Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Apple iMac A1419 / Fonte não funciona

Avalie este tópico:


Carlos Porto

Posts em destaque

Olá pessoALL, estou com esse iMac na bancada, o cliente afirmou que houve um curto-circuito na rede elétrica que desligou o disjuntor. Após religar o iMac não ligou mais. Não tem curto na entrada, nenhum fusível aberto, a tensão AC chega na ponte normal, sai 290DC da ponte e chega em alguns componentes. Reconheço que não tenho muita experiência em fonte chaveada por isso gostaria de uma direção. O que testar agora? Grato.

20191017_134659.jpg

20191017_134734.jpg

20191017_134713.jpg

Editado: por Carlos Porto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @zazulak 

Em 23/10/2019 às 08:30, zazulak disse:

Esses ressitores medem quase zero mesmo.. eles são sensores de corrente do PFC, e o diodo .

 

Analisando na base do olhômetro, um lado desse resistor que está queimado está ligado no catodo do diodo do pfc, ou seja: direto na linha dos 400V. Descubra onde vai a trilha que sai dele. Seguir trilha em placa multicamada (e ainda por cima preta) é um pé no saco, mas pode ser que dê pra enxergar a trilha colocando a placa contra a luz. Eu acho que esse resistor vai justamente no pino de partida do NCP (16). 

 

Se o resistor for mesmo o de partida, é muito provável que o ncp tenha queimado. Mas, como não queimou nenhum dos fets, é quase certo que o defeito seja só o ncp e o resistor (o valor dele não é crítico.. o original parece ser de 2K, mas de colocar de 1k funciona igual).

Exatamente isso, a saída desse resistor chega no pino 16 do NCP. Agora me tire uma dúvida, Assim que eu ligo a fonte na tomada sobe tensão na alimentação do NCP e do L6599, só que vai diminuindo até zerar, nesse intervalo os mosfets chaveiam normalmente pois também sobe tensão na saída de 12V mas também vai caindo até zerar. E a tensão no pino 2 do NCP (que deriva de um divisor resistivo sobre a tensão primária DC) também vai diminuindo... Pergunto: seria apenas o NCP e o resistor, mesmo ele aparentemente funcionando normalmente quando há tensão de alimentação? Estou realmente confuso...

 

(Só um detalhe que não tem nada a ver com o tópico... Sumiram as postagens de ontem para mim, sumiu para você também?? Por isso que estou enviando novamente o que ficou no cache)

Editado: por Carlos Porto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde @zazulak o NCP1605 só tem na China pra comprar e o cliente não quis esperar mais de mês pra consertar o iMac. Ele autorizou comprar uma fonte nova, então não vou mais tentar reparar essa. Estou finalizando o tópico. Muito obrigado pela ajuda e até a próxima. t+

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem aqui sim: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Mas, se o cliente está disposto a desembolsar mais de 700 talkeis numa nova.. melhor: Dá pra você ficar com essa, consertar e vender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz acredita que na hora que fiz a busca não apareceu nada no mercado livre, só aliexpress, ebay, alibaba. Mas enfim melhor novo que reparado, menos chance de voltar né. Quando tiver mais tempo volto a mexer nela. Valeu mesmo cara! Grande abraço e vamos à luta. j+

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...