Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Positivo Master N170I/ 71r-a14hv6-t821/ dá imagem sem brilho

Avalie este tópico:


ljainfor

Posts em destaque

1 hora atrás, FDONATO disse:

@ljainfor pino 1 deveria ter 19v com carregador e por volta de 12v com a bateria.

Aferir as tensões nos pinos, 2, 4, 6, 10, 12.

Verifica quais tensões tem no Gate do q37 e no Gate e Soure do q26, é também se b22 está na placa e se tem tensão. 

Bom dia,  faz esse procedimento que o amigo falou, mas também verifica esse trilha pra ver não está rompida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/10/2019 às 06:56, FDONATO disse:

@ljainfor pino 1 deveria ter 19v com carregador e por volta de 12v com a bateria.

Aferir as tensões nos pinos, 2, 4, 6, 10, 12.

Verifica quais tensões tem no Gate do q37 e no Gate e Soure do q26, é também se b22 está na placa e se tem tensão. 

@FDONATO , a tensão dos pinos 2, 4, 8, 10 e 12 é de 3,15v e pino 6 0v.

Q26 no gate tenho 0v, soucer 17,4v, e dreno 17,4v

Q37 no gate tenho 2,84v, source e dreno 0v.

B22 17,7v.

 

Em 30/10/2019 às 08:07, Francisco Castro disse:

Bom dia,  faz esse procedimento que o amigo falou, mas também verifica esse trilha pra ver não está rompida.

@Francisco Castro  a que trilha especificamente vc faz referência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

o comando pra chavear o Q26 vem do super-io.. pode ser nele o defeito.

 

se jumpear o dreno e o source do Q26, vem imagem normal? Já peguei alguns que jumpeei ele e deixei assim.. funciona normalmente, pois o backlight também é controlado pelo BL_ON.

 

E, apertando a combinação de teclas pra trocar entre video local e externo, muda alguma coisa?

 

 

Editado: por zazulak
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ljainfor disse:

@FDONATO , a tensão dos pinos 2, 4, 8, 10 e 12 é de 3,15v e pino 6 0v.

Q26 no gate tenho 0v, soucer 17,4v, e dreno 17,4v

Q37 no gate tenho 2,84v, source e dreno 0v.

B22 17,7v.

 

@Francisco Castro  a que trilha especificamente vc faz referência?

Amigo a trilha que leva essa tensão pro conector da tela.  verifica de onde ela esta partido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor algumas medições não estão fazendo muito sentido pra mim:

2 horas atrás, ljainfor disse:

a tensão dos pinos 2, 4, 8, 10 e 12 é de 3,15v e pino 6 0v.

pino 6 deveria ter os 3,3v, esses 3,3v tá presente em muitos pontos da placa depois do start, se ela estivesse ausente em sua origem a placa nem ligaria.

 

2 horas atrás, ljainfor disse:

Q26 no gate tenho 0v, soucer 17,4v, e dreno 17,4v

se no dreno do q26 tem 17,4v, no pino 1 e 3 do cn17 também deveria ter o mesmo 17v.

Confere novamente se essa tensão realmente está ausente no pino 1 e 3, se estive faça um jump, como mencionado pelo amigo acima e veja se a tela brilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/11/2019 às 08:59, FDONATO disse:

@ljainfor algumas medições não estão fazendo muito sentido pra mim:

pino 6 deveria ter os 3,3v, esses 3,3v tá presente em muitos pontos da placa depois do start, se ela estivesse ausente em sua origem a placa nem ligaria.

 

se no dreno do q26 tem 17,4v, no pino 1 e 3 do cn17 também deveria ter o mesmo 17v.

Confere novamente se essa tensão realmente está ausente no pino 1 e 3, se estive faça um jump, como mencionado pelo amigo acima e veja se a tela brilha.

@FDONATO , @GBS_Info bom dia! Refiz as medições, nos pinos 2, 4, 6, 10 e 12 tem 3,16v.

No dreno do Q26 não tem tensão e no source  tem 17,4v, gate 0v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse mosfet é do tipo canal p, então com o multimetro na escala de diodo, você coloca a ponta preta no dreno e vermelha no source, provavelmente vai da "infinito", agora mantenha a ponta vermelha no source e coloque a ponta preta no dreno por alguns segundos, volte com a ponta preta para o dreno e veja se apresenta algum valor resistivo mais baixo que indique que o mesmo está chaveando, se continuar mantendo "infinito" o bicho não tá chaveando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor olá! a função do Q37 é zerar a tensão no gate do Q26, e pelo seu relato ele está fazendo a função dele. Em contrapartida o Q26 não está respondendo, embora tenha-se 0v no seu gate. Dai não se tem tensão de VIN passando por ele. Não há a necessidade de testar se ele estiver frio, pois se fosse curto na saída dele o mesmo estaria quente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/11/2019 às 12:46, GBS_Info disse:

@ljainfor 

Se o Q26 (que é canal P) possui 17v no source, 0v no gate e dreno não possui tensão, então ele tá ruim... troca ele.

Ou a linha "VIN_LCD" está em curto.... verifique.

@GBS_Info , fiz a substituição do Q26 e mesmo assim não passou tensão para pino 1 do CN17.

Como identificar o curto na linha  VIN_LCD se a placa liga e dá vídeo externo?

Estive olhando o esquema para saber quais o componentes devo analisar, ainda não encontrei a B11 e os resistores,

o que devo observar nessa linha?

 

 

 

vin-lcd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor essa imagem você tirou de outro esquema foi? Não tá batendo com o meu nem com a descrição dos componentes nos posts anteriores (Q26, Q37, B22).

Acompanhe comigo o "caminho" da tensão do pino 1 do CN17:

Sem título.png

Primeiro temos que ter tensão na linha VIN_LCD_IN0 e consequentemente no source do Q26.

Depois temos que ter o sinal LVDS_VIN que vem do SIO (pino 35) e chega no gate do Q37. Esse mosfet é canal N e está com o source aterrado então temos que ter tensão positiva ( >0 ) para ele saturar.

A próxima etapa é aterrar o gate do  Q26. Como ele é um mosfet canal P com tensão no source então temos que aterrar o gate para ele poder saturar e conduzir a tensão VIN_LCD_IN0 para VIN_LCD.

Agora lhe pergunto: tem tensão no gate do Q37? Se tiver o gate do Q26 zera? Se tiver zerando e não chega no pino 1 do CN17 faça um jumper pra testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, ljainfor disse:

Como identificar o curto na linha  VIN_LCD se a placa liga e dá vídeo externo?

Vídeo externo é outro circuito.

Confira se há curto com multímetro.

Se o gate do Q26 está aterrado e ele está bom.... então tem que conduzir a tensão do source para o dreno. Não pode ser diferente disto, há não ser que haja curto na linha.

A imagem que vc postou não possui Q26.

 

Editado: por GBS_Info
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/11/2019 às 10:45, Carlos Porto disse:

@ljainfor essa imagem você tirou de outro esquema foi? Não tá batendo com o meu nem com a descrição dos componentes nos posts anteriores (Q26, Q37, B22).

Acompanhe comigo o "caminho" da tensão do pino 1 do CN17:

Sem título.png

Primeiro temos que ter tensão na linha VIN_LCD_IN0 e consequentemente no source do Q26.

Depois temos que ter o sinal LVDS_VIN que vem do SIO (pino 35) e chega no gate do Q37. Esse mosfet é canal N e está com o source aterrado então temos que ter tensão positiva ( >0 ) para ele saturar.

A próxima etapa é aterrar o gate do  Q26. Como ele é um mosfet canal P com tensão no source então temos que aterrar o gate para ele poder saturar e conduzir a tensão VIN_LCD_IN0 para VIN_LCD.

Agora lhe pergunto: tem tensão no gate do Q37? Se tiver o gate do Q26 zera? Se tiver zerando e não chega no pino 1 do CN17 faça um jumper pra testar.

@Carlos Porto Quanto a sua pergunta sobre o gate do Q37 não tem tensão. Estou afirmando que não tem, porém tenho uma dúvida em relação ao componente. Estou aferindo em dois dos componentes.

Estou  analisando pela serigrafia da placa e por pesquisas de imagens na net. Para desfazer a dúvida vou postar as imagens, a que montei e a que encontrei.

 

Se o resistor R285 for o que destaco ele não tem tensão.

Se o que está destacado em vermelho for o Q37 está com uma tensão de 17v no dreno.

Se o que está destacado em  amarelo for o Q37 só tem tensão no dreno de 2,89v.

A minha dificuldade, entre outras, está em associar serigrafia na placa quando a identificação é fora de onde está o componente. Por favor tenha paciência.

 

A segunda imagem  encontrei na net afirmando o posicionamento do Q26 e Q37.

O gate do Q26 tem 17,03v

 

 

 

Dúvida Q37.jpg

Q26.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/11/2019 às 15:42, GBS_Info disse:

Vídeo externo é outro circuito.

Confira se há curto com multímetro.

Se o gate do Q26 está aterrado e ele está bom.... então tem que conduzir a tensão do source para o dreno. Não pode ser diferente disto, há não ser que haja curto na linha.

A imagem que vc postou não possui Q26.

 

@GBS_Info achei que a imagem da parte do esquema fosse do circuito VIN_LCD. O amigo @Carlos Porto, foi generoso e mostra como deveria ser. Estou na luta e confiante que vamos resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor tudo beleza cara? Faz assim: pelo esquema o dreno do Q26 está conectado diretamente ao pino 1 do CN17 certo? Então vê se tem continuidade entre esse pino e o dreno do mosfet que você acha que é o Q26. Se não for testa a continuidade com o outro mosfet. Assim que encontrar o Q26 você faz o mesmo pra encontrar o Q37, nesse caso o dreno do Q37 está diretamente conectado ao gate do Q26, é testar continuidade até achar. Achando os dois fica mais fácil analisar as tensões. Abração cara. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/11/2019 às 20:29, Carlos Porto disse:

@ljainfor tudo beleza cara? Faz assim: pelo esquema o dreno do Q26 está conectado diretamente ao pino 1 do CN17 certo? Então vê se tem continuidade entre esse pino e o dreno do mosfet que você acha que é o Q26. Se não for testa a continuidade com o outro mosfet. Assim que encontrar o Q26 você faz o mesmo pra encontrar o Q37, nesse caso o dreno do Q37 está diretamente conectado ao gate do Q26, é testar continuidade até achar. Achando os dois fica mais fácil analisar as tensões. Abração cara. 

@Carlos Porto , cara sua dica é e foi muito valiosa.

Identifiquei o Q37, uma vez que o Q26 é identificado pela serigrafia da placa, a dica funcionou de boa.

As tensões no gate e source do Q26 é 17,4v  e no Q37 apenas no dreno que tenho 17,4v, source e gate 0v.

Editado: por ljainfor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/11/2019 às 11:32, GBS_Info disse:

@ljainfor 

Falta o sinal "LVDS_VIN" para acionar o gate do Q37 e levar gnd para seu dreno.

Verifique o pino 35 do SIO, esse sinal se inicia lá.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

@GBS_Info , não há nenhuma tensão no pino 35.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...