Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Osciloscópio hantek medindo o tensão DC incorretamente

Avalie este tópico:


Bulfaitelo

Posts em destaque

Olá meus amigos, recentemente adquiri um osciloscópio Hantek DSO4102C, o qual ainda estou aprendendo a utilizar, porem, me deparei com um problema que me deixou curioso.

 

Apresentando ele ao meu irmão, fiz a medida a fonte assimétrica, deixei a voltagem em ~12v na fonte, no multímetro estava batendo 12v, porem no osciloscópio estava marcando 11,4v a 11v.

 

Queria entender porque essas diferenças, aonde quanto maior a voltagem maior se torna a diferença entre eles.

 

Obrigado a todos pela atenção!

Fonte.jpeg

multimetro.jpeg

osciloscópio.jpeg

Editado: por Bulfaitelo
correção titulo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voce está medindo tensão DC e não corrente DC.

Tensão se faz a medição, em paralelo com o circuito, porem corrente temos de interromper o circuito,e fazer a medição em série.

Portanto faça a correção no título do tópico.

Em relação a medição comparada entre a fonte, multimetro e o osciloscópio, verifique se pode ser a calibração que tem na ponta de entrada do cabo do osciloscópio. 

Pode ainda fazer teste entre cabos e canais. 😉

 

Editado: por regisfatef
inserir texto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisfatef Muito obrigado pela correção,

 

Com relação ao teste eu não entendi a parte de teste entre cabos, o que seria ?

Eu Já fiz a calibração dele, também achei que era isso, porem deu o mesmo resultado .

 

Perguntando ao vendedor sobre isso ele me respondeu isso aqui:

"Isso é normal Thiago, os osciloscópios em geral tem uma precisão bem mais baixa que os multímetros para a medição de tensão."

"para melhorar a precisão do valor medido, faça o seguinte. Mova o traço do canal para a parte de baixo da tela e reduza a escala vertical (Volts/div) o máximo possível para que o sinal medido ocupe a maior parte da tela."

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@Bulfaitelo , amigo, essas diferenças são, até certo ponto, normais.     São inúmeras variáveis que podem interferir nisso (vida útil dos equipamentos ,  componentes, etc).   Aqui também vejo essas diferenças, acabei de fazer o mesmo teste, 12V cravado na fonte, 12.4V no multímetro e 11.8V no osciloscópio.      Essa margem é insignificante.      Se fossem gritantes, aí sim seria motivo para preocupação.      Aproveite para estudar o novo equipamento e tirar o maior proveito possível.      

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendido. Nunca me atentei a este detalhe da precisão de leitura de tensão, com o osciloscópio.

Acredito que o seu fornecedor do osciloscópio, quis dizer que ao fazer a medição em uma escala de maior amplitude na tela, consegue obter maior precisão nestas leituras.

Em relação de teste entre cabos, apenas seria um teste comparativo de medição de tensão usando canais a e b , como tambem trocando as pontas de medição, nada mais.

Vou fazer alguns testes, observando esta comparação.

Quando for possível, retorno com os resultados . Até mais. 😉

Editado: por regisfatef
inserir texto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@curtolo Obrigado pelo esclarecimento! no caso o que seriam valores pra eu me preocupar? por exemplo qual proporção? pra saber que tem algo errado com o equipamento?

@regisfatef a sim eu fiz os testes com vários cabos distintos, uma coisa que reparei testando um pwm o valor de  dentro da placa por exemplo de 3.3  bateram certo com o multímetro.

 

Mas certamente o maior problema está sendo entre a bancada e cadeira, mais realmente eu agradeço muito pela ajuda de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando sobrar um tempinho faça os comparativos, e poste os resultados.

Há algum tempo atrás, registrei um pequeno vídeo comparativo entre um osciloscópio nível estudantil e um profissional.

Vou postar, para voce ter uma idéia como fica o vídeo.

 

 

 

 

 

Editado: por regisfatef
inserir video
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...