bios também são! ou será que são diferentes, se for aí sim eu estou com o arquivo errado. alguém pode me confirmar isso?

Sendo assim blz, esta certo....

vou pergunta dinovo vc fez os teste que falamos ?

 

 

Editado: por Francisco Castro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...