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Zoom1966

dica Tensões primárias (Always) que não sobem

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Amigos, depois de quebrar a cabeça com uma placa de notebook Sony Vaio MBX-160 que estava morta, gostaria de compartilhar a solução que encontrei com todos.

 

Resumindo a história, a placa estava morta, sem tensões primárias, apenas um componente aquecendo (PTC PR36), indicando algum curto. Não havia alimentação chegando às fontes primárias (DCBATOUT). Examinando os mosfets das fontes (PQ19 e PQ53), que são duplos (IRF7904), encontrei ambos alterados na parte de alta. Como não tinha novos para substituir, fiz uma adaptação com dois IRF8707 que tinha por aqui, substituindo ambos PQ19 e PQ53. Mesmo assim, as tensões primárias não subiram. Meu alvo seguinte foi o PWM (PU3, TPS51120), que também não trouxe resultado. Despois dessa frustração toda, esse note ficou de lado por um bom tempo, pois é de um amigo que praticamente o abandonou aqui e não tinha urgência alguma. 

 

Somente hoje, lembrando de um outro caso antigo que aconteceu comigo, resolvi pegar essa placa novamente para um teste: os capacitores de saída das fontes primárias, PC51 e PC54. Ambos são de tântalo e, nesta placa, ficam posicionados na face oposta e meio que acabam sendo esquecidos. Retirados da placa, passaram pelo capacímetro sem problema, mas ao conferir a ESR, um deles estava muito alterado, com mais de 300 mohm, que é umas 10 vezes o valor normal, encontrado no outro.

 

Após substituir ambos, as fontes subiram! 

 

Então, fica sempre a dica: Quando tudo parecer certo, mas não funcionar, não fiquem prucurando pelo em ovo, testem esses capacitores com medidor de ESR, ou troquem logo de cara! Assim economizarão muito tempo. Não que todos os problemas sejam relacionados a esses capacitores, mas ao contrário dos eletrolíticos, que estufam e/ou vazam, esses de tântalo SMD estão sempre com a carinha bonita e não costumam levantar suspeitas. A menos que explodam, claro! Além disso, são muito mais fáceis de obter e de trocar que o PWM. E esse defeito não aparece nas medições feitas na placa. 

 

Estou anexando fotos da "gambiarra" que fiz pra substituir os mosfets duplos, dos próprios mosfets duplos e dos culpados e seu teste.

 

Abraço a todos e espero que ajude algum amigo.

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Um abraço @Zoom1966 e obrigado em compartilhar o seu conhecimento!!

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    • By crazyfrog1809
      É o seguinte peguei esse notebook na realidade ligava porém sem back light.
      Essas placas quando apresentam esse defeito deve-se ressoldar o U11.
      Pois bem meu patrão ressoldou esse U11 na esperança do notebook dar brilho,
      inacreditavelmente esse notebook não deu vídeo, nem mesmo dava start,
      o notebook ficava apenas piscando de a cada 30 segundos, pois bem 
      o sinal ACAV_IN do charge estava com 3v e o power good do pwm primário era 
      irrelevante para fazer o notebook dar start, troquei o charge por que o sinal 
      IOUT(pino 7) não estava dando tensão(depois continou não dando tensão depois 
      que troquei), pois bem troquei o charge e o notebook nem piscava mais os leds.
      Pois bem analisei o circuito ao redor do charge e verifiquei o sinal IMVP7_PROCHOT#
      embora estivesse dando 0v quando medi com o teste em continuidade o pino 3 não
      dava continuidade com o terra pois bem fiz um jump entre os pinos 1 e 3 do pq21 para ligar
      o pino 3 ao terra, logo depois o notebook começou a piscar os leds de novo a cada 30 segundos.
      pois bem fui e regravei a bios com "clean me" e pimba o notebook voltou a ligar.
      resumo do que eu fiz:
      ressoldei o U11(precisava),
      troquei o charge PU3(não precisava),
      jampeei o pq21 nos pinos 3 e 1(precisava),
      e regravei a bios com clean ME(precisava),
      espero ter ajudado vocês.
      Link da bios:

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    • By zazulak
      Volta e meia me aparecem aqui para reparo fontes de Xbox, e no modelo bivolt (Chicony A12-220PA) é usado um integrado B117CH na fonte stand-by, que não se acha pra comprar por aqui. E, para comprar de fora, o custo do frete acaba inviabilizando. Tenho adaptado no lugar dele o KA1M0565, que se acha facilmente e custa a metade do original. Segue foto e explicação de como fazer:
       
       

      É só colocar ele como na foto, ligando:
       - pino 1 do KA onde ia o pino 1 do B117 (gnd)
       - pino 2 do KA onde ia o 6, 7 ou 8 do B117 (dreno)
      - pino 3 do KA onde ia o 2 do B117 (vcc)
       - pino 3 do KA onde ia o 3 do B117 (feedback)
       - E fazer um jumper do pino 5 para o 2 por baixo da placa (linha que vem dos resistores de partida para o VCC).
       
    • By zazulak
      Há um tempo atrás postei aqui uma dica de como remover a proteção - inútil - da fonte da HP CP1025 (RM1-7751), neste tópico: 
      You are not allowed to view links. Sign in or sign up.  
       
      Praticamente todas as fontes das HP laser coloridas tem essa proteção, que na prática é mais inútil que luz de ré em avião: em vez de proteger, aumenta o estrago quando a fonte é ligada em 220V. 
       
      Hoje consertei uma fonte da M175 (RM1-8203), e aproveitei para tirar umas fotos de como ela fica após a modificação:


      Para remover a proteção nessa fonte, o procedimento é:
       - Remover D601, D602, D603, C601, C602, R601, VZ601 e D104
       - Jumpear D602 (ou C602) e C601
       - Colocar um varistor 10K150 ou 10D241 como na foto
       
      Com essa modificação, a fonte não vai mais queimar FET, integrado, etc.. se for ligada em 220V.. vai queimar apenas o fusível e o varistor. E, o varistor serve como "dedo-duro" caso algum cliente cara de pau ligue a fonte em 220 e venha pedir garantia.
       
      ps. Na foto dá pra ver que o R108 e D102 foram removidos.. isso é opcional, pois esses componentes não fazem parte da proteção. No caso dessa fonte, eu passei o R108 pro lugar do R107 que estava aberto, e passei o D102 pro lugar do D101, que estava quebrado.
    • By loky.gomes
      Galera, alguém que possuir impressoras samsung scx 5637.
      1 dica importante para quando ela não liga, fica na tela initializing e não passa para a tela inicial ou que não efetua cópia ou impressão alguma mesmo com a máquina ligada e com o cartucho verificado e funcionando 100%.
      Basta que abram a lateral da impressora, retirem 1 pen drive situado na placa da impressora.
      coloquem-no em algum computador e formatem como FAT ( não utilizem formatação rápida)
      e após isto baixem o arquivo
       

      You are not allowed to view links. Sign in or sign up.  
      extraiam e coloquem no corpo do pen drive.
    • By paulopozatto
      Pessoal, já peguei alguns notebooks com curto na linha de 3 e 5v ALW. E quando eu injetava tensão, o Mosfet de baixa dessa linha acusava curto. agora msm peguei esse Dell, em curto na linhda de 5V ALW. Injetei tensão e o mosfet de baixa acusou curto, embora não tivesse no curto nesse mosfet, removi o mosfet e coloquei outro, perfeito, e o sintoma foi o mesmo. Somente depois a troca do PWM o problema foi solucionado. 
      O PWM geralmente é o cara que mais "segura" curto, e geralmente engana bastante a galera aí. Então é isso, espero que a minha dica possa ajudar vcs, forte abraço ! 

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