Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida É normal o valor da capacitância de um capacitor ser bem superior a nominal?

Avalie este tópico:


dmsalmeida

Posts em destaque

Olá pessoal,

 

   Reparo exclusivamente placas de vídeo, e tenho observado em diversas placas os valores dos capacitores de estado sólido serem bem superiores ao nominal.

 

   Por exemplo, retirei agora quatro capacitores de 820uF de uma placa, e, em todos, os valores medidos ficam em torno dos 1500uF, quase o dobro!

 

   Isso é normal em termos de fabricação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é normal, o que se indica é uma tolerância de no máximo 10% para mais ou para menos que ao meu ver ja é muito, no caso para mais não afetara o circuito dependendo da aplicação mas para menos ja pode causar danos a curto prazo, então sempre procuro trabalhar com valores bem próximos do que esta no corpo do componente o que para ser sincero esta bem difícil de encontrar.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, GameMax disse:

Não é normal, o que se indica é uma tolerância de no máximo 10% para mais ou para menos que ao meu ver ja é muito, no caso para mais não afetara o circuito dependendo da aplicação mas para menos ja pode causar danos a curto prazo, então sempre procuro trabalhar com valores bem próximos do que esta no corpo do componente o que para ser sincero esta bem difícil de encontrar.

 

Entendi. Achei estranho realmente, muito acima. Como não foi a primeira placa, resolvi então saber a experiência de vocês. A função dele é o capacitor que fica após o choque da parte de potência de alimentação da GPU. Nas fases de alimentação. O ESR está ok. Para essa finalidade acredito que não seja muito problema, mas achei estranho. Ainda mais sendo todos (4). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, CJ disse:

@dmsalmeida esta medindo com um capacímetro confiável?

 

Estou medindo com aqueles testadores de componentes que vende no aliexpress. Outros capacitores, inclusive de mesmo valor nominal do que este ao qual me refiro (820uf), exibe valores bem próximos ao nominal. Acredito que ele (medidor) não seja confiável, mas pelo fato de medir correto outros capacitores, de mesmo tipo e valor inclusive, acredito que esteja ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/10/2019 às 09:12, Marcos Vidal disse:

Realmente com capacímetro ruim fica difícil, mas pode ser possível também que sem querer você tenha danificado ele.

Sempre esgote o capacitor antes de fazer a aferição. e SEMPRE fora da placa.

 

Com certeza. A dúvida com relação ao medidor a retirei ontem. Realizei um novo aferimento. Tudo ok. 

 

A minha dúvida inicial é se essa capacitância medida desses capacitores, tão acima do nominal, seria uma prática "normal" na produção desses capacitores de estado sólido ou se eles realmente estariam fora da curva e poderiam ser considerados como problemáticos. A minha dúvida aumentou mais ainda após eu pegar mais de três placas com os seus capacitores neste mesmo estado.

 

Mas acredito realmente que eles estejam fora da curva, ou seja, problemáticos.

 

É que pela minha experiência prática pessoal normalmente os problemas mais encontrados em capacitores é a perda da capacitância e fuga/curto, ou ainda um ESR elevado. Essa de capacitância com valores bem superiores ao nominal foi uma novidade para mim. Ainda mais por serem de estado sólido, que possuem uma "fama" de boa confiabilidade.  Por isso a razão do post. 

Editado: por dmsalmeida
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, dmsalmeida disse:

 

Com certeza. A dúvida com relação ao medidor a retirei ontem. Realizei um novo aferimento. Tudo ok. 

 

A minha dúvida inicial é se essa capacitância medida desses capacitores, tão acima do nominal, seria uma prática "normal" na produção desses capacitores de estado sólido ou se eles realmente estariam fora da curva e poderiam ser considerados como problemáticos. A minha dúvida aumentou mais ainda após eu pegar mais de três placas com os seus capacitores neste mesmo estado.

 

Mas acredito realmente que eles estejam fora da curva, ou seja, problemáticos.

 

É que pela minha experiência prática pessoal normalmente os problemas mais encontrados em capacitores é a perda da capacitância e fuga/curto, ou ainda um ESR elevado. Essa de capacitância com valores bem superiores ao nominal foi uma novidade para mim. Ainda mais por serem de estado sólido, que possuem uma "fama" de boa confiabilidade.  Por isso a razão do post. 

 

Por experiência eu diria que seu capacimetro deve estar com problema, uma vez que para aumentar a capacitância do capacitor também aumenta as dimensões físicas do mesmo. Mais fácil um erro de leitura, máximo que dá de alteração é 10% para mais ou para menos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...