Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Tensões primárias (Always) que não sobem

Avalie este tópico:


Zoom1966

Posts em destaque

Amigos, depois de quebrar a cabeça com uma placa de notebook Sony Vaio MBX-160 que estava morta, gostaria de compartilhar a solução que encontrei com todos.

 

Resumindo a história, a placa estava morta, sem tensões primárias, apenas um componente aquecendo (PTC PR36), indicando algum curto. Não havia alimentação chegando às fontes primárias (DCBATOUT). Examinando os mosfets das fontes (PQ19 e PQ53), que são duplos (IRF7904), encontrei ambos alterados na parte de alta. Como não tinha novos para substituir, fiz uma adaptação com dois IRF8707 que tinha por aqui, substituindo ambos PQ19 e PQ53. Mesmo assim, as tensões primárias não subiram. Meu alvo seguinte foi o PWM (PU3, TPS51120), que também não trouxe resultado. Despois dessa frustração toda, esse note ficou de lado por um bom tempo, pois é de um amigo que praticamente o abandonou aqui e não tinha urgência alguma. 

 

Somente hoje, lembrando de um outro caso antigo que aconteceu comigo, resolvi pegar essa placa novamente para um teste: os capacitores de saída das fontes primárias, PC51 e PC54. Ambos são de tântalo e, nesta placa, ficam posicionados na face oposta e meio que acabam sendo esquecidos. Retirados da placa, passaram pelo capacímetro sem problema, mas ao conferir a ESR, um deles estava muito alterado, com mais de 300 mohm, que é umas 10 vezes o valor normal, encontrado no outro.

 

Após substituir ambos, as fontes subiram! 

 

Então, fica sempre a dica: Quando tudo parecer certo, mas não funcionar, não fiquem prucurando pelo em ovo, testem esses capacitores com medidor de ESR, ou troquem logo de cara! Assim economizarão muito tempo. Não que todos os problemas sejam relacionados a esses capacitores, mas ao contrário dos eletrolíticos, que estufam e/ou vazam, esses de tântalo SMD estão sempre com a carinha bonita e não costumam levantar suspeitas. A menos que explodam, claro! Além disso, são muito mais fáceis de obter e de trocar que o PWM. E esse defeito não aparece nas medições feitas na placa. 

 

Estou anexando fotos da "gambiarra" que fiz pra substituir os mosfets duplos, dos próprios mosfets duplos e dos culpados e seu teste.

 

Abraço a todos e espero que ajude algum amigo.

20191019_225450.jpg

20191019_225549.jpg

20191019_225740.jpg

20191019_231126.jpg

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...