Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida porque a placa queima os mosfets se não tiver o bulck converter no local?

Avalie este tópico:


WJinformatica2016

Posts em destaque

pessoal isso eu sei na prática que acontece, pois no inicio de consertos queimei alguns

se tirarmos o "pwm" bulck converter e ligarmos a placa ela irá queimar os mosfets da fonte chaveada daquele determinado pwm

sempre tive essa duvida e uns vieram me perguntar isso e eu realmente não sei o porquê

alguém pode me dar essa luz?

pois se formos seguir a lógica temos alimentação no pad OK

vamos ter a habilitação OK

mas não vai habilitar nenhuma fonte interna do pwm de alta pois é interna do pwm e ele não esta na placa 

então morreria ai a sequência para termos algo fazendo os mosfets queimar até porque os mosfets não vão liberar tensão porque não vão ter seus sinais no gate 

os 19v do de alta ficara só no dreno pois ele não terá passagem para o outro lado por não ter nada no gate

e outra os mostes são de canal n tendo seu diodo interno inversamente polarizado

Onde estou errando ou o que não estou avaliando para não ver lógica nesses mosfets queimarem?

@Hélio @GBS_Info @Paulo Noce @CJ @FLAVIOTECH @Jack O'Neo

ou qualquer outro que queira contribuir fique a vontade!!!

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Well7487 Capacitâncias parasitas.

Cito:

"A capacitância parasita pode se manifestar de diversas formas, dependendo do tipo do circuito e do transistor.

Um efeito bastante comum, é o efeito conhecido como "cross talk", no qual campos elétricos próximos e adjacentes ao transistor, podem leva-lo a condução, mesmo sem que nenhum sinal esteja sendo aplicado em seu terminal de controle, produzindo interferências." 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como o Neo disse: o fet tem umas capacitâncias parasitas entre os pinos, e a capacitancia entre gate e dreno faz com que ao aplicar uma tensão no dreno, apareça também uma tensão no gate. Como o gate tem resistência praticamente infinita, qualquer coisa (até encostar o dedo) pode fazer o fet entrar em condução.

 

Isso não acontece só com fets.. também acontece com igbts.

 

Se você quiser ligar a placa sem o integrado pwm e os fets forem com invólucro so-8, é só dar um ponto de solda entre o gate e o source (jumpear o pino 4 com o 3) pelo menos nos fets do lado alto.

 

 

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Well7487 disse:

@FLAVIOTECH vivendo e aprendendo né amigo! Nunca vamos saber tudo! 😁

No caso, eu descobri isso da pior forma possível: Queimei um módulo igbt de nobreak, tipo esse:

image.png

 

Os terminais pequenos são onde é ligado o circuito de acionamento (um é o gate, o outro é o emissor do igbt correspondente, equivalente ao source se fosse um fet). Desconectei os terminais com o barramento DC do nobreak energizado e... BUM! fiquei surdo de um ouvido por alguns minutos, e todo lambuzado de silicone (esses módulos são preenchidos internamente com silicone, que funciona como condutor térmico), e ainda com o prejuízo de umas 200 pratas, o preço dum módulo desses na época.

Editado: por zazulak
  • Haha 1
  • Perplexo 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak Fico imaginando o susto, é o tipo da coisa que faz o cara conferir a cueca depois uhaeuhaeuhaeuha ;D 

Eu uma vez soldei invertido um daqueles capacitores de invólucro de alumínio sólido, o circuito que estava montando funcionou por um tempo e eu estava tirando medições com o multímetro olhando pra placa quando ele explodiu arremessando o invólucro de alumínio na minha testa, se fosse no olho tava cego na melhor das hipóteses, ou morto, acertando na testa só me fez passar vergonha durante uns dias tendo que explicar o que era  aquela marca redonda no meio da testa. aeuaeuhaeuhAEUHaEUHAEHAUHEUHAEuhAEUHAEUH
O barulho não deixa surdo mas atordoado eu fiquei. ;D 

 

Relativo as capacitâncias parasíticas dos gates de mosfets, eu também tive prejuízo na ocasião da descoberta muito tempo atrás 2006 acho, foi numa placa de desktop se bem recordo, não lembro ao certo se foi a placa que acabei substituindo pro cliente ou se o processador precisou ser trocado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não tive nada ão forte assim 

ahahahhaha

mas como todo iniciante a uns 3 anos 

liguei umas duas ou 3 placas sem o PWM e dei perda das 3 

dai tive que pagar 

pois nunca via a lógica disso e teimoso que era. ahhahahhahh

mas depois mesmo sem ver a lógica e parei de fazer essa burrice né 

sou formado em matemática então preciso entender a lógica se não, não paro nunca. hahahhahhahha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...