Jump to content
Zoom1966

dica Tensões primárias (Always) que não sobem

Rate this topic

Recommended Posts

Amigos, depois de quebrar a cabeça com uma placa de notebook Sony Vaio MBX-160 que estava morta, gostaria de compartilhar a solução que encontrei com todos.

Resumindo a história, a placa estava morta, sem tensões primárias, apenas um componente aquecendo (PTC PR36), indicando algum curto. Não havia alimentação chegando às fontes primárias (DCBATOUT). Examinando os mosfets das fontes (PQ19 e PQ53), que são duplos (IRF7904), encontrei ambos alterados na parte de alta. Como não tinha novos para substituir, fiz uma adaptação com dois IRF8707 que tinha por aqui, substituindo ambos PQ19 e PQ53. Mesmo assim, as tensões primárias não subiram. Meu alvo seguinte foi o PWM (PU3, TPS51120), que também não trouxe resultado. Despois dessa frustração toda, esse note ficou de lado por um bom tempo, pois é de um amigo que praticamente o abandonou aqui e não tinha urgência alguma. 

Somente hoje, lembrando de um outro caso antigo que aconteceu comigo, resolvi pegar essa placa novamente para um teste: os capacitores de saída das fontes primárias, PC51 e PC54. Ambos são de tântalo e, nesta placa, ficam posicionados na face oposta e meio que acabam sendo esquecidos. Retirados da placa, passaram pelo capacímetro sem problema, mas ao conferir a ESR, um deles estava muito alterado, com mais de 300 mohm, que é umas 10 vezes o valor normal, encontrado no outro.

Após substituir ambos, as fontes subiram! 

Então, fica sempre a dica: Quando tudo parecer certo, mas não funcionar, não fiquem prucurando pelo em ovo, testem esses capacitores com medidor de ESR, ou troquem logo de cara! Assim economizarão muito tempo. Não que todos os problemas sejam relacionados a esses capacitores, mas ao contrário dos eletrolíticos, que estufam e/ou vazam, esses de tântalo SMD estão sempre com a carinha bonita e não costumam levantar suspeitas. A menos que explodam, claro! Além disso, são muito mais fáceis de obter e de trocar que o PWM. E esse defeito não aparece nas medições feitas na placa. 

Estou anexando fotos da "gambiarra" que fiz pra substituir os mosfets duplos, dos próprios mosfets duplos e dos culpados e seu teste.

Abraço a todos e espero que ajude algum amigo.

20191019_225450.jpg

20191019_225549.jpg

20191019_225740.jpg

20191019_231126.jpg

• Like 3

Um abraço @Zoom1966 e obrigado em compartilhar o seu conhecimento!!

• Like 1

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Similar Content

• By cronnie
      Este note chegou sem ligar, tensões todas normais, exceto a tensão de on/off pino 7 jpwr1. O diodo D6, estava aberto. feito a troca, ainda sem ligar.
      Medi a resistência R144 que deveria ser de 100k e estava com 99 ohms. Efetuei a troca e a resistência ainda em 99 ohms. Verifiquei a continuidade e tensão no pino 32 do Sio, muito baixa. 
      Levantei o pino 32 do sio e a resistência de r144, voltou ao normal,100 k. Efetuei a troca do SIO e após, voltou a ligar fechando o pino 7 do power. Ao conectar  a placa de power, não ligava! efetuei a troca do botão smt  que estava estragado da placa power e ainda não ligava pela placa power. Tinha uma placa  indêntica aqui, só que estava com pad´s arrancados. Más precisei somente do U1. após trocar, ligou normal pelo power. Durante a instalação do sistema operacional, note desligou. Fonte desarmando. Pq7 entrou em curto em função do capacitor pc96, próxima a pl17. Após troca destes, note ficou normal.
    • By João Henrique
      Bom dia pessoal.
       -  Quem quiser resetar uma L380  pode usar o da L395 que funciona
       -  Quem quiser resetar uma Épson  ET-2650 (nova)  pode usar o da L395 que funciona.
      -   Quem quiser resetar uma L565 pode usar o da L365 que funciona.
      -   Quem quiser resetar uma L555 pode usar o da L355 que funciona.

Boa semana a todos.
    • By Antonio vm
      ola amigos la vai uma dica que acabei de resolver este hp liga e não da video consumo 0.932 mha tem todas tensões menos uma L1331 tecla caps lock fica piscando.

processador com defeito.  é só troca 100%.
    • By Casa dos Notebooks SC
      Bom entrou com o sintomas de ligar e ficar bipando 3x, regravei a bios com o arquivo aqui do forum e resolveu o problema. Se valeu da um salve ai.

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.
    • By douglasoni
      Boa tarde, não sei se alguém mais teve ou está tendo a dificuldade para atualizar essa Bios como eu tive.
      Eu uso um gravador USB CH341A, aqueles chineses bem baratinho mesmo.
      o grande problema inicial é que esse gravador só grava em 3,3 V, Então tive que fazer a adaptação com resistores como foi ensinado nesse link:

You are not allowed to view links. Sign in or sign up. Mas mesmo assim o problema é q esse chip é da marca MXIC não tem o modelo MX25U6435F no meu software de gravação, porém consegui finalmente colocar a bendita bios configurando no gravador manualmente o modelo MX25L6455E que ao menos comigo gravou normalmente.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...