Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida ajuda cuba ultrassonica yaxun 3560

Avalie este tópico:


besarios

Posts em destaque

Por favor se alguém poder me ajudar eu tenho uma cuba ultrassônica yaxun 3560, o transdutor piezoelétrico não esta vibrando como deveria, o problema começou quando fui utiliza-la, liguei e percebi que não estava normal, mesmo assim tentei umas 4  vezes antes de  abri-la, quando abri o piezoelétrico transdutor dela tinha descolado da cuba de alumínio, colei de volta e ai começou os problemas, fiz testes no circuito, já troquei 03 transistores, 04 resistores e 01 capacitor de poliéster, todos eles na alimentação do transdutor,o restante do circuito aparentemente funcionando normal.

Reparei que depois das trocas de componentes, o transdutor ate vibra porem segundos depois para totalmente.

 

 A minha pergunta é? O transdutor pode ter danificado por eu te-lo forcado sem saber que estava desacoplado da cuba?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao ja testei esses resistores laterais do transistor fora da placa  e inclusive coloquei outros no lugar, mas persiste o problema,  o transdutor aquece durante o uso certo, por ter descolado da cuba de alumínio pode ter danificado por trabalhar sem a troca térmica do  liquido dentro da cuba com o transdutor.

 

Escrevo isso pelo motivo tentei  varias vezes liga-lo, antes de abrir e constatar o problema, pode ter danificado sem a troca térmica por aquecer demais  o piezoelétrico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desligada 0.00 Vcc, ligada 30W 768mA, e 50W 779mA, ambos Vcc, essa tensao pos troca do capacitor de poliéster próximo dos transistor, capacitor do mesmo valor do anterior que estava na placa.

 

A corrente ta muito baixa,  toquei no transdutor ele vibra com pouca potencia mas vai ate o fim do ciclo progamado , mas agora queimou transistor e o diodo acima dele segue fotoP_20191016_171109.jpg

Editado: por besarios
Acrescentar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o transistor do lado esquentou demais mas não queimou, vou trocar eles de novo, e outra duvida tive que cola o transdutor com cola quente,  por não ter  o produto especifico para fixar o mesmo na cuba, pode estar  atrapalhando também?

Editado: por besarios
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
Em 16/10/2019 às 17:33, besarios disse:

E o transistor do lado esquentou demais mas não queimou, vou trocar eles de novo, e outra duvida tive que cola o transdutor com cola quente,  por não ter  o produto especifico para fixar o mesmo na cuba, pode estar  atrapalhando também?

conseguiu reparar ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...