Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Apple iMac A1419 / Fonte não funciona

Avalie este tópico:


Carlos Porto

Posts em destaque

Olá pessoALL, estou com esse iMac na bancada, o cliente afirmou que houve um curto-circuito na rede elétrica que desligou o disjuntor. Após religar o iMac não ligou mais. Não tem curto na entrada, nenhum fusível aberto, a tensão AC chega na ponte normal, sai 290DC da ponte e chega em alguns componentes. Reconheço que não tenho muita experiência em fonte chaveada por isso gostaria de uma direção. O que testar agora? Grato.

20191017_134659.jpg

20191017_134734.jpg

20191017_134713.jpg

Editado: por Carlos Porto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @zazulak 

Em 23/10/2019 às 08:30, zazulak disse:

Esses ressitores medem quase zero mesmo.. eles são sensores de corrente do PFC, e o diodo .

 

Analisando na base do olhômetro, um lado desse resistor que está queimado está ligado no catodo do diodo do pfc, ou seja: direto na linha dos 400V. Descubra onde vai a trilha que sai dele. Seguir trilha em placa multicamada (e ainda por cima preta) é um pé no saco, mas pode ser que dê pra enxergar a trilha colocando a placa contra a luz. Eu acho que esse resistor vai justamente no pino de partida do NCP (16). 

 

Se o resistor for mesmo o de partida, é muito provável que o ncp tenha queimado. Mas, como não queimou nenhum dos fets, é quase certo que o defeito seja só o ncp e o resistor (o valor dele não é crítico.. o original parece ser de 2K, mas de colocar de 1k funciona igual).