Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Equivalência Capacitor Cerâmico 10uF 25v (BN81-12840A)


Posts em destaque

Olá Pessoal, boa tarde!

Estou precisando de capacitores cerâmicos 10uF 25v para substituir os componentes danificados em placas de buffer-y de tvs de plasma da Samsung.

Rodei diversas lojas de componentes eletrônicos, inclusive no mercado livre e não encontro nada nesses valores.

O PartNumber do componente do fabricante é BN81-12840A

 

Alguém sabe me dizer como posso utilizar um modelo equivalente?

Ou se posso substituir um capacitor cerâmico por um capacitor SMD, ou ainda um capacitor de tantalo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, marciobaldo disse:

@scharchak , eae

 

Cara, só colocar outros capacitores cerâmicos com maior capacitância e tensão. Pronto! Problema resolvido

 

Nunca colocar com especificações (capacitância e tensão) menores. Somente iguais ou maiores

Olá marciobaldo, boa noite!

O grande X da questão é que em todas as lojas que estive, me falaram que 10uf já é uma capacitância extremamente alta para um capacitor cerâmico.... estes que funcionam na escala de pico e nano.... e os lojistas dizem desconhecer uma capacitância dessas em capacitores cerâmicos, por isso a minha dúvida, em se trocar o tipo dele, pois existem capacitores smds e de tântalo nessas configurações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, scharchak disse:

Olá marciobaldo, boa noite!

O grande X da questão é que em todas as lojas que estive, me falaram que 10uf já é uma capacitância extremamente alta para um capacitor cerâmico.... estes que funcionam na escala de pico e nano.... e os lojistas dizem desconhecer uma capacitância dessas em capacitores cerâmicos, por isso a minha dúvida, em se trocar o tipo dele, pois existem capacitores smds e de tântalo nessas configurações!

 

Nem na sua sucata tem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

10uF é demais para um capacitor cerâmico comum, mas não para um cerâmico multicamadas, ou mkp (polipropileno). 

 

Você sabe qual a função deles na placa? Se eles são submetidos a um ripple de corrente muito alto, aí não dá pra usar capacitor de tântalo: eles estouram quenem pipoca.. e se colocar eletrolítico, não vai durar nem 1 hora. Já se for uma função tipo filtrar a alimentação dos drivers dos igbts, pode colocar de tântalo (atentando para a polaridade) sem problemas.

 

Tem foto dos capacitores originais?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, scharchak disse:

Olá Pessoal, boa tarde!

Estou precisando de capacitores cerâmicos 10uF 25v para substituir os componentes danificados em placas de buffer-y de tvs de plasma da Samsung.

Rodei diversas lojas de componentes eletrônicos, inclusive no mercado livre e não encontro nada nesses valores.

O PartNumber do componente do fabricante é BN81-12840A

 

Alguém sabe me dizer como posso utilizar um modelo equivalente?

Ou se posso substituir um capacitor cerâmico por um capacitor SMD, ou ainda um capacitor de tantalo?

 

E respondendo sua pergunta, em circuitos com capacitores cerâmicos, recomenda deixar este tipo, pois o eletrolítico não é apropriado para malhas de alta frequência e o cerâmico é, desde que, tenha baixa capacitância, por isso, se for usado como desacoplamento ("filtragem" da corrente e tensão para um processador, por exemplo. Nada mais do que uma pequena reserva para não deixar o processador sofrer com os picos)

 

O tântalo serve para substituir o eletrolítico quando se quer diminuir o tamanho da placa. Em matéria de custos, o eletrolítico é mais barato e o cerâmico mais caro. O tântalo fica no meio

 

E SMD vem de Surface Mounted Components ou Tecnologia de Montagem Superficial (isso eu peguei do wikipedia kkk). Não quer dizer que é um tipo diferente de capacitor, só quer dizer que ele é montado sem aquelas perninhas que atravessam a placa. Isso vale para um processador, por exemplo

 

Os componentes que atravessam a placa com as perninhas e podem ser retirados com ferro de solda por baixo, por exemplo, são os PTH (phin trough hole), pinos através do buraco, ou algo assim

 

Sacou? Valeus e falous

Editado: por marciobaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

10uF é demais para um capacitor cerâmico comum, mas não para um cerâmico multicamadas, ou mkp (polipropileno). 

 

Você sabe qual a função deles na placa? Se eles são submetidos a um ripple de corrente muito alto, aí não dá pra usar capacitor de tântalo: eles estouram quenem pipoca.. e se colocar eletrolítico, não vai durar nem 1 hora. Já se for uma função tipo filtrar a alimentação dos drivers dos igbts, pode colocar de tântalo (atentando para a polaridade) sem problemas.

 

Tem foto dos capacitores originais?


Olá Zazulak, bom dia.... Seguem fotos do componente original... Estas placas de buffer-Y para TVs de plasma passam alta frequência mesmo, são placas muito robustas e com um banco de capacitores gigantesco, e normalmente é esse componente que dá defeito em toda uma série de tvs da Samsung, onde o pessoal condena essas tvs..


Disposição do Componente na Placa:
CAP.png



Código do Componente: 106
BN81-12840A.jpg


Eu encontrei um capacitor parecido na Amazon, dê uma olhada: 

Está como Ceramico Multilayer (multicamadas), o fato de ser 50v, acho que guenta até mais do que o original de 25v né??

 


Amazon.png

 

 

 

Editado: por scharchak
Duplicidade
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
9 horas atrás, ld_2007 disse:

@scharchak,
Tudo bem?
Sobre os capacitores, você conseguiu encontrar eles em algum lugar ou comprou os modelos smd ao invês de cerâmico?

Muito obrigado


Olá boa tarde, vasculhei todas as lojas de componentes eletronicos de Curitiba e SP, e nada feito, esse capacitor foi descontinuado pela própria Samsung.

No entanto, consegui comprar um lote de 100un na China, últimas peças, e que pelo rastreamento devem ser entregues para mim até segunda-feira!

Voce precisa deles para TV de Plasma também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, scharchak disse:


Olá boa tarde, vasculhei todas as lojas de componentes eletronicos de Curitiba e SP, e nada feito, esse capacitor foi descontinuado pela própria Samsung.

No entanto, consegui comprar um lote de 100un na China, últimas peças, e que pelo rastreamento devem ser entregues para mim até segunda-feira!

Voce precisa deles para TV de Plasma também?

Amigo, coloque-os em um cofre, pois podem ser os últimos fabricados na face da terra...kkkk
Aparentemente são uma raridade a julgar pela dificuldade de encontrar esse modelos no Brasil.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, adaillton nicacio disse:

Amigo, coloque-os em um cofre, pois podem ser os últimos fabricados na face da terra...kkkk
Aparentemente são uma raridade a julgar pela dificuldade de encontrar esse modelos no Brasil.

 

Adailton, realmente foi impossível localizar por aqui... O bom é que finalmente conseguirei reparar alguns aparelhos de tv que tenho aqui com essa deficiência!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, scharchak disse:

 

Adailton, realmente foi impossível localizar por aqui... O bom é que finalmente conseguirei reparar alguns aparelhos de tv que tenho aqui com essa deficiência!

Sofremos muito com falta de componentes eletrônicos, fica muito caro comprar aqui no Brasil, pois a maioria custa centavos, porém o frete fica exorbitante! Comprar do outro lado do mundo fica muito mais barato, pra vemos a realidade da taxa de impostos que pagamos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/11/2019 às 18:13, scharchak disse:


Olá boa tarde, vasculhei todas as lojas de componentes eletronicos de Curitiba e SP, e nada feito, esse capacitor foi descontinuado pela própria Samsung.

No entanto, consegui comprar um lote de 100un na China, últimas peças, e que pelo rastreamento devem ser entregues para mim até segunda-feira!

Voce precisa deles para TV de Plasma também?

Sim, reparar A PL64f8500, o defeito é não ter imagem, sai som normal. Eu acabei pegando um Multicamada aqui no site SoldaFria mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...