Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Positivo Master U900 - placa 71R-A14HV6 - imagem fraca

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Buenas, pessoal

 

peguei um lote de all in one desse modelo com um defeito inusitado: a imagem ficava fraca, como se houvesse um defeito no backlight. Mas, mesmo trocando o driver dos leds, dando um clear cmos, regravando bios e por fim trocando a tela inteira continuavam do mesmo jeito. Gostaria de compartilhar a solução que encontrei. É um pouco trabalhosa mas foi a única maneira que achei de restaurar o brilho da tela sem trocar a placa mãe. Se algúem conhece algum jeito mais fácil me diga, pois levei umas 6 horas batendo cabeça até descobrir.

 

O que descobri foi o seguinte: Como esse all in one é uma tremenda gambiarra montada em cima de uma placa mãe de notebook -  a mesma usada em alguns Philco - a placa tem suporte a ajuste de brilho, mas como a bios dele é "capada" pela Positivo, não aparece a opção de ajustar brilho nas opções de energia do Windows. E, como um teclado de desktop não tem a tecla FN, não tem como ajustar via combinação de teclas. E, mesmo que o teclado tivesse o FN, não sei se funcionaria, justamente pelo fato de a bios ser modificada para fazer o sistema operacional pensar que está num desktop.

 

Pra piorar, esses Aio tiveram o Windows configurado para logar no domínio do cliente, então não tinha como acessar as opções de energia no painel de controle. Experimentei quebrar a  senha de um deles, só pra chegar no painel de controle e descobrir que não tinha opção de ajuste de brilho.

 

Para conseguir colocar o brilho de volta no máximo, fiz o seguinte:

 

 - iniciar a partir de um pendrive com Linux. No caso usei a distro Archbang, que é bem enxuta e já inicia com um ambiente gráfico funcional.

 

 - abrir um terminal e mudar para o usuário root com o comando:

$ sudo su

 

 - setar o backlight no nível máximo (que nesses Aio descobri que é 7), com o comando:

# echo 7 | tee /sys/class/backlight/acpi_video0/brightness

 

 - e mandar desligar para ele salvar o novo valor de brilho, com o comando:

# halt

 

E pronto, ele volta a ter imagem com intensidade normal.

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...