Jump to content
Zoom1966

dica Tensões primárias (Always) que não sobem

Rate this topic

Recommended Posts

Amigos, depois de quebrar a cabeça com uma placa de notebook Sony Vaio MBX-160 que estava morta, gostaria de compartilhar a solução que encontrei com todos.

 

Resumindo a história, a placa estava morta, sem tensões primárias, apenas um componente aquecendo (PTC PR36), indicando algum curto. Não havia alimentação chegando às fontes primárias (DCBATOUT). Examinando os mosfets das fontes (PQ19 e PQ53), que são duplos (IRF7904), encontrei ambos alterados na parte de alta. Como não tinha novos para substituir, fiz uma adaptação com dois IRF8707 que tinha por aqui, substituindo ambos PQ19 e PQ53. Mesmo assim, as tensões primárias não subiram. Meu alvo seguinte foi o PWM (PU3, TPS51120), que também não trouxe resultado. Despois dessa frustração toda, esse note ficou de lado por um bom tempo, pois é de um amigo que praticamente o abandonou aqui e não tinha urgência alguma. 

 

Somente hoje, lembrando de um outro caso antigo que aconteceu comigo, resolvi pegar essa placa novamente para um teste: os capacitores de saída das fontes primárias, PC51 e PC54. Ambos são de tântalo e, nesta placa, ficam posicionados na face oposta e meio que acabam sendo esquecidos. Retirados da placa, passaram pelo capacímetro sem problema, mas ao conferir a ESR, um deles estava muito alterado, com mais de 300 mohm, que é umas 10 vezes o valor normal, encontrado no outro.

 

Após substituir ambos, as fontes subiram! 

 

Então, fica sempre a dica: Quando tudo parecer certo, mas não funcionar, não fiquem prucurando pelo em ovo, testem esses capacitores com medidor de ESR, ou troquem logo de cara! Assim economizarão muito tempo. Não que todos os problemas sejam relacionados a esses capacitores, mas ao contrário dos eletrolíticos, que estufam e/ou vazam, esses de tântalo SMD estão sempre com a carinha bonita e não costumam levantar suspeitas. A menos que explodam, claro! Além disso, são muito mais fáceis de obter e de trocar que o PWM. E esse defeito não aparece nas medições feitas na placa. 

 

Estou anexando fotos da "gambiarra" que fiz pra substituir os mosfets duplos, dos próprios mosfets duplos e dos culpados e seu teste.

 

Abraço a todos e espero que ajude algum amigo.

20191019_225450.jpg

20191019_225549.jpg

20191019_225740.jpg

20191019_231126.jpg

  • Like 3

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By Fallk - Extreme Notebooks
      Ola Pessoal, ando sumido por que o tempo ta curto, mas precisei desabilitar o chip dedicado desta placa do dell inspiron 5420 e nao achei, entao fui no esquema e verifiquei que se retirar o R339 que fica ao lado do Super I/O ele desabilita.
       
      abraços a todos
       

    • By diegomervil
      Boa noite, pela primeira vez pego um caso assim, esse notebook acer tinha um capacitor cerâmico em curto, depois da remoção o mesmo voltou a ligar.. só que, o note liga normalmente pela fonte e pela bateria, porém ao conectar a fonte com a bateria conectada o diodo marcado nas fotos esquenta muito ao ponto de queimar o dedo, testei voltagens do gerenciador de carga e ta tudo ok, o note não reconhece carga porém passa voltagem suficiente para carregar a bateria, to muito confuso, não vi nada assim. Se alguem pegou uma bronca dessa como resolver? e se possível tem como adaptar outro Diodo(o mesmo só tem na aliexpress e não acho sucatas na minha região)?


    • By Roberto275803
      Colegas uma dica rápida sem muita análise técnica, somente na base da observação
       
      O cliente reclamou que este aparelho estava reiniciando. Ligava normal, tela normal, mas ao começar carregar o Ruindows o aparelho reiniciava.
       
      Eu somente fiz um teste com um pendrive rodando UBUNTU, somente processador, memoria, cooler e vídeo. Desliguei todos os outros  acessórios.
       
      E o problema ocorreu e aí observei que o processador esfriava rápido e o cooler disparava e depois desligava tudo e reiniciava. Como primeiro o processador desligava e aí o sistema entendia que a maquina estava quente e acionava o cooler com tudo.
       
      Desliguei tudo e ligue somente a placa com memoria e dissipador e aí observei um zumbido forte nas bobinas de alimentação do processador, indicando problema de filtragem da tensão e corrente que alimentam o processador. Resolvi trocar todos os capacitores eletrolíticos em volta do processador de 820uF/2.5 v por de 1000uF/6.3v usado em placa mãe desktop. Parecia o ruído igual daqueles capacitores Nec Tokin. Quem já pegou placa com ele com problema sabe do que eu estou falando.
       
      Tiro certeiro. Está funcionando certinho agora
       
      Se gostou da dica manda
       
      Roberto


    • By crazyfrog1809
      Boa noite galera hoje vou dar uma dica pra vocês, peguei essa placa que só funcionava com a fonte, porém carregava a bateria mas o mesmo notebook não ligava somente coma  bateria mesmo a bateria sendo carregada, pois bem esse foi simples peguei um diodo soldei o anodo no pino positivo do slot da bateria e soldei o catodo no pino positivo do jack, e pimba o notebook liga tanto com a bateria quanto com a fonte e carrega a bateria normalmente.
      Usei o diodo de três terminais:
      PDS1040S-13
    • By FDONATO
      Olá pessoal, acredito que a grande maioria dos técnicos aqui do EBR, sabem como faz... porém como tenho visto nos pedidos de arquivos muitos usuários do fórum  ainda tem dificuldades na hora de realizar a limpeza das regiões ME (CS)ME e TXE (CS)TXE, então resolvi fazer esses vídeos para que possam se basear neles e conseguir realizar da forma correta, sem ter a necessidade de que alguém do fórum faça para você, não é a todo momento que se encontra alguém online e disponível para realizar tal procedimento... gerando um tempo de espera, e afinal tempo é dinheiro...
       
       
      Guia de limpeza regiões ME versões 7, 8, 9 e 10, e regiões TXE 1 e 2.
      No vídeo abaixo o procedimento e detalhes servem para as regiões Intel Me 7-10 e Intel TXE 1-2.
       
       
       
      --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
       
      Guia de limpeza regiões (CS)ME versões 11, 12, 13, e 14, e regiões (CS)TXE 3 e 4.
      No vídeo abaixo o procedimento e detalhes servem para as regiões Intel (CS)ME 11-14 e Intel (CS)TXE 3-4.
      Mostro o motivo pelo qual a limpeza das regiões dessas versões não devem ser feitas no Meinject.
       
       
       
       
      --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
       
      Guia de limpeza regiões (CS)ME 11-14 e (CS)TXE 3-4 de bios assinadas pelo fabricante.
       
      Neste vídeo mostro os procedimentos adicionais que precisam ser feitos quando uma bios é assinada pelo fabricante e o arquivo contém a hash de chave pública do fabricante.

       
       
      ____________________________________________________________________________________________________________
       
      Arquivos para download:
      MEAnalyser.

       
      Intel System Tool.

       
      Openssl.

      You are not allowed to view links. Sign in or sign up. ____________________________________________________________________________________________________________
      Comando para gerar arquivo dummy.pem:
      ps: deve ser executado via cmd ou powershell dentro do diretório "BIN" do openssl.
       
      openssl.exe genrsa --out dummy.pem 2048
       

      ____________________________________________________________________________________________________________
      Espero que ajude, e desde já peço desculpas por algum deslize no vídeo, é minha primeira empreitada desse tipo 
      Qualquer dúvida sinta-se a vontade para perguntar abaixo!
       
      Dica:
      Encontrar serial do windows no arquivo de bios via hxd32
      localizar ctrl+F -> Valores Hexadecimais -> Procurar por:
      01 00 00 00 00 00 00 00 01 00 00 00 00 00 00 00 1D 00 00 00
       

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...