Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Inspirion 15 - 3542 / Wistron Cedar 13269-1 - fx3mc/ Sem 3V_S5 e 5V_S5

Avalie este tópico:


MAICON.DRC

Posts em destaque

Olá galera precisando da ajuda de todos novamente.

Cliente trouxe a placa até mim alegando não estar carregando a bateria porém ao analisar verifiquei que o problema é outro. 

Testes:

Fonte - OK

Pinos da bateira com tensão de carregamento - OK

Botão power 3v_aux presente e aterrando ao pressioná-lo - OK

Fui testar o o TPS 51225 e encontrei  PU 4505 aquecendo mas era falso positivo e com ele fora da placa injetei tensão na linha e o TPS 51225 aqueceu muito. Fiz a troca do TPS e identifiquei PU4504 em curto e agora matando a fonte pois antes não estava. Retirei da placa e realmente estava em curto, assim continuei a analise dos componentes em torno do TPS para certificar de nada estava errado antes de injetar tensão nele.

Percebi que estava tudo OK até o PINO 8 do TPS na saída do 3D3V_PWR então retirei a PL4502 e tinha curto no lado 1 (saída) da PL 4502. Testei PT4502 fora da placa e está ok e os PR4535 e PR 4512 só apresentam curto no lado 1 fazendo que com que eu chegue a conclusão que o problema é na linha 3D3V_S5. Como essa linha vai para vários locais da placa injetei 2.5v e cheguei a 2A e nada aqueceu.

Não sei que fazer agora preciso de ideia para continuar a análise.

 

 

Link esquema: 

 

 

esquema.jpg

Editado: por MAICON.DRC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, estas placas da dell precisam reconhecer o carregador na bios para em seguida liberar o carregamento da bateria.

 

Antes de abrir o notebook eu faço logo este teste olhando na bios ou entrando na pagina de diagnostico da dell para ver se está tudo OK. Depois ainda testo com outra fonte de confiança.

se nada disto resolver então desmonto o notebook para fazer os testes interno. Sinal ACIN chegando ao SIO, 3,3 v nos pinos do conector da bateria , etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@K0rTy abri o R3801 e o curto permanece de ambos os lados.  Injetei tensão novamente na PL4502 e deixei mais tempo e o que percebi aquecer muito pouco foi o SIO. A Bios está apresentado este curto também praticamente em todos os pinos 1,3,6 e 8. 

Acha que o TPS que troquei mesmo estando sem apresentar curtos nos terminais de VIN e outros como LG e HG pode estar fazendo isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MAICON.DRC disse:

abri o R3801 e o curto permanece de ambos os lados. 

Fiquei na dúvida pq ao abrir o R3801, vc informou que continuou com curto nas duas linhas.

É bem provável que vc tenha realmente um curto na placa, mas pode ser que não tenha curto em várias linhas.

O ruim do teste com bip é que engana a gente e nos faz ter uma análise equivocada.

Vamos ver se acusará curto tbm na escala ohmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra maneira mais pratica é so inverter vermelho no GND e Preto no positivo. Se tiver igual as medidas convencionais vermlho no positivo e preto no GND então está em curto. Se prender em 6 ohms não é muito certo já vi placas que as tensões Always trabalhando em 4 ohms. Em especial quando o PCH ou o processador usa os 3v always.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GBS_Info, @K0rTy e @Carlos Porto primeiramente quero agradecer pelas dicas e antes de fechar o tópico darei os likes pendentes..rs.

Quanto as novas avaliações seguem os dados de acordo com as dicas:

PL 4501 medindo 0.91 ohms (seguindo a dica @Carlos Porto fica 0.8 ohms real)

PL4502 medindo 0.11 ohms real

PL4801 medindo 0.05 ohms real

PL 4902 medindo 489 ohms

PL 4401 medindo 2.630 mΩ.

PL 4701 medindo 68Ω.

R3801 medindo 0.11 ohms real.

Bios - Pino 8 VCC medindo 0.11 ohms real.

Conector da bateria pinos 1 e 2 medindo 2.7v.

 

Agora analisem comigo:

Peguei a placa testei fonte, testei a tensão dos pinos 1 e 2 da bateria. e verifiquei o sinal do power button.

Tinha 3v_aux_s5 no pino 4 do SW1 do Power Button, testei se estava aterrando a tensão ao pressioná-lo e estava aterrando normalmente porém a placa sem sinal de vida.

Testei o TPS51225 (3.3v_s5 e 5v_s5) verificando os Mosfets PU4504 e PU4505 sendo a princípio retirando o PU4505 pois a PL4502 estava acusando baixa resistência como agora.

O Mosfet PU4505 estava ok então injetei tensão novamente e o TPS aqueceu muito.

Cometi um erro pois assim que retirei o TPS não verifiquei novamente se o "curto" tinha desaparecido na PL4502 e fiz logo a substituição do TPS. Sem curto aparente nas saídas dele eu injetei tensão novamente direto com a fonte da máquina e vi que tinha desarmado a mesma.

Injetei tensão com a fonte de bancada novamente e o Mosfet PU4504 tinha entrado em curto.

Na dúvida de não ter soldado o TPS corretamente retirei ele e refiz esses testes nos componente que descrevi acima com seus respectivos valores.

Reparem que a linha de 3D3V_AUX_S5 está acusando baixa resistência mas quem gera esse senal antes de se transformar em 3D3V_S5 pelo TPS não é o próprio TPS?

Não estou conseguindo identificar porque tem várias linhas acusando esse curto já que o TPS está fora da placa agora.

Sera SIO ou PCH? Nada esquenta quando injeto tensão nessa linha.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...